Saber tudo sobre a artrite reumatoide é um importante passo para o maior cuidado com a saúde. O problema, que é autoimune, atinge cerca de 1% da população mundial, sendo duas milhões de pessoas que vivem no Brasil. Esta doença é uma condição inflamatória crônica que afeta as articulações de homens e, principalmente, mulheres com o avançar da idade.
Sendo uma doença comum, é necessário que exista mais conhecimento divulgado sobre suas causas, sintomas e tratamentos. Entretanto, ainda é preciso muito trabalho na sua maior divulgação. Não é raro encontrar pessoas que já começam a sentir os sintomas, mas ainda não foram diagnosticadas.
Entrar em contato com médico especializados em doenças das articulações e em toda a parte de mobilidade do corpo é fundamental. Se você identificar neste texto condições semelhantes às suas, procure ajuda.
Abaixo, vamos descobrir mais sobre o que é a artrite.
Deseja conhecer mais sobre outras doenças das articulações?
O que é a Artrite?
A Artrite Reumatóide é uma doença que inflama as articulações. Como uma doença inflamatória, ela acaba sendo também crônica e permanece como uma acompanhante indesejada por anos. Sua natureza ainda não é totalmente compreendida, mas ela integra o grupo de doenças autoimunes.
Ela costuma afetar principalmente as membranas sinoviais, que são as camadas de tecido conjuntivo das articulações. E não existe uma restrição específica de onde ela possa aparecer. Algumas das articulações afetadas são:
- mãos
- punhos,
- cotovelos,
- joelhos,
- tornozelos,
- pés,
- ombros,
- coluna cervical.
Além disso, a artrite também pode afetar os órgãos internos do corpo humano como pulmões, coração e rins.
A evolução da doença em pacientes não tratados pode acabar ocasionando em deformidades e alterações das articulações, chegando ao ponto de limitar movimentos e trazer o desenvolvimento de quadros de sofrimento psíquico.
Quais são os sintomas da artrite?
Para saber tudo sobre a artrite reumatóide, um dos principais pontos é entender os seus sintomas principais. Alguns deles são simples como dores, edemas, calor e vermelhidão nas articulações afetadas. Estes últimos podem afetar principalmente as mãos e punhos em quadros mais graves.
As articulações afetadas pela artrite costumam apresentar diversos sintomas mais complexos como:
Rigidez matinal
A rigidez nos movimentos da articulação é maior pela manhã e pode levar bastante tempo para se recuperar durante o dia. No frio, a situação pode piorar.
Fadiga
Como é preciso mais esforço e se convive com muitas dores em casos não tratados, o paciente começa a se sentir um cansaço maior devido ao seu esforço. Com o tempo, isso pode causar outras condições no corpo.
Destruição da cartilagem articular
Como a doença ataca os tecidos moles das articulações, ela acaba ocasionando em seu desgaste até a sua total eliminação. Com isso, mais dor aparece no paciente.
Deformidades nas articulações
Estas acontecem nas articulações e causam condições como o pescoço de cisne, dedos em botoeira, desvio ulnar e joanete.
De forma menos comum, também existe o acometimento da doença em outros órgãos como a epiderme, as unhas, os músculos, rins, coração, sistema nervoso, olhos, sangue e muitos outros.
Como diagnosticar a Artrite Reumatóide?
Para o diagnóstico da Artrite, é preciso identificar alguns parâmetros definidos pelo Colégio Americano de Reumatologia que devem permanecer por, no mínimo, seis semanas:
- Rigidez matinal prolongada nas articulações durante pelo menos 1 hora
- Acometimento simultâneo de articulações
- Acometimento de, ao menos, 1 articulação no punho ou na mão.
- Acometimento simultâneo bilateral simétrico
- Presença de nódulos reumatoides subcutâneos
- Deformidade clássica em “z”
- Subluxação dorsal ulnar distal
- Desvio ulnar no carpo
- Subluxação volar carpo
- Desvio radial dos metacarpos
- Ruptura tendinosa
- Presença de Fator Reumatóide no sangue
- Erosões articulares ou descalcificações localizadas em radiografias de mãos e punhos.
Ainda existem outros indicativos, porém estes são os principais para saber se um paciente é portador da AR.
Para saber o quadro completo, o especialista pode avaliar de forma clínica e laboratorial os indícios apresentados. Exames como radiografia, ultrassonografia, tomografia, ressonância, além de exames de sangue voltados para encontrar sinais são fundamentais para um diagnóstico completo.
O médico reumatologista de confiança saberá o que é necessário em cada caso, afinal a artrite se apresenta de formas diferentes. E também saberá como iniciar o tratamento, já que diagnosticar precocemente e iniciar o tratamento assim que possível são partes importantes da prevenção contra a doença e seu tratamento para devolver ao paciente uma vida normal.
Como tratar a Artrite Reumatóide?
Como falamos anteriormente, o diagnóstico precoce e o tratamento inicial são os principais garantidores de uma vida plena e saudável, sem limitações de mobilidade para os pacientes. Para isso, médicos reumatologistas podem optar por tratamentos medicamentosos, cirúrgicos ou, mesmo, abordagens conservadoras visando devolver uma condição de vida ao paciente.
Tratamento medicamentoso
Este tratamento vai variar a partir do estágio da doença no momento, podendo ser em maior grau se a doença estiver sendo muito agressiva. Para isso, os aliados principais são os antiinflamatórios, corticóides e imunossupressores. Como cada caso é um caso, é fundamental não existir a medicação sem recomendação médica e jamais existir a automedicação.
Tratamento cirúrgico
Dependendo do estágio da doença, existe a recomendação para um tratamento cirúrgico. Entre as técnicas possíveis de serem utilizadas, estão a sinovectomia para retirada do material que afeta a película sinovial, as cirurgias para correção de deformidades móveis da mão ou dedos, a cirurgia de substituição articular para implantar prótese e a de estabilização articular.
Estas cirurgias visam devolver capacidades de movimento em pessoas já limitadas. O reumatologista junto ao cirurgião ortopédico definirão a necessidade das mesmas.
Tratamento conservador
Além dos tratamentos anteriores, também é possível fazer tratamentos para o fortalecimento muscular, para diminuir o inchaço momentâneo e para permitir ao paciente retornar aos poucos uma vida normal. O importante nesta situação é seguir as recomendações estabelecidas e contar com a ajuda de profissionais especializados como fisioterapeutas.
A artrite reumatoide deve ser tratada
Cuidar da artrite é uma tarefa importante para devolver a condição de vida às pessoas afetadas. Uma doença tão comum como esta não pode ser ignorada de forma alguma ou tratada com descaso.
Por isso, consultar um reumatologista e, se for o caso, também uma cirurgião ortopédico é fundamental. Caso você se enquadre em algum caso que mencionamos, entre em contato e veja como trazer de volta sua vida para o normal.