Novas pesquisas mostram efeitos do extrato do pinhão na sua saúde como ele é um auxiliar eficiente para alívio das dores crônicas decorrentes da inflamação na artrite reumatóide, e também para a redução de peso.
Junto com inverno é chegada a temporada de pinhões, um alimento bastante apreciado no sul do Brasil. O que poucas pessoas sabem é as sementes dos pinheiros (pinhais ou pinhões) é uma fonte riquíssima em substâncias com diversos benefícios para sua saúde.
O pinhão na sua saúde
O ácido pinolênico (escrito incorretamente como ácido pinoléico) algumas vezes é citado como ácido columbínico, que é um isômero do ácido gama-linolênico (GLA) um ácido graxo essencial ômega-6 (EFA). O ácido pinolênico (PNLA) forma metabólitos biologicamente ativos na presença de ciclooxigenase ou lipoxigenase . Esses metabólitos podem aliviar parcialmente alguns dos sintomas da deficiência de EFA. A maior porcentagem de PNLA é encontrada nos pinhões da Sibéria e no óleo produzido a partir deles.
As sementes do pinhão não possuem glúten, tem baixo índice glicêmico e grande quantidade de proteínas e fibras. Grande parte de suas gorduras são monoinsaturadas. O pinhão também é rico em Vitamina E, Vitamina K, Ferro, Cobre, Cálcio, Magnésio e, também, é fonte de energia, já que é rico em amidos.
Uma pesquisa recente mostrou o uso do ácido pinolênico na perda de peso, reduzindo o apetite. O PNLA causa o desencadeamento de dois supressores da fome – colecistocinina e peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1). Além disso o PNLA pode ter propriedades redutoras sobre o colesterol ruim, aumentando a captação hepática do LDL .
Artigo recente em Oxford
Um artigo recém aceito para publicação em 03/06/21 pela Reumatology Oxford (periódico da British Society of Rheumatology) demonstrou que o PNLA possui efeitos anti-inflamatórios e imunorreguladores sobre monócitos e células mononucleadas de sangue periférico de portadores de artrite reumatóide (AR). Os pesquisadores ingleses concluíram que a suplementação com PNLA pode ser benéfica na AR.
Caso tenha interesse em saber mais sobre esse ou outros assuntos, fale com um de nossos especialistas, pelo link no botão abaixo.
Conversar com um especialista !
Referências
- Wikipedia < https://en.wikipedia.org/wiki/Pinolenic_acid > (acesso em 06/06/2021)
- Rabaa Takala, Dipak P Ramji, Robert Andrews, You Zhou, James Burston, Ernest Choy, Anti-inflammatory and immunoregulatory effects of pinolenic acid in rheumatoid arthritis, Rheumatology, 2021;, keab467, https://doi.org/10.1093/rheumatology/keab467 (acesso em 06/06/2021)