A infiltração é uma técnica utilizada há muitos anos para aplicar medicamentos diretamente na região desejada. No caso das articulações, as infiltrações são importantes formas de tratar lesões, condições crônicas, doenças degenerativas e demais problemas que acometem ossos e cartilagens na região.
Existem inúmeras situações nas quais a infiltração no joelho é indicada. Porém, o mais importante é entender por qual problema o paciente está passando. Com o diagnóstico completo, é possível recomendar um tratamento que seja eficaz para a solução.
Veja a seguir mais sobre as indicações de infiltração no joelho.
O que é a infiltração?
Infiltração, como o nome deixa claro, é o ato de aplicar produtos por meio de uma injeção, dentro de tecidos ou locais do corpo. Essa injeção pode conter medicamentos, vitaminas, compostos lubrificantes, entre outras substâncias que têm o objetivo de tratar uma lesão ou dor.
Por ser aplicada diretamente no local lesado ou afetado, a absorção do composto é muito mais rápida, acelerando o tratamento e os resultados desejados. Por conta disso, a infiltração foi por muito tempo uma técnica utilizada por esportistas para estarem prontos para disputar suas competições. Normalmente, eram utilizados corticoesteroides ou analgésicos, porém, com o tempo, a prática se tornou menos comum devido a efeitos colaterais e maior chance de lesão.
Como é feita a infiltração?
As infiltrações são procedimentos simples, que podem ser realizados em consultório com um profissional qualificado. O médico aplica primeiro um anestésico para diminuir a sensibilidade e, então, aplica diretamente no local desejado o composto ou medicamento que trará o melhor resultado.
O paciente está liberado logo após o procedimento, e o resultado dependerá da extensão do quadro e da resposta do próprio indivíduo ao tratamento. Condições mais graves podem necessitar de mais sessões e de um tratamento multidisciplinar que envolva mudanças de hábitos alimentares e exercícios físicos.
A infiltração pode ser realizada em diversos locais como:
Articulação
A injeção é aplicada no espaço entre os ossos, evitando atingir ligamentos, tendões e cartilagens. O objetivo, normalmente, é nutrir e lubrificar a região, além de reduzir inflamações.
Músculos
Ela é aplicada diretamente nas lesões musculares ou nas fibroses, podendo acelerar a recuperação e reduzir a dor.
Tendões
Mais raro do que os outros dois, os tendões se beneficiam de medicamentos e compostos para acelerar a recuperação em determinadas condições. A aplicação é feita ao redor do local afetado. Contudo, apesar de haver benefícios em alguns casos, deve-se ficar atento a possíveis complicações.
No próximo tópico, falaremos mais das principais indicações da infiltração no joelho.
3 situações em que a infiltração no joelho é indicada.
A infiltração pode ser realizada em diversos locais do corpo, mas um lugar que possui ótimos resultados no tratamento com a infiltração é o joelho. Uma das principais articulações dos membros inferiores pode sofrer com lesões e doenças degenerativas, que reagem bem à aplicação de injeções diretamente no local.
Vamos ver 3 situações em que a infiltração é recomendada:
Artrose
A doença degenerativa que afeta as cartilagens pode ser tratada com infiltrações e possui ótimos resultados a partir da viscossuplementação. Neste método, são aplicados compostos que lubrificam a articulação, melhorando a qualidade do líquido sinovial e favorecendo a recuperação da articulação. Além disso, é reduzida a dor e é possível auxiliar na melhora da movimentação da articulação.
Artrite
A artrite, dependendo da causa, pode gerar causa uma inflamação crônica nas articulações, levando a danos em todas as cartilagens do corpo. Com a infiltração de componentes lubrificantes, há melhora da qualidade do líquido sinovial e a redução da inflamação é possível, impedindo o aparecimento de sintomas como as deformidades.
Lesão do menisco
Em lesões do menisco causadas por processos degenerativos, a infiltração pode reduzir dores e a sua progressão. Compostos utilizados conseguem aumentar a lubrificação e reduzir o desgaste do menisco.
Conheça o Visco Regen
O Visco Regen é um um procedimento não cirúrgico realizado em consultório por meio da injeção de uma solução com componentes para alívio de dores e controle de desgastes. Ou seja, é uma infiltração voltada para a manutenção da saúde das articulações.
Sua principal função é garantir a nutrição e a lubrificação das cartilagens e dos tendões. Para isso, podem ser utilizados os seguintes componentes:
Vitaminas;
Minerais;
Ácido hialurônico;
Plantas medicinais;
Antioxidantes.
Os compostos usados para o tratamento são importados e garantem o mais avançado tratamento disponível para a recuperação da cartilagem e das articulações corporais. Com o tempo, o Visco Regen consegue aumentar a viscosidade, aumentando a produção de colágeno e a absorção de nutrientes, além de lubrificar e reduzir o impacto e o atrito no local.
Cuide do seu joelho com as infiltrações
Lesões e processos degenerativos no joelho são comuns e estão presentes em boa parte da população. Entretanto, conviver com esses problemas é um fator significativo para a redução da qualidade de vida e o desenvolvimento de problemas psíquicos. A melhor medida para o cuidado com o joelho é procurar ajuda médica assim que for notado qualquer problema.
Para isso, é preciso contar com especialistas no tratamento de condições articulares e ortopédicas, como o Instituto Regenius. A clínica, com mais de 16 anos de experiência e mais de 24 mil pacientes atendidos, possui estrutura e terapias avançadas para o melhor cuidado com o seu corpo em todas as horas. Nossa metodologia aborda de forma multidisciplinar cada condição, garantindo um tratamento efetivo e duradouro.