Encontrar o tratamento adequado para o paciente que sofre com a artrose no joelho, trazendo qualidade de vida e reduzindo dores e problemas de mobilidade, é o primeiro passo para auxiliar a volta da normalidade na vida do mesmo. Como a artrose é uma doença degenerativa e que não possui cura definitiva, terapias que forneçam cuidados paliativos, como o Visco-Regen, devem ser abordadas como aliadas importantes.
O Ministério da Saúde possui estudos sobre a prevalência da artrose na população brasileira, mostrando que a condição afeta 15 milhões de pessoas no Brasil. Ainda segundo os dados, ela é responsável por 30% a 40% dos atendimentos de reumatologia em todo o país, em média.
A seguir, vamos discutir mais sobre a osteoartrite (também chamada de artrose) e como ela pode ser tratada de forma eficiente e segura para diversos pacientes.
Saiba mais sobre a artrose
A artrose é uma condição bem comum na população mundial. Ela configura-se por ser uma doença degenerativa, crônica, multifatorial, que causa diversos sintomas, como, dor, rigidez da articulação acometida, crepitação óssea e atrofia muscular. A progressão desta doença e o seu não tratamento causa limitação funcional, influenciando diretamente na qualidade de vida do indivíduo acometido.
Alguns dos fatores de risco para o desenvolvimento desta condição são:
- Idade avançada
- Sexo feminino
- Uso excessivo da articulação
- Fatores genéticos
- Obesidade
A artrose também pode comprometer a mobilidade do paciente, atrapalhando o caminhar, movimentos de subir e abaixar, utilizar a escada e, até mesmo, esticar as pernas. Além disso, ela também pode causar deformações ósseas.
A artrose afeta principalmente os seguintes locais do corpo:
- Articulações das mãos,
- Articulações dos pés,
- Articulações do pescoço,
- Região lombar,
- Joelhos;
- Quadris.
Esta condição pode ser classificada em duas:
Artrose primária
Esta é caracterizada por não ter uma causa conhecida.Artrose secundária
Possuindo causa conhecida, ela pode aparecer devido a problemas das articulações (especialmente em joelhos que são virados para fora ou para dentro), bem como, alterações metabólicas. O fator hereditário é importante, principalmente em alguns tipos de apresentação de osteoartrite, como são os casos dos nódulos dos dedos das mãos.
A artrose no joelho
Como mencionado, a artrose pode atingir diversas articulações do corpo. Quando a mesma afeta as estruturas que compõem o joelho – especialmente cartilagens e ossos, causando o desgaste da articulação, ela causa diversos sintomas e atrapalha de forma significativa os portadores da doença, podendo limitar atividades que anteriormente eram realizadas com facilidade.
São sintomas da artrose no joelho:
- Dor no joelho após exercícios ou caminhadas;
- Rigidez pela manhã ou após repouso;
- Crepitações com o movimento (estalos);
- Inchaço e sensação de calor;
- Aumento do joelho;
- Perda de mobilidade;
- Fraqueza na hora de apoiar a perna;
- Enfraquecimentos dos músculos dos membros inferiores.
Na presença de um ou mais sintomas como estes, a consulta com o ortopedista é fundamental para o possível diagnóstico da doença. Especialistas, como os do Instituto Regenius, podem avaliar os sintomas e fazer o exame físico para identificar a intensidade das dores, o quanto de mobilidade existe, a presença de estalos, entre outros sintomas. Além do exame físico, também é possível realizar exames de imagem para diagnosticar a artrose.
Conheça mais sobre os tratamentos para a artrose
A artrose no joelho é uma condição muito comum, sendo mais presente em populações mais velhas, já que ela caracteriza-se pelo desgaste das cartilagens e alterações ósseas. Para o seu tratamento, existem diversas técnicas que vão ser utilizadas dependendo do caso e das necessidades do paciente. Entre os protocolos de tratamento mais comuns estão:
- Cirurgia para inserção de prótese ou realização de artroscopias;
- Fisioterapia para fortalecimento dos membros inferiores;
- Tratamento medicamentoso ou através de técnicas medicinais avançadas para reduzir a inflamação e controlar as dores;
- Suplementação para recuperação dos tecidos afetados.
Estes tratamentos podem ser combinados e devem ser prescritos por médicos de confianças. Alguns tratamentos, como a suplementação, ainda estão em fases de teste e precisam melhor estudados para que se saiba qual o seu resultado real nos pacientes.
Apesar destes serem os tratamentos mais comuns, a evolução da medicina já possibilita outras terapias, como o Visco-Regen.
Visco-Regen: tratamento eficaz para a artrose no joelho
O Visco-Regen é uma terapia inovadora, oferecida pelo Instituto Regenius, e que possibilita a melhora da qualidade do líquido que nutre e lubrifica as articulações. Suas propriedades auxiliam em uma redução efetiva nas dores sentidas por pacientes com artrose. O tratamento acontece por meio de uma infiltração na articulação afetada, onde é injetada uma solução rica em nutrientes que possui um aspecto viscoso. Desta forma, existe um ambiente favorável a reconstituição dos tecidos lesados, bem como, redução da progressão da artrose.
A composição do Visco-Regen possui elementos como
– Vitaminas;
– Minerais;
– Ácido hialurônico;
– Plantas medicinais;
– Antioxidantes.
Essa terapia possui diversos benefícios que podem auxiliar no tratamento da artrose. Os principais são:
– Redução do atrito e diminuição do desgaste devido ao efeito lubrificante do composto injetado.
– Redução da limitação de movimento.
– Participação na recuperação de estruturas lesadas.
– Redução efetiva das dores, pois possui propriedades analgésicas com a inativação de terminações nervosas e receptores responsáveis pela sinalização da dor.
Como procedimento ambulatorial, o Visco-Regen não necessita de internação, garantindo o retorno às atividades do dia-a-dia, conforme a recuperação. Além disso, a técnica não causa cicatrizes, pontos e cortes e precisa apenas de anestesia local.
A artrose tem tratamento: Não espere mais!
A artrose, apesar de não ter cura, não é uma sentença para a vida de ninguém. Os avanços da medicina permitem que seja possível viver bem, mesmo com a articulação afetada. Para isso, o primeiro passo é consultar especialistas, como o Instituto Regenius, e buscar o melhor tratamento para o seu caso.
Há 16 anos no mercado e um histórico baseado em investir em conhecimentos e tecnologias para aprimorar tratamentos, o Instituto Regenius é uma clínica especializada em ortopedia regenerativa, sempre prezando pela inovação e busca pela melhora da qualidade de vida dos pacientes. Por aqui já passaram mais de 24 mil pacientes, com 99% de aprovação.
Não deixe para depois a possibilidade de tratamento. Entre em contato agora e agende uma consulta.
Fonte:
REZENDE, Márcia Uchôa de; CAMPOS, Gustavo Constantino de; PAILO, Alexandre Felício. Conceitos atuais em osteoartrite. Acta Ortopédica Brasileira, v. 21, p. 120-122, 2013.