O quadril é uma articulação que conecta o tronco aos membros inferiores, responsável por funções como suportar o peso, manter o equilíbrio do corpo em posições estáticas e durante o movimento. Em consequência dessas funções, a região tende a apresentar algumas lesões e desgastes naturais com o passar do tempo. Mas afinal, o que causa a dor no quadril?
As dores no quadril são sintomas comuns e, na maioria das vezes, sem gravidade, podem ser solucionadas com um pouco de repouso e medicamentos. No entanto, quando a dor persistir por 15 dias ou mais e não melhorar com os cuidados, será preciso dar uma atenção maior para essa situação.
Com o envelhecimento da população, ocorre um maior número de problemas, e é notória a possibilidade de surgirem algumas doenças, que tornam imprescindível o cuidado prévio com essa região, especialmente das pessoas acima de 60 anos, que já possuem um histórico familiar e que se submetem a movimentos repetitivos no ambiente de trabalho, por exemplo.
O que causa a dor no quadril?
É possível afirmar que a causa da dor pode estar relacionada a algumas situações que devem ser tratadas com o acompanhamento de um médico especialista e de confiança, sendo elas:
1- Artrite ou artrose
Com o desgaste nas articulações do quadril, a artrose entra em ação. Tal doença é muito mais comum em idosos, dificultando e limitando a movimentação ao caminhar, sentar ou praticar qualquer atividade que se relacione com o quadril.
Tratamento: consultar um especialista e seguir as suas recomendações, bem como realizar sessões de fisioterapia para amenizar a inflamação da articulação.
2- Tendinite
A tendinite causa dor nas articulações do quadril, e com a prática de atividades físicas, ela piora, podendo expandir para a perna. Ela é muito presente em atletas, o que deixa nítido que a sua tendência é aparecer após a prática de exercícios.
Tratamento: compressa morna sobre o quadril durante 15 minutos, 2 a 3 vezes ao dia durante 3 dias seguidos, aplicação de alguma pomada anti-inflamatória e auxílio de médico especializado.
3- Bursite
Com a inflamação da bursa — parte superior lateral do fêmur, que pode ser inflamada a partir do atrito entre o fêmur e o quadril — dá-se a bursite, gerando muita dor no quadril. Ela pode afetar o meio da articulação, irradiar para a lateral da coxa e até causar um inchaço no local.
Tratamento: fazer compressas quentes na região lateral do quadril, realizar exercícios de alongamento para aliviar a dor e buscar uma consulta médica.
4- Inflamação do nervo ciático
A dor causada pela inflamação do nervo ciático tende a ser intensa na parte detrás do quadril, na parte do glúteo e passa para a perna, podendo causar uma sensação de queimação e limitação no movimento. Essa inflamação pode ser causada por impactos em exercícios e é muito frequente em pessoas mais velhas.
Tratamento: massagens e alongamentos na região para aliviar a dor, sessões de fisioterapia e auxílio de um médico de confiança.
5- Luxação ou fratura no quadril
Dor desconfortável para caminhar, dificuldade para sentar-se e para se levantar podem ser sinais de luxação, ou seja, a articulação saiu do lugar. Porém, existe a possibilidade de ser uma fratura, principalmente em casos de quedas de idosos.
Tratamento: nesse caso, é importante ir ao hospital o mais rápido possível e seguir as recomendações.
6- Dor no quadril na gravidez
Com efeito da relaxina — hormônio que causa amolecimento nas articulações pélvicas e nos ossos —, o quadril fica mais maleável e gera um maior desconforto.
Tratamento: a mulher pode utilizar uma cinta para o seu bem-estar. Realizar exercícios sob supervisão como pilates e massagens pode auxiliar no controle da dor.
Conheça o tratamento
Tendo em vista as possíveis causas da dor nos quadris, é perceptível a importância de uma consulta, de um acompanhamento médico e fisioterapêutico para que o diagnóstico seja realizado de forma correta, possibilitando que o progresso seja efetivo e mais rápido.
O tratamento será direcionado a partir do diagnóstico. Sendo assim, é importante salientar que a fisioterapia está presente em quase todos os métodos de tratamento, seja dor no quadril direito, seja dor no quadril esquerdo. De fato, as formas de tratamento são, geralmente, a base de fisioterapia, de acompanhamento médico e de medicamentos, sem precisar de cirurgia. Entretanto, ainda existem casos que o processo cirúrgico é necessário, juntamente com a fisioterapia no pós-operatório.
Saiba como se prevenir
Conhecer as formas de prevenção da dor no quadril é a forma mais importante e eficaz para lidar com a possibilidade de contrair alguma patologia relacionada à dor no osso do quadril e nas articulações. Portanto, veja 7 formas de prevenir a dor:
• Busque manter um peso adequado para a estrutura do seu corpo;
• Pratique atividades físicas com frequência e com a ajuda de um profissional especializado;
• O alongamento deve fazer parte da sua rotina;
• Procure fortalecer a região do quadril;
• Combata o sedentarismo;
• Sempre que sentir alguma dor, evite forçar e procure um médico especializado e de confiança;
• Caso tenha um tratamento recomendado pelo médico, não deixe de seguir.
É evidente que a dor no quadril e o agravamento dela podem ser evitados. Contudo, se mesmo com os métodos de prevenção, a dor nos ossos do quadril aparecer, é interessante saber a importância de como agir imediatamente:
• Busque uma posição segura que não force o quadril;
• Aplique compressas quentes na lateral do quadril;
• Procure um médico que seja especializado no assunto. Esse método é o mais importante. A partir disso, você pode se tranquilizar e seguir as instruções do profissional, uma vez que ele vai ajudar você a ter uma qualidade de vida mais saudável e livre da dor nos quadris.
• O uso de aparelhos como nos protocolos Ortolaser, Magneto-Regen ou infiltrações como Visco-Regen auxiliam na redução da dor.
Quer saber mais sobre a dor no quadril, as suas causas e como se prevenir? Acompanhe o trabalho do Instituto Regenius e veja mais informações sobre as dores nos quadris, outras formas de prevenção, conheça profissionais qualificados para acompanhar você e tirar todas as suas dúvidas sobre essas dores que incomodam tanto ou que podem vir a incomodar.
Acesse o site e agende um atendimento com um especialista. Previna-se e tenha uma vida saudável e mais confortável.