Você provavelmente já ouviu alguém dizer que está com uma lesão de menisco, mas você sabe o que é o menisco e para o que ele serve?
Acompanhe este artigo, onde iremos esclarecer alguns conceitos principais.
O menisco é uma estrutura de cartilagem presente nos joelhos que serve para protege-los quando ocorre alguma forma de impacto, torção ou uma pancada direta.
Ele funciona, basicamente, como elemento amortecedor, absorvendo cargas e distribuindo melhor a pressão, por isso é muito propenso a lesões. É o menisco que vai receber o primeiro impacto e proteger a articulação.
Estas lesões podem ocorrer tanto em atletas, em situação de esforço, quanto nas pessoas que apresentem excesso de peso corporal, artrite, artrose ou outro problema que afete ou sobrecarregue a articulação.
O que pode causar a lesão de menisco
Geralmente a ruptura do menisco lateral está associada ao rompimento do ligamento cruzado anterior, enquanto a ruptura do menisco medial está associada à formação do cisto de Baker.
A lesão no menisco lateral é mais comum de se manifestar em decorrência de movimentos bruscos e repentinos como acontece num jogo de futebol. Já as lesões no menisco medial acontecem em função de movimentos repetitivos, começando na parte posterior do menisco e podendo ser curada de forma espontânea, sem tratamento específico.
As lesões do menisco normalmente surgem em função de um agente externo, como por exemplo uma pancada forte ou torção no joelho, que acontece com frequência em vários tipos de esporte, como futebol, basquetebol ou tênis.
No entanto, existem algumas situações do dia a dia que também podem lesionar o menisco.
Preste atenção como ações corriqueiras e simples, que muitas vezes fazemos sem ter consciência, podem desencadear um mal maior.
• Virar muito rápido o corpo sobre uma perna;
• Fazer agachamentos excessivos e de maneira inadequada ;
• Levantar muito peso utilizando as pernas;
Com o aumento da idade, a cartilagem do menisco vai se tornando mais enfraquecida devido ao desgaste que o uso constante provoca e à diminuição da circulação de sangue no local. Esse fato propicia o aparecimento de mais lesões após os 65 anos, mesmo em atividades muito simples como subir ou descer escadas, por exemplo.
Sintomas de lesão de menisco
Dentre os principais sintomas de lesão de menisco estão a dor no joelho ao caminhar, dor ou desconforto ao subir e descer escadas, travamentos e derrames articulares (aumento do líquido na articulação).
A dor pode se apresentar de maneiras diferentes: pode ocorrer na parte da frente ou de trás do joelho, podendo atingir a região mais externa, se a lesão for de menisco lateral ou na parte mais interna do joelho, se for uma lesão do menisco medial.
Como identificar a lesão de menisco
O principal sintoma de uma lesão no menisco é a dor no joelho, que piora ao agachar, ou dificulta a locomoção durante o subir e descer escadas. A dor é localizada e pode piorar com o passar dos dias e pode causar incapacidade até mesmo para caminhar. Além disso, pode haver inchaço da região dolorida.
O médico ortopedista é o especialista adequado para identificar uma suspeita de lesão de menisco. O médico faz algumas perguntas, avalia a área da lesão através de exame físico e com manobras específicas que possuem um grande índice de acerto. Em alguns casos, poderá ser necessária a realização além do exame clínico, um exame de imagem para confirmação.
Caso queira saber mais a respeito das lesões de menisco, outras causas de dor no joelho, e os possíveis tratamentos, converse ao vivo agora mesmo com um de nossos especialistas, Basta clicar no botão abaixo.