A queixa de dor nas articulações é uma das mais frequentes nos consultórios médicos. Existem várias causas possíveis, e para um diagnóstico correto, é preciso investigá-las. Mas há atitudes simples que você pode tomar, e é sobre elas que vamos falar nesse post.
A dor nas articulações pode surgir por diversos fatores, muitos deles já tratamos aqui no nosso blog. Caso você não tenha lido ainda, vale a pena ler e se manter informado sobre as causas mais comuns dessa dor tão incômoda.
De forma geral, estas dores estão associadas a algum processo inflamatório, ao desgaste natural das articulações em função da idade, ou por algum tipo de lesão. Sempre é importante estar atento a todos sinais que seu corpo envia.
Às vezes, o sinal pode chegar até você de forma leve. O desconforto chega e você percebe que algo está errado, mas com o passar das horas ou dos dias ele some sem causar maiores incômodos. Isso pode acontecer em razão de você ter forçado demais alguma articulação sem perceber, e com isso ter causado uma sobrecarga ocasionando a dor nas articulações.
Outras vezes, os sinais se manifestam com mais vigor, na forma de uma dor mais persistente, que não passa no decorrer dos dias e o incômodo se torna constante. Nesses casos, aconselhamos você a procurar um especialista que poderá avaliar o que pode estar causado a dor nas articulações.
No entanto há algumas medidas muito simples que você pode adotar, e que com certeza trarão muitos benefícios para sua saúde, além de ser uma forma eficiente de prevenir a dor nas articulações.
Você não precisará modificar muito a sua rotina ou fazer alterações drásticas, mas adotar estas medidas, é garantia de bons resultados. Vale a pena tentar! Em algumas semanas, é possível que você sinta a diferença em seu organismo.
Quais as 3 dicas de ouro para prevenir a dor nas articulações?
1. Beba água!
Pode parecer óbvio, mas não é! A maioria das pessoas não ingere a quantidade mínima necessária de água que o corpo precisa para funcionar de forma saudável. Isso acontece por falta de hábito ou por não saber exatamente a medida correta que deve ingerir por dia.
Mas, existe uma medida certa?
Roberto Zatz, nefrologista professor da Universidade de São Paulo, orienta ingerir entre dois litros e meio de água (no máximo três) diariamente, mas afirma que não existe uma regra: “Nossa necessidade de água flutua de acordo com o calor do dia, a umidade, o quanto nos movimentamos e por aí vai….”, ele complementa.
Com certeza você já sabe os benefícios de manter seu corpo bem hidratado: sua pele melhora, a circulação sanguínea é beneficiada, o funcionamento do intestino e dos rins. Mas partir de agora, você já sabe que beber água também faz muito bem para as articulações, portanto não esqueça essa dica importante.
2. Movimente-se!
Em um primeiro momento você pode pensar que não faz muito sentido fazer exercícios ou movimenta-se quando sente dor nas articulações. Boa parte das pessoas associam dor ao repouso, ou a restrição de movimentos, mas saiba que em alguns casos, a atividade física pode fazer parte da solução do seu problema.
Cada caso é um caso diferente, por isso a importância de passar por uma avaliação médica adequada. Um bom profissional de saúde saberá orientar qual o tipo de exercício você pode fazer sem causar nenhum prejuízo a sua saúde. Muito pelo contrário, ele orientará você a fazer o exercício adequado para ajudar no alívio da dor ou até mesmo na prevenção da mesma.
Portanto, movimente-se! Movimentar-se é por seus músculos em atividade e manter o fluxo sanguíneo necessário para os processos de cura.
3. Melhore a sua alimentação!
Talvez essa seja a dica mais importante de todas quando o assunto é dor. Uma dieta saudável pode ajudar muito a prevenir a dor nas articulações e até mesmo fazer parte dos processos de recuperação.
Alimentar-se de forma variada, incluindo todos os grupos alimentares como cereais, vegetais, frutas, fontes de gordura saudável e proteínas, é um dos segredos para uma saúde perfeita. Diminua o consumo de bebidas alcoólicas, de açucares e de alimentos processados, os benefícios são imensos.
Ao sentir dor nas articulações, procure um profissional para uma avaliação. Evite a automedicação, isso pode muitas vezes até piorar a dor a longo prazo.
E não esqueça as nossas 3 dicas de ouro:
Beba água! Movimente-se! Alimente-se bem!