Conheça as vantagens da utilização das células-troncos, derivadas de gordura (Lipogems) no tratamento da artrose
Um dos últimos avanços na medicina regenerativa, as injeções de Lipogems, acabam de ser liberadas pela ANVISA para uso no Brasil. Correspondem a uma nova forma de tratar a artrose, sem a necessidade de cirurgias. Mas você sabe como elas funcionam, para quem é adequado e por quanto tempo os resultados duram? Leia esse artigo até o final para saber tudo isso e muito mais.
Artrose: uma visão geral
A artrose é uma doença que acomete todas as articulações do corpo, sendo mais comuns em joelhos, quadris, coluna, ombros, e tornozelos. Se caracteriza pelo desgaste da superfície da articulação, que é composta pela cartilagem. É uma condição degenerativa, o que significa que com o tempo vai piorando gradativamente.
A artrose causa dor e inflamação nas articulações, que se desenvolverá por um longo período de duração, por isso também chamada de dor crônica. Além disso ela piora ainda mais quando é realizado qualquer movimento da articulação afetada.
Normalmente é tratada com antiinflamatórios, corticóides, derivados de morfina e também com fisioterapia. Em casos mais graves, a resposta é muito fraca, e podemos considerar a necessidade de realizar até mesmo uma cirurgia. No entanto, mais recentemente, vários tratamentos surgiram no campo da medicina regenerativa , com a promessa de melhorar esses sintomas sem a necessidade de cirurgias ou procedimentos mais agressivos.
A medicina regenerativa utiliza métodos e produtos com o objetivo de estimular a regeneração ou de criar novos tecidos humanos para serem usados na substituição daqueles onde há uma doença ou lesão. As injeções de células mesenquimais autólogas (chamadas também por alguns de células-tronco adultas) presentes no método Lipogems são uma das maneiras para se conseguir isso.
Lipogems é um procedimento ambulatorial realizado sob anestesia local. Por meio de uma agulha, coleta-se tecido adiposo (gordura) na região do abdome, lombar ou flancos. Em seguida, essa gordura é purificada para extração das células desejadas, que ajudam a estimular um ambiente regenerativo, incluindo citocinas, exossomos e fatores de crescimento. Juntos, eles estimulam reações químicas e formam um microambiente regenerativo dentro das articulações.
E que situação pode-se utilizar Lipogems ?
Lipogems pode auxiliar no tratamento de várias doenças e lesões diferentes, mas principalmente em condições ortopédicas degenerativas. Pessoas com dores crônicas nos joelhos, tornozelos, ombros e outras articulações são candidatas ao tratamento com Lipogems.
Também são indicados para algumas pessoas que não querem ser submetidas a cirurgias, para aquelas que já fizeram cirurgias no passado e que não obtiveram resultados, e para as que não podem fazer cirurgias devido a outras condições de saúde como problemas cardíacos, respiratórios, digestivos, neurológicos, etc. Portanto, há muitas pessoas que são candidatas a esse tratamento.
O que acontece após a aplicação?
Após a injeção de Lipogems, deve-se manter repouso durante cerca de duas semanas. Depois disso, é muito importante fazer uma reabilitação. Seu programa de reabilitação pode levar de quatro a seis semanas. O objetivo principal é aumentar a massa muscular em torno das articulações.
A partir daí, os efeitos da Lipogens podem durar um tempo que varia de acordo com os estudos em média de dois a três, ou até de três a cinco anos, a depender das condições de saúde individuais. Os resultados da pesquisa atual mostram que, após esse período, o efeito tende a reduzir e desaparecer. Mas isso não quer dizer que você não possa prolongar os efeitos, com hábitos de vida saudáveis. Lipogems é um tratamento não cirúrgico e pode ser repetido, se necessário, para que você possa continuar a desfrutar dos efeitos por muito tempo no futuro.
Caso você sinta dores nas articulações, ou incomodo em alguma parte do corpo, entre em contato com um de nossos especialistas e veja como podemos te ajudar a tratar.