O bloqueio anestésico ou infiltração é o procedimento ministrado por ortopedistas especialistas para o alívio de dores na coluna e no nervo ciático. A técnica consiste na aplicação de uma injeção de corticoides direto na coluna.
O procedimento pode ser realizado em toda a extensão da coluna, que contempla as regiões, cervical, torácica, lombar, sacro e cóccix. Com esse método é possível tratar hérnias de disco, desgastes e contraturas.
Quando é indicada a infiltração?
O método é indicado para tratar de dores oriundas de compressão nervosa, como as hérnias de disco e dor lombar crônica. Além disso, pessoas com dor na coluna cervical, torácica e lombar, que podem ser acompanhadas ou não de dor, ou formigamento nos membros.
Onde as infiltrações são realizadas?
As infiltrações são normalmente aplicadas na coluna lombar. As que têm a finalidade de aliviar a dor do nervo ciático podem ser dos tipos, epidural ou foraminal.
As injeções atuam nas:
- Hérnias de disco;
- Alterações degenerativas nas vértebras;
- Escoliose.
Como o procedimento é realizado?
Para a realização do procedimento, o paciente deve estar deitado de bruços na maca, onde recebe anestesia local. O cirurgião ortopedista insere uma agulha de calibre fino nas proximidades do nervo da coluna e injeta a injeção com corticoides e analgésicos.
Além das substâncias mencionadas, a injeção pode ser de ácido hialurônico, o processo conhecido como viscossuplementação. O processo é considerado simples, não há corte na pele, e o paciente pode retornar no mesmo dia do procedimento para casa.
Conheça mais sobre a viscossuplementação do Instituto Regenius.
Quais os benefícios da infiltração?
A infiltração na coluna proporciona alívio das dores precocemente, e em alguns casos pode-se evitar uma futura cirurgia de coluna.
O que é infiltração foraminal?
Basicamente se trata de uma injeção com medicamentos, aplicada na região conhecida como forame intervertebral, eles são cavidades por onde passam os nervos que vão para as pernas ou braços.
O que é o bloqueio facetário?
As facetas articulares se encontram na parte de trás da coluna e são as causadoras da dor lombar, torácica ou cervical. Estas geralmente se manifestam quando o indivíduo realiza um movimento com a coluna, para trás ou para os lados. O bloqueio facetário é a aplicação da injeção de medicamentos na área denominada ramos mediais dorsais.
Existem riscos ao infiltrar a coluna?
Nem todos os pacientes reagem bem ao tratamento, alguns não irão ter a melhora esperada e precisarão adotar métodos complementares. Alguns diabéticos podem apresentar aumento da glicemia, porém casos mais graves de efeitos colaterais são raros.
Todo o procedimento é feito sob anestesia local, que implica que o paciente não sentirá dor durante o processo de infiltração. Após o bloqueio anestésico é recomendado que o indivíduo faça um repouso de 24 horas.
Algumas reações podem aparecer como:
- Sentir dor por alguns dias;
- Dormência próximo ao nervo;
- Dor localizada no local da injeção.
Não é recomendado ao paciente realização de infiltração se ele estiver com algum desses sintomas:
- Gripe;
- Resfriado;
- Febre;
- Pressão alta;
- Tomando anticoagulante.
É imprescindível informar o seu médico sobre qualquer uma dessas condições antes de se submeter ao tratamento.
Quais sensações a infiltração provoca no corpo?
Algumas pessoas podem se queixar de sentir uma queimação, mas cada pessoa pode ter uma sensação distinta. Outras, experimentam um leve “choque elétrico”, visto que, a injeção se encontra próxima ao nervo. Após a infiltração, alguns indivíduos podem sentir uma sensibilidade no local por alguns dias. Mas há algumas recomendações que podem aliviar esses desconfortos.
Recomendações pós-infiltração.
- Utilizar bolsa de gelo no local para aliviar a dor;
- Não é recomendado fontes de calor no mesmo dia da aplicação, ou seja, não é permitido banho de banheira, chuveiro, piscina com água aquecida, hidromassagem pelo resto do dia.
Quais são as contra-indicações e efeitos colaterais do procedimento?
As infiltrações não oferecem riscos aos pacientes, elas são consideradas seguras. E podem ser realizadas em quase todas as pessoas, com ressalvas de, grávidas, pessoas com diabetes desreguladas, doenças cardíacas e glaucoma. Mas lembrando que para algumas pessoas com algum comprometimento neurológico faz-se necessário consultar uma equipe especializada composta por um neurocirurgião.
As infiltrações podem ser realizadas em consultórios médicos?
As infiltrações superficiais, podem sim. Já as infiltrações mais profundas devem ser realizadas somente em centros cirúrgicos.
A busca por um profissional competente e especialista no assunto é de extrema importância quando queremos cuidar bem da nossa saúde. As dores na coluna podem ser simples, mas também podem ser indícios de que algo não está bem. Por isso procure um profissional capacitado.
Venha para o Instituto Regenius!
Aqui você encontra os melhores tratamentos para as suas dores articulares e ortopédicas. Com mais de 16 anos no mercado, o Instituto conta com as melhores e mais sofisticadas tecnologias para melhor atender a todos os seus pacientes.
Agende agora mesmo uma avaliação conosco e se livre de uma vez por todas das suas dores.
Fontes:
KUSABARA, Rene. Infiltração para Dor na Coluna – Conheça o Tratamento com Bloqueio Nervoso. 2020. Disponível em:<https://renekusabara.com.br/nfiltracao-para-dor-na-coluna/>. Acesso em 10 de maio de 2022.
GOTFRYD, Alberto. Infiltração na coluna-Principais dúvidas.2020. Disponível em :<https://www.drgotfryd.com.br/infiltracao-na-coluna/>. Acesso em 10 de maio de 2022.
EINSTEIN.Infiltrações de coluna. Disponível em: <https://www.einstein.br/especialidades/radiologia-intervencionista/procedimentos/infiltracoes-de-coluna>. Acesso em 10 de maio de 2022.
Chaturvedi, Arti et al. “Image-guided lumbar facet joint infiltration in nonradicular low back pain.” The Indian journal of radiology & imaging vol. 19,1 (2009): 29-34. doi:10.4103/0971-3026.44522