O tratamento com PRP para neuropatia tem diversos benefícios, ajudando o paciente a encontrar alívio e melhora. Mais do que um alívio para as dores, o PRP é uma forma de garantir que o corpo não sofra inflamações ou tenha efeitos colaterais por conta de tratamentos medicamentosos.
Entretanto, nem tudo pode ser curado com o plasma. É preciso estar atento aos estudos e à melhor recomendação. Nos próximos parágrafos, vamos tratar sobre como a neuropatia pode ser tratada com o PRP.
O plasma rico em plaquetas é uma terapia que pode ser usada em diversas condições diferentes, não apenas lesões causadas pela prática esportiva ou pelo desgaste natural das articulações.
Saiba o que é a neuropatia
Neuropatia periférica é o nome dado à doença que atinge os nervos periféricos do corpo humano, afetando a sua sensibilidade e também os movimentos que são realizados. Esse tipo de doença é comum e pode ter diversas causas, sejam elas ligadas a infecções, doenças reumáticas, medicamentos, alterações metabólicas e outras.
Um dos tipos mais comuns de neuropatia, a neuropatia periférica pode afetar gravemente a mobilidade, incapacitando o indivíduo e trazendo desconforto intenso. Somados, os sintomas da neuropatia periférica podem destruir a qualidade de vida de uma pessoa e afetar o psicológico.
Como é uma doença com muitas causas diferentes, encontrar o tratamento adequado pode ser demorado e difícil. O encaminhamento precoce ao neurologista é recomendado para que o problema possa ser identificado e tratado o mais rápido possível.
Os sintomas mais comuns da neuropatia vão depender do nervo lesado, porém alguns são bem comuns como:
- Formigamento
- Paralisia
- Fraqueza
- Fadiga
- Sensibilidade alta
- Má digestão,
- Azia e náuseas
- Intolerância ao calor
- Dores agudas no corpo
- Cãibras
Como mencionamos acima, a neuropatia pode ter inúmeras causas diferentes.
Por exemplo, ela pode ser causada por infecções, pelo diabetes, por doenças hereditárias, pelo alcoolismo, por envenenamento e pelo uso de drogas.
No caso de reparar os sintomas acima, a procura pelo neurologista é fundamental.
Entenda a Terapia com Plasma Rico em Plaquetas
O Plasma Rico em Plaquetas – PRP é um componente do próprio sangue do paciente, utilizado em um tratamento que objetiva tratar e curar lesões e condições presentes. Como ele utiliza uma parte do sangue do indivíduo, a chance de rejeição não existe.
O plasma é uma parte do sangue, de cor amarelada, formada por água, proteínas e também plaquetas. Ele é separado das outras partes do sangue, as hemácias e leucócitos, em um processo laboratorial realizado rapidamente. No plasma, circulam as substâncias necessárias para o corpo humano, como as já mencionadas.
Enquanto isso, as plaquetas são fragmentos celulares com a função de auxiliar o processo de cura, fechando feridas e cicatrizando o corpo.
Saiba como funciona a Terapia com injeções de PRP
Pesquisas indicam que as injeções de PRP podem ampliar a concentração de plaquetas nos locais lesionados, o que traria um aumento na velocidade de cicatrização tecidual. Dessa forma, a partir da liberação de fatores de crescimento e partículas regenerativas, o PRP preservaria as estruturas e aceleraria a cura do local onde for aplicado. Os procedimentos com PRP são simples e feitos em consultório.
A retirada do sangue pode ser realizada na hora e, após o processo, o composto está pronto para ser aplicado.
Saiba mais sobre o PRP aqui.
Benefícios do tratamento com PRP para neuropatia Como mencionamos acima, as neuropatias podem ter diversas origens e, com isso, podem ser tratadas de formas diferentes para trazer de volta a qualidade de vida e a movimentação para o paciente. Dentro deste cenário, as injeções com Plasma Rico em Plaquetas podem ajudar na recuperação do nervo lesionados, acelerando seu processo de cura.
Os benefícios do tratamento com PRP para a neuropatia são:
- Redução da dor;
- Regeneração dos tecidos nervosos;
- Auxílio na luta contra infecções e inflamações;
- Estimulação na produção de fatores do crescimento.
Com isso, os sintomas associados às neuropatias podem ser tratados e, somados a uma abordagem multidisciplinar que identifique as causas primárias da doença, podem trazer uma melhora significativa na vida do paciente.
Cure suas lesões com o Instituto Regenius
O Instituto Regenius traz, para o Brasil, as mais avançadas tecnologias no cuidado e tratamento médico.
Somos uma clínica com mais de 16 anos de atuação, sendo uma das primeiras a apostar nas terapias injetáveis e no seu resultado para diversas condições. Desde o nosso início, são mais de 24 mil pacientes atendidos, recebendo nossa metodologia que combina tecnologia avançada e abordagem multidisciplinar para o melhor cuidado com cada um deles.
Não sofra com as dores. No Instituto Regenius, você encontrará a terapia para a redução das suas dores. Entre em contato e agende uma consulta.
Kuffler DP. Platelet-rich plasma and the elimination of neuropathic pain. Mol Neurobiol. 2013 Oct;48(2):315-32. doi: 10.1007/s12035-013-8494-7. Epub 2013 Jul 7. PMID: 23832571. Yamada, A. L. M., Carvalho, A. M. D., Oliveira, P. G. G., Felisbino, S. L., Queiroz, D. L., Watanabe, M. J., … & Alves, A. L. G. (2012). Plasma rico em plaquetas no tratamento de lesões condrais articulares induzidas experimentalmente em equinos: avaliação clínica, macroscópica, histológica e histoquímica. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, 64(2), 318-322. “