Você sabia que o laser de baixa potência pode ajudar na recuperação dos jogadores de futebol, diminuindo os marcadores de dano muscular? Encontrar formas de garantir uma boa recuperação a atletas sem envolver substâncias farmacológicas ou tratamentos muito longos é uma necessidade para as competições atuais.
Esse tipo de laser realiza a fotobioestimulação – FBE, método terapêutico que utiliza feixes de luz para estimular os fotorreceptores celulares, o que pode resultar em menos índices de lactato, por exemplo. Dessa forma, o corpo dos atletas recupera de uma forma mais rápida e eficiente, limitando o cansaço e a tendência ao aparecimento de lesões.
Nos próximos parágrafos, vamos trazer o que se sabe sobre os benefícios da fotobioestimulação e como o laser de baixa frequência ajuda na recuperação de jogadores de futebol.
Saiba o que é o laser de baixa intensidade e a fotobioestimulação – FBE
O laser de baixa potência é um equipamento que consegue direcionar feixes de luz para uma parte do corpo, estimulando a regeneração e a recuperação tecidual local. Esse efeito é chamado de fotobioestimulação (FBE) e já é utilizado na área da estética para a recuperação da pele.
Neste método terapêutico, os feixes de luz estimulam os fotorreceptores que existem dentro das células, garantindo um aporte energético para as mesmas. Essa luz acaba estimulando a atividade mitocondrial após a pele receber os fótons, partículas de luz que são absorvidas e contribuem para a produção de energia celular.
Quando isso acontece, o tecido apresenta diversas melhorias como:
Aumento do metabolismo energético e síntese de ATP (molécula de energia);
Redução do estresse oxidativo;
Prevenção e regeneração de lesões;
Modulação gênica por meio da ativação de fatores de transcrição e aumento na excitabilidade das fibras musculares.
Benefícios da Fotobioestimulação para a Performance Esportiva
Dentro do esporte, a fotobioestimulação se mostra uma aliada para a melhoria da performance em treinos e partidas, mas também a recuperação de lesões crônicas e agudas. Sua utilização permite aos atletas um menor cansaço e uma maior recuperação, o que pode levar a um aumento no ritmo e intensidade dos treinamentos.
Com esse aumento, é comum atletas conseguirem ter uma melhor performance, incluindo aumentos de cargas, melhoria da capacidade cardiovascular e maior resistência aos treinamentos.
Mais do que isso, a FBE consegue reduzir a inflamação corporal, garantindo que o fator inflamatório não seja determinante para uma recuperação lenta e incompleta do organismo, quando lidamos com lesões e microlesões.
Como o laser de baixa frequência ajuda na recuperação de jogadores de futebol?
Terapias regenerativas para atletas são uma realidade há alguns anos, sendo sempre descobertos novos métodos para garantir ao corpo humano uma recuperação mais rápida e fácil. Entre essas terapias, está o laser de baixa intensidade, que já tem seus usos em pessoas que não são atletas analisados e verificados por estudos.
Porém, quando falamos em atletas profissionais, ainda estão sendo realizados estudos para certificar como a tecnologia poderia trazer benefícios e melhoria na performance.
Durante a prática do futebol, os atletas podem ter altos níveis de creatina quinase e lactato no sangue, o que aumenta a dor muscular e o cansaço prolongados. O aumento da creatina também está associado a danos celulares e desbalanços nos eletrólitos, o que torna mais demorada a recuperação.
Quando o atleta passa por sessões do laser antes ou depois do seu treino ou jogo, é possível ver uma diminuição considerável nos indicadores de lactato e creatina no sangue, sendo a queda maior quando a terapia foi utilizada em períodos posteriores à prática. Os locais onde a terapia foi aplicada foram os membros inferiores, no músculos reto femoral, vasto lateral e vasto medial.
Se comparada à crioterapia, a fotobioestimulação consegue menores níveis de marcadores inflamatórios após exercícios musculares extenuantes. Também mostrou-se melhor para auxiliar o desempenho e a musculatura após o exercício.
Melhores seus treinos e sua recuperação com o Instituto Regenius
Se você deseja a recuperação das lesões esportivas e a melhoria dos treinos, o Instituto Regenius é um aliado para o seu desempenho. Somos uma clínica voltada para o tratamento de condições ortopédicas e articulares.
Com mais de 16 anos de experiência e 24 mil pacientes atendidos durante essas décadas, o Instituto traz para o Brasil os mais avançados tratamentos disponíveis para as lesões esportivas e crônicas e também para o cuidado com atletas de diversas modalidades por todo o país.
Não deixe para garantir o melhor para a sua performance no futuro, entre em contato agora mesmo com nossa equipe de especialistas. Nós cuidamos da sua performance e da sua saúde.
Entre em contato e agende uma consulta de avaliação agora mesmo.
REFERÊNCIAS :
Ferraresi C, Hamblin MR, Parizotto NA. Low-level laser (light) therapy (LLLT) on muscle tissue: performance, fatigue and repair benefited by the power of light. Photonics
Lasers Med. 2012; 1(4): 267–286. DOI: 10.1515/plm-2012-0032 [PubMed: 23626925]
Does Low-Level Laser Therapy Decrease Muscle-Damaging Mediators After Performance in Soccer Athletes Versus Sham Laser Treatment? A Critically Appraised Topic
The Effectiveness of Photobiomodulation Therapy Versus Cryotherapy for Skeletal Muscle Recovery: A Critically Appraised Topic
Bettleyon J, Kaminski TW. Does Low-Level Laser Therapy Decrease Muscle-Damaging Mediators After Performance in Soccer Athletes Versus Sham Laser Treatment? A Critically Appraised Topic. J Sport Rehabil. 2020 Nov 1;29(8):1210-1213. doi: 10.1123/jsr.2019-0421. Epub 2020 May 5. PMID: 32369763.
ALMEIDA, P. et al. Red (660 nm) and infrared (830 nm) low-level laser therapy in skeletal muscle fatigue in humans: what is better? Lasers Med. Sci., v. 27, p. 453-458, 2012.