A psoríase é uma doença relativamente comum no mundo, afetando cerca de 125 milhões de pessoas. Apesar disso, a doença ainda não é tão conhecida e poucos sabem que ela pode ter associação com problemas na articulação. Por isso, o Instituto Regenius traz um artigo explicando mais sobre a artrite psoriásica e por que é importante saber mais sobre ela.
Nos próximos parágrafos, vamos trazer informações sobre sintomas, causas e também sobre tratamentos para a doença.
O que é psoríase?
A psoríase é uma doença inflamatória que afeta entre 1 a 3% da população mundial, segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Entretanto, a doença ainda é muito pouco conhecida, como mostra uma pesquisa realizada pelo Datafolha. Segundo os dados dessa pesquisa:
Quase metade da população acredita que a doença é contagiosa;
- Mais de 60% acha que a doença oferece risco de vida;
- 88% acham que pessoas que são portadoras da psoríase não podem trabalhar com comida;
- 62% acreditam que pessoas com psoríase não podem pegar sol, entre outras tantas informações incorretas sobre a doença;
Você pode ler mais sobre a pesquisa clicando neste link da Agência Brasil:
A psoríase é uma doença inflamatória crônica e sem cura até o momento, caracterizada por sintomas que afetam a pele, as unhas, o cabelo e até mesmo as articulações. Além disso, a doença é cíclica, tendo sintomas aparecendo e desaparecendo, de acordo com possíveis gatilhos. Apesar disso, a doença não é contagiosa e não pode ser transmitida de pessoa para pessoa.
A psoríase pode ser dividida em diversos tipos diferentes de acordo com a manifestação dos sintomas:
Psoríase vulgar ou em placas:
A mais comum de todas com aproximadamente 90% dos casos. Ela causa sintomas no couro cabeludo, no joelho, no cotovelo ,no tronco, dentre outros locais. As lesões são avermelhadas e tem relevo, sendo cobertas por escamas da cor branca ou esbranquiçada. Essas lesões podem rachar e causar dor e coceira, soltando fragmentos pelas roupas.
Psoríase artropática ou artrite psoriásica:
Tema do artigo, a inflamação deste tipo de psoríase, além do acometimento na pele e a descamação, também causa alterações articulares, como dor, inchaço e rigidez, acometendo geralmente dedos, coluna e quadril.
Psoríase invertida:
As lesões aparecem mais nas áreas que são mais propensas ao suor como axilas, virilha e dobras gerais do corpo. Podendo o quadro se agravar nas pessoas obesas e quando há atrito no local.
Psoríase ungueal:
Neste caso, as lesões são mais comuns nas unhas dos pés ou das mãos. Pode existir deformação das unhas e crescimento desigual.
Além dessas, também existem outros tipos de psoríase como:
- Psoríase palmoplantar:
- Psoríase pustulosa
- Psoríase gutata
- Psoríase eritrodérmica
Entenda o que é a artrite psoriásica
Como mencionamos acima, a artrite psoriásica é um tipo de psoríase, que além das manifestações na pele, também possui manifestações articulares. Assim como as demais variações da doença, a artrite psoriásica não tem uma causa definida conhecida, sendo provável que esteja ligada a fatores genéticos e que sua piora se dê por fatores emocionais, uso de bebida alcoólica e alguns medicamentos.
O mais comum nesses casos é que as lesões na pele se manifestem primeiro e, depois, apareçam os sintomas da artrite. Entretanto, não existe um padrão estabelecido.
A prevalência deste tipo de artrite em portadores da psoríase é de cerca 30%. Isso daria aproximadamente mais de 200 mil pessoas somente no país. As pessoas com mais chance de desenvolverem a doença são homens e mulheres entre 30 e 50 anos, da cor branca e com histórico na família.
Quais são os sintomas da artrite psoriásica?
A artrite psoriásica se manifesta de forma análoga à artrite comum, causando dores nas articulações e podendo afetar diversas delas ao mesmo tempo. Além disso, a doença pode causar desde dores leves até uma grande incapacidade de movimentação.
Os principais sintomas da artrite psoriásica são:
- Inchaço nas articulações (podendo atingir também os dedos);
- Inflamação nos tendões e ligamentos;
- Dor lombar;
- Alterações nas unhas;
- Dor aguda nas articulações;
- Rigidez matinal.
Os sintomas podem melhorar ou piorar de acordo com o tempo, sendo sintomas cíclicos, caso não haja tratamento.
Quais são os tratamentos para a Artrite Psoriásica?
A artrite psoriásica também não tem cura, sendo possível apenas cuidar para que não existam crises e que a doença não atrapalhe a qualidade de vida do paciente. Os tratamentos disponíveis ajudam a evitar as dores e a dificuldade de movimentação.
Os tratamentos disponíveis para a artrite psoriásica são:
Tratamento medicamentoso
Com o uso de anti-inflamatórios e outros medicamentos, como drogas remissivas de doença (metotrexato, sulfassalazina, dentre outros) é possível reduzir a inflamação e conter uma crise. Entretanto, como todo medicamento, podem haver efeitos colaterais.
Soroterapia
Utilizando compostos com antioxidantes, é possível auxiliar a suplementação de componentes que lutam contra a inflamação no corpo, o que ajuda a conter os episódios agudos da doença.
Mudança nos hábitos alimentares
Assim como na soroterapia, ingerir alimentos ricos em antioxidantes e que não causem inflamação no corpo é uma maneira de auxiliar que os episódios mais dolorosos da artrite não apareçam.
Exercícios físicos
A rotina de exercícios pode ajudar na doença. Porém, deve ser acompanhada por profissionais e respeitar o limite de cada paciente. Neste sentido, a fisioterapia também pode beneficiar os portadores da artrite psoriásica.
Trate-se com o Instituto Regenius
Para o tratamento de condições ortopédicas e articulares, conheça o Instituto Regenius, uma das mais avançadas clínicas médicas no Brasil. O instituto traz tecnologia de ponta e resultados de estudos para serem aplicados em tratamentos efetivos para diversas condições.
A clínica tem mais de 16 anos de atuação e 24 mil pacientes atendidos, sendo pioneira no uso de tecnologias como a viscossuplementação e a soroterapia.
Quer saber mais sobre a nossa atuação?
Entre em contato conosco e agende uma consulta de avaliação.
REFERÊNCIAS:
https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/artrite-psoriasica-2/ – acessado em 22/03/2021
http://www.reumatologia.org.br/downloads/cartilhas/CartilhaSBR_A4_ARTRITE%20PSORI%C3%81STICA.pdf – acessado em 22/03/2021
https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/reumatologia/Paginas/artrite-psoriasica.aspx – acessado em 22/03/2021
https://www.nhs.uk/conditions/psoriatic-arthritis/ – acessado em 22/03/2021
https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/artrite-psoriasica-sintomas-sinais-e-tratamento -acessado em 22/03/2021