O ombro é uma das articulações mais importantes do corpo humano e, também, uma das mais sensíveis a lesões no esporte. Sendo a articulação mais móvel do corpo humano, ela é fundamental na prática de diversos esportes, garantindo, por meio de sua grande extensão, uma maior eficiência nestas atividades.
Dentro do esporte, dores nos ombros estão presentes de forma recorrente. Muitos atletas, como o tenista Rafael Nadal, enfrentaram durante boa parte da carreira lesões na articulação. Estas aparecem tanto por conta de traumas quanto pela repetição de movimentos que, por sua vez, pode causar inflamações, rupturas e fragilidade no ombro.
Neste texto, trataremos sobre quais esportes causam mais lesões no ombro.
A importância do ombro
O ombro é a maior articulação da parte superior do corpo, sendo formado principalmente pela ligação entre o úmero e a cavidade glenóide. Sua estabilização depende de ligamentos e músculos, evitando lesões nessa articulação.
Somado à articulação glenoumeral, que é a principal responsável pelo arco de movimento, o ombro também é formado por diversas outras estruturas.
Entre elas, podemos citar ossos, outras articulações (acromioclavicular, esternoclavicular), ligamentos, tendões, músculos (peitoral, trapézio, deltóide, músculos do manguito rotador e outros).
Conheça os esportes que causam mais lesão nos ombros
Os ombros são uma das articulações mais importantes do corpo humano na prática esportiva. Em praticamente todos os esportes, o ombro é utilizado de alguma maneira, seja para arremessos, bloqueios ou na disputa por espaço e posição, como é o caso de atletas de linha no futebol.