O ombro é uma das articulações mais importantes do corpo humano e, também, uma das mais sensíveis a lesões no esporte. Sendo a articulação mais móvel do corpo humano, ela é fundamental na prática de diversos esportes, garantindo, por meio de sua grande extensão, uma maior eficiência nestas atividades.
Dentro do esporte, dores nos ombros estão presentes de forma recorrente. Muitos atletas, como o tenista Rafael Nadal, enfrentaram durante boa parte da carreira lesões na articulação. Estas aparecem tanto por conta de traumas quanto pela repetição de movimentos que, por sua vez, pode causar inflamações, rupturas e fragilidade no ombro.
Neste texto, trataremos sobre quais esportes causam mais lesões no ombro.
A importância do ombro
O ombro é a maior articulação da parte superior do corpo, sendo formado principalmente pela ligação entre o úmero e a cavidade glenóide. Sua estabilização depende de ligamentos e músculos, evitando lesões nessa articulação.
Somado à articulação glenoumeral, que é a principal responsável pelo arco de movimento, o ombro também é formado por diversas outras estruturas.
Entre elas, podemos citar ossos, outras articulações (acromioclavicular, esternoclavicular), ligamentos, tendões, músculos (peitoral, trapézio, deltóide, músculos do manguito rotador e outros).
Conheça os esportes que causam mais lesão nos ombros
Os ombros são uma das articulações mais importantes do corpo humano na prática esportiva. Em praticamente todos os esportes, o ombro é utilizado de alguma maneira, seja para arremessos, bloqueios ou na disputa por espaço e posição, como é o caso de atletas de linha no futebol.
Porém, é nos esportes que usam os membros superiores que as lesões são mais comuns. Segundo estudos, as lesões acontecidas durante atividades esportivas se dão, principalmente, por meio de movimentos acima da cabeça, e causam microtraumas ou uso excessivo das estruturas. Isso, por sua vez, acaba impactando tendões e ligamentos, gerando uma resposta inflamatória.
Ou seja, nadadores e jogadores de vôlei, por exemplo, acabam lesionando de forma mais frequente o ombro por conta dos movimentos tradicionais: as braçadas na natação e os bloqueios e ataques no vôlei.
É claro que as lesões mais comuns são diferentes, entre os esportes. Ainda tomando o vôlei e a natação como exemplos: no primeiro, existe uma movimentação rápida e brusca, enquanto no segundo existe uma movimentação contínua e repetitiva.
A seguir, vamos ver os principais esportes causadores de lesões no ombro:
Natação
Dores no ombro são uma ocorrência muito comum em nadadores. Não seria por menos, já que um atleta de alto nível pode dar até 16 mil braçadas em uma semana de treinos. Este fato ajuda a explicar a sobrecarga direcionada para as estruturas do ombro.
Os diferentes estilos da natação (Livre, Borboleta, Peito e Costas) afetam diferentemente o ombro, porém, o local mais atingido é o manguito rotador.
Tênis
Apesar de não ser o principal local de dor em tenistas, perdendo para o cotovelo, o ombro causa muito incômodo para desportistas amadores e profissionais desta modalidade. Assim como na natação, as principais estruturas afetadas são os tendões do manguito rotador.
É bem comum tenistas procurarem ortopedistas e outros especialistas para tratar sintomas de tendinite por sobrecarga.
Vôlei
O segundo esporte mais popular do Brasil também é um grande causador de lesões no ombro. Devido ao uso repetitivo dos ombros pelos atletas de vôlei, nos movimentos de saque e ataque, podem acontecer uma série de alterações.
Por exemplo, continuar realizando os movimentos principais do esporte, enquanto sente sintomas de tendinite, pode agravar o problema, tornando o mesmo em uma situação crônica que necessita de tratamentos especializados, como o Wave-Regen do Instituto Regenius.
Artes Marciais
As artes marciais (judô e jiu-jitsu, por exemplo) podem causar diversos danos ao ombro. Além das lesões traumáticas, causadas quando um atleta projeta o outro sob solo ou atinge acidentalmente a região, temos também as torções, luxações e a hiperextensão da articulação.
Além desses esportes, o basquete, o handebol, o beisebol, o softbol e esportes que não utilizam os braços também podem acarretar em lesões. O basquete tem uma prevalência grande de luxações, enquanto o futebol costuma demonstrar uma maior incidência de lesões traumáticas devido a quedas e encontros violentos no ar.
Quais tratamentos podem ser utilizados?
Essa pergunta tem respostas variadas, pois casos diferentes precisam de tratamentos diferentes. E, independentemente do caso, o mais importante é contar com especialistas em ortopedia e recuperação de atletas para o diagnóstico preciso e tratamento eficaz.
O que é possível ser dito é que, em termos gerais, para realizar uma reabilitação do paciente, o profissional da saúde deverá aliviar a dor, utilizar de técnicas para recuperar a articulação e corrigir determinados desequilíbrios presentes. Cada lesão da articulação do ombro possui uma forma adequada de tratamento e tempo de recuperação.
Em situações nas quais o tratamento conservador não possui uma boa resposta, são indicados tratamentos modernos como a Terapia com Ondas de Choque. Este tratamento possui o objetivo de reduzir dores, enquanto promove a cicatrização dos tecidos afetados.
No Instituto Regenius, o programa Wave-Regen consegue diminuir a inflamação, solucionando patologias no ombro, e trazendo de volta a melhor forma para os atletas.
Se você sente dores no ombro, entre em contato agora e agende uma consulta.
Fonte:
Wilk KE, Obma P, Simpson CD 2nd, Cain EL, Dugas JR, Andrews JR. Shoulder injuries in the overhead athlete. J Orthop Sports Phys Ther. 2009;39(2):38-54. http://dx.doi.org/10.2519/jospt.2009.2929. PMid:19194026.
» https://doi.org/10.2519/jospt.2009.2929
SILVA, Corina Natalina Costa; et.al. A Alta Incidência de Lesões na Articulação do Ombro em Atletas de Jiu-Jitsu. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 05, Vol. 05, pp. 432-450, Maio de 2018. ISSN:2448-0959