Quem sofre de alguma dor física sabe como o dia a dia se torna cada vez mais difícil. Há queda na qualidade de vida, improdutividade no trabalho, desânimo e irritabilidade. Esse quadro pode ser um diagnóstico claro de dor crônica. Mas o que é dor crônica?
Trata-se de uma dor persistente que acaba trazendo não apenas sofrimento físico, mas também psicológico. As causas podem ser muitas, de fatores genéticos a até mesmo alteração na postura.
Alguns exemplos de dor crônica são as síndrome da fadiga crônica, fibromialgia, tendinite, artrites, bursites, mialgias, artralgias, artroses, neuropatias, entre diversas outras doenças inflamatórias.
Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça a diferença entre dor crônica e dor aguda, as causas e tratamentos recomendados para dor crônica. Confira!
Causas da dor crônica
As causas da dor crônica podem ser diversas. Porém, as mulheres são as que mais são acometidas para essas dores, e suas causas podem ser de origem genética e/ou hormonal. O uso de salto alto, a menopausa e a falta dos hormônios, por exemplo, podem provocar dor crônica.
Alguma modificação na estrutura postural também pode gerar dor crônica. É o caso das mulheres que, durante a gravidez, ao apresentarem deslocamento na coluna cervical, desenvolvem dor crônica lombar.
Quer começar a melhorar sua postura a partir de agora? Baixe o Guia sobre postura corporal para trabalhar e fazer exercícios sem problemas futuros!
Dor crônica Versus dor aguda
Quando o assunto é dor crônica, é muito comum a confusão com a dor aguda. Mas uma se diferencia da outra pela causalidade, duração e causa da dor.
A dor aguda geralmente é resultante de uma doença, inflamação ou lesão de tecidos. É o tipo da dor que surge de forma repentina, tal como um trauma causado por uma queda ou uma queimadura provocada por contato com algo muito quente.
Outra característica é que a dor aguda dura relativamente pouco tempo. Nos casos mais raros e complicados, ela dura no máximo 3 meses. Também seu tratamento é facilmente realizável e acessível.
Acima de três meses já dor á é considerada crônica. Se não for tratada a tempo, a dor crônica pode se prolongar por anos.
Como a dor crônica afeta a qualidade de vida
Além da dor localizada, a dor crônica pode muitas vezes causar graves problemas para os pacientes. É possível desenvolver tensão muscular, dificuldades de mobilidade, baixa de energia e perda de apetite.
Quer saber de mais novidades para a sua saúde? Siga as nossas páginas no Facebook e no Instagram!
Além desses fatores físicos, a dor crônica traz complicações psicológicas. Por exemplo, é comum que a pessoa apresente quadro de emoções fragilizadas, desenvolvendo depressão, irritação e ansiedade.
Tratamentos para dor crônica
O movimento é um dos melhores remédios para as dores, e o resultado é ainda melhor se os exercícios promovem movimentos de forma holística.
Ele permite o alívio das dores musculares e das articulações, promove a redução do estresse e da ansiedade, além de permitir o realinhamento da postura. Com alguns exercícios-chave de ginástica holística realizados frequentemente, é possível amenizar e prevenir dores crônicas.
Para tratar a dor crônica é preciso quebrar o ciclo vicioso que ela instala na vida de cada indivíduo. Desmistificar que o repouso é melhor do que o movimento, respeitar limites e ter ganhos diários que aumentem sua confiança e autoestima. Com o tratamento adequado a cada dia será alcançada progressivamente uma elevação do bem-estar e melhor condição de mobilidade.
Ao longo de sua prática, os movimentos vão aumentando a capacidade de amplitude articular e fazendo com que o indivíduo ganhe destreza e leveza. O nosso primeiro objetivo é fazer com que a dor diária torne-se esporádica, e que com o tempo diminua a intensidade e regularidade.
Métodos Físicos
Essa é uma modalidade de tratamento que reduzem o quadro de dor, por estimular a recuperação da lesão ou a atenuação do sinal para o sistema nervoso. Por meio de aparelhos especializados podem ser aplicadas técnicas como ultrassom, ondas de choque, ondas magnéticas, laser entre outros.
Saiba mais a respeito nesse link.
Cirurgia
Essa é considerada como a última forma de tratamento, quando todas as outras tentativas já foram realizadas, mas não se obteve o sucesso desejado. A cirurgia é recomendada para casos específicos, e são feitas intervenções com técnicas convencionais ou minimamente invasivas. Estão cada dia sendo menos utilizadas em virtude dos riscos de complicações que apresentam.
Essas foram algumas informações sobre o que é dor crônica. Em todo caso, não se esqueça: é importante procurar auxílio profissional para fazer um diagnóstico e iniciar os tratamentos para o problema.
Caso você precise de ajuda ou necessite esclarecer alguma dúvida, pode falar diretamente com um de nossos especialistas, ao clicar no botão abaixo.
Não se esqueça de compartilhar esse material com as pessoas você gosta, e que possam se beneficiar com o conteúdo. Para se manter informado e receber em primeira mão as principais novidades sobre as novas pesquisas da saúde, inscreva-se em nosso Blog preenchendo os campos a seguir