Hoje em dia, é comum que boa parte da população passe o dia inteiro sentada, trabalhando de frente para um computador. Entretanto, muitas delas podem estar com uma posição ruim ou inadequada para as estruturas presentes em seu organismo, podendo causar lesões e dores. O que poucas pessoas sabem é que a postura ruim pode afetar também a saúde dos órgãos internos.
Essa influência da postura ruim no organismo se deve ao seu potencial de favorecer o aparecimento de doenças e alterar o funcionamento ideal de alguns órgãos, como o coração e os pulmões. Apesar de ainda estar em estudo, já se sabe que uma postura pode afetar a função respiratória e alterar a pressão arterial.
Além desta influência, ainda existem condições causadas pela má postura, como a LER/DORT e a lombalgia, quadros que afastam milhares de pessoas do trabalho durante o ano.
Clique aqui para saber mais sobre a LER
Nos próximos parágrafos, vamos discutir mais sobre a má postura?
Saiba mais sobre a postura ruim.

Postura ruim x postura correta
O ser humano, assim como todos os animais, possui uma postura correta para andar e permanecer em repouso. Quando isso não ocorre, o próprio corpo pode sobrecarregar as estruturas e favorecer o aparecimento de lesões, dores e, até mesmo, doenças.
Porém, é muito comum que a maioria das pessoas permaneçam nas posições incorretas, seja por necessidade do trabalho ou pela ausência de condições fornecidas para a sua jornada. Após algum tempo nessas posições, podem aparecer dores agudas ou crônicas que tendem a se agravar quando não tratadas.
É preciso ressaltar que as lesões motivadas pelo trabalho são uma preocupação que vai muito além da estética. É um cuidado com a saúde e com a economia. Pessoas que sofrem lesões tem problemas de diminuição de produtividade e abstenção do trabalho.
As posturas ruins podem afetar muitas partes do corpo, causando:
- Dificuldades para a digestão;
- Alteração na função pulmonar;
- Enfraquecimento muscular;
- Desequilíbrio das estruturas corporais;
Além disso, a postura pode trazer condições que necessitem tratamentos duradouros para a redução da dor, como:
Lombalgia
A dor sentida na região lombar afeta de 70 a 80% da população adulta mundial ao menos uma vez na vida. Seu aparecimento pode ser devido à má postura ou a problemas trazidos por ela, como o deslocamento e degeneração dos discos da coluna.
Dores relacionadas à LER/DORT
Entre outras lesões, estão a bursite e a tendinite, inflamações que trazem dor e necessitam de cuidados para a recuperação completa de um indivíduo. Ambas relacionadas a LER, podendo ser causadas ou agravadas pela má postura no trabalho.
Dores no pescoço
A tensão muscular pode resultar no travamento do pescoço, causando o conhecido torcicolo. Além disso, ela causa a chamada cefaleia tensional, uma dor de cabeça aguda.
Hipercifose
Essa é uma condição que ocorre devido ao aumento da curvatura da coluna torácica, causando o aparecimento da chamada “corcunda”. Dentre os diversos fatores para o seu aparecimento está a má postura, bem como, problemas de nascimento, traumas e outros.
Evitar o aparecimento das lesões causadas pela má postura e o seu impacto na saúde corporal geral deve ser o objetivo de todos. Para isso, é preciso evitar longos períodos em uma mesma posição, bem como, posições que sobrecarreguem a coluna.
Como a má postura afeta o coração e os vasos sanguíneos?
A pressão arterial pode ser alterada quando verificada em diferentes posições e estudos demonstram que ficar muito tempo sentado aumenta a pressão. Além disso, o longo período de tempo em posição sentada pode afetar o corpo a longo prazo e aumentar o risco de aparecimento de condições trombóticas, visto que, a circulação do sangue fica mais comprometida e provoca o que chamamos de estase sanguínea.
Da mesma forma, a má postura pode alterar a pressão sobre as estruturas do corpo, afetando negativamente a circulação sanguínea, tornando ,consequentemente, mais difícil o trabalho cardíaco para levar o sangue aos outros órgãos.
Foi realizado uma pesquisa que mostrou a relação entre pessoas que permaneciam por mais de 6 horas sem se levantar e um maior risco de aparecimento de doenças como a obesidade, diabetes tipo 2, pressão alta e colesterol alto. Todas essas condições citadas acimas estão relacionadas com a saúde do coração, comprometendo o seu funcionamento.
É preciso relembrar que a pressão arterial, quando alta, vai causando microlesões nos vasos sanguíneos, deteriorando estas estruturas. Elas podem acontecer em todos os órgãos, incluindo no cérebro. Pessoas com pressão alta tem maior risco de sofrer com doenças cardiovasculares e ter derrames. Por isso, nunca é demais ficar atento à pressão.
Saiba mais sobre a influência na posição corporal na pressão arterial clicando aqui (em inglês)
Como evitar a má postura no trabalho e suas complicações?
O principal cuidado para evitar a má postura é respeitar a anatomia do corpo, garantindo a melhor ergonomia e as melhores condições para realizar um trabalho ou mesmo passar as horas de lazer.
Podemos citar algumas condições fundamentais como:
Equipamentos corretos
Os móveis, cadeiras e mesas necessários para o trabalho e para o lazer devem ser adequados para que haja um posicionamento correto do corpo. Eles necessitam garantir que a coluna fique na posição ideal e que a visão do funcionário para a tela seja reta e não para baixo ou cima;
Realização de atividades físicas
As atividades físicas adequadas e bem orientadas garantem o fortalecimento e o trabalho das estruturas corporais responsáveis pela postura. Com isso, diminuem-se as chances de lesão e os problemas decorrentes dela.
Porém, se a má postura já está afetando o corpo, é possível realizar tratamentos. Saiba mais sobre os tratamentos de lesões do Instituto Regenius clicando aqui (inserir link para área de tratamento).
Cuide da sua postura!
Como pudemos ver no artigo, se negligenciamos a importância da postura, podemos afetar partes completamente diferentes do corpo humano. Fora a possibilidade de sofrer com dores e lesões, ficando incapacitados de realizar atividades normais.
Além de trazer as informações sobre diversas doenças e cuidados que devem ser tomados neste blog, o Instituto Regenius é uma clínica com mais de 16 anos de experiência, possuindo uma equipe especializada no tratamento de lesões e na reabilitação de pacientes com problemas ortopédicos. Possuímos o atendimento personalizado para a cura de diversas condições.
Conheça mais os nossos tratamentos e clique para uma consulta de avaliação. Estamos sempre disponíveis para o seu atendimento.
Fonte:
REGUERA RODRIGUEZ, Rolando et al. Dolor de espalda y malas posturas, ¿un problema para la salud?. Rev.Med.Electrón. [online]. 2018, vol.40, n.3 [citado 2022-01-16], pp.833-838. Disponible en: . ISSN 1684-1824.
Mota, YL et al. Respostas cardiovasculares durante a postura sentada da Reeducação Postural Global (RPG). Brazilian Journal of Physical Therapy [online]. 2008, v. 12, n. 3 [Acessado 17 Janeiro 2022] , pp. 161-168. Disponível em: . Epub 08 Ago 2008. ISSN 1809-9246. https://doi.org/10.1590/S1413-35552008000300002.
Eşer I, Khorshid L, Güneş UY, Demir Y. The effect of different body positions on blood pressure. J Clin Nurs. 2007 Jan;16(1):137-40. doi: 10.1111/j.1365-2702.2005.01494.x. PMID: 17181675.