Quem já foi diagnosticado com artrose sabe muito bem como é difícil conviver com as dores e limitações que esse diagnóstico nos trás e, a pergunta que sempre vem a mente é: será que já existe um meio para evitar a prótese no joelho?
Para responder essa questão é preciso entender o que é a cirurgia de prótese no joelho.
A cirurgia de prótese consiste na colocação de um implante metálico ou cerâmico com o objetivo de substituir a cartilagem de revestimento dos ossos na superfície de uma articulação.
Quem precisa realmente de prótese?
Essa cirurgia é indicada quando o médico ortopedista registra o último estágio de evolução da artrose (que é o desgaste máximo da cartilagem), quando a dor é refratária a todas as outras possibilidades de tratamento, ou ainda quando ocorrem bloqueios mecânicos ou desvios graves no eixo da articulação.
Quando ocorre o desgaste máximo da cartilagem, o atrito entre os ossos do joelho gera muita dor, reduzindo o movimento natural, causando inchaço e a torção do joelho.
Mas atenção, a indicação de prótese no joelho deve ser considerada com muita cautela devido aos riscos inerentes, como infecções, tromboses, embolias, sangramentos, dor crônica etc.
Existem outros tratamentos?
Sim e muitos! Com os novos tratamentos de ortopedia biológica, é possível retardar a necessidade de cirurgias invasivas e riscos para o paciente e evitar a prótese no joelho. Conheça alguns deles:
- Ácido hialurônico
- Plasma rico em plaquetas
- Radiofrequência
É necessária uma avaliação completa, a fim de que sejam identificadas outras causas para os sintomas, ou doenças associadas.
Importante:
É importante ter conhecimento de que o consumo de alimentos pró-inflamatórios, sobrecarga de peso, perda de massa muscular, tabagismo, consumo de álcool em excesso são apenas alguns dos fatores relacionados ao desenvolvimento rápido da artrose, e devem, portanto, ser combatidos o mais precocemente possível, a fim de reduzir a velocidade de progressão do desgaste nos ossos e articulações.
Uma outra maneira para reduzir a evolução da doença para formas mais graves é por meio de infiltrações, como a VISCO-REGEN, que promove uma melhor nutrição, hidratação da cartilagem e lubrificação das superfícies articulares. Por meio desse procedimento é possível adiar ou até mesmo evitar a realização de uma cirurgia de prótese.