Sentir dor no ombro é um fato comum na população, porém uma questão importante é: Quando procurar ajuda de um ortopedista?
Não existe uma resposta correta para todos os casos, mas fica a recomendação médica de sempre buscar atendimento rápido quando sentir dores e sintomas incomuns ao dia a dia. Inclusive, se você já sente dores há algum tempo e não procurou ajuda, agora pode ser o momento ideal de se livrar delas. Leia o blog até o final para saber como.
A seguir, iremos falar mais sobre este assunto. Apesar de comum o aparecimento de dores no ombro, é muito necessário investigar a condição e realizar o tratamento antes que uma lesão se torne em uma condição crônica e necessite de longos tratamentos.
Dores nos ombros não são raras
Possuir dores na maior articulação superior do corpo é um fato que está longe de ser raro. É o que nos mostra o estudo publicado em 2004, no Scandinavian Journal of Rheumatology, sobre a prevalência do aparecimento de incômodos nos ombros anualmente.
Segundo os dados publicados, 14,7 pacientes a cada mil que procuram atendimento em unidades básicas de saúde relatam dor no ombro, sendo que 70% deles convivem ou conviverão com a dor durante toda a vida. O estudo ainda identificou que 25% dos pacientes provavelmente terão que tratar dores no ombro novamente.
Entre as causas mais comuns para a dor no ombro nas unidades básicas de saúde identificadas na publicação estão:
– Lesões no Manguito Rotador (tendinite, por exemplo)
– Doença da articulação acromioclavicular (artrose, por exemplo)
– Lesões na articulação glenoumeral (luxações, por exemplo)
Condições como as apresentadas podem causar enfraquecimento e diminuição da mobilidade, além das dores já mencionadas. Por isso, é importante realizar o diagnóstico rapidamente e inic