A lesão de esporte é relativamente comum e pode ocorrer durante qualquer atividade física desempenhada.
Afinal, quem nunca se machucou fazendo um exercício na academia ou conhece alguém que lesionou a perna ou os joelhos, seja jogando futebol ou tênis?
Porém, apesar de ser algo que pode acontecer, quando ocorre, a lesão se torna um verdadeiro transtorno na vida do atleta ou da pessoa que pratica atividades físicas.
Até porque, uma contusão, a depender da gravidade, pode afastá-lo das quadras ou da academia durante muito tempo.
Mas, você sabia que hoje existem soluções para agilizar a recuperação das lesões, evitando medicamentos prolongados e até procedimentos cirúrgicos?
Continue nos acompanhando para saber mais!
A Prática de Esportes e seus Riscos
Adepto(a) ou não, o fato é que a prática de esportes e exercícios físicos é um hábito que traz diversos benefícios, não só ao corpo, como também à mente, sendo alguns deles:
- Controle da pressão arterial;
- Combate à ansiedade e à depressão;
- Melhora da qualidade de sono e da memória;
- Aumento da disposição e do condicionamento físico;
- Menor incidência de doenças cardiovasculares, além de obesidade, osteoporose e até diabetes.
Por isso, as atividades físicas devem ser cada vez mais estimuladas, já que fazem parte de um conjunto de bons hábitos, devendo ser seguidas regularmente pela maioria das pessoas.
No entanto, mesmo que a pessoa já pratique algum esporte ou exercícios físicos, pode ocorrer, em determinado momento, alguma lesão. E aqui, as causas podem ser diversas: seja algum erro de percurso ou até um esforço além do que o corpo é capaz de aguentar.
Esse momento é bastante frustrante aos atletas, já que o afastamento das atividades é praticamente certo, variando apenas o tempo de acordo com a gravidade da lesão sofrida.
Deste modo, os praticantes de esportes ou atividades físicas acabam recorrendo a alternativas ou tratamentos que envolvem o uso prolongado de remédios e até mesmo procedimentos cirúrgicos.
Mas, e se eu te disser que hoje existem alternativas que não só evitam esse processo como também agilizam a recuperação?
Continue nos acompanhando!
Qual o melhor Tratamento para a minha Lesão de Esporte?
É claro que, após a lesão, o ideal é suspender as atividades e agendar uma consulta com um médico especialista para diagnóstico e tratamento. Lembrando que a automedicação é contra-indicada em qualquer caso!
Com relação aos tratamentos diferenciados, hoje é possível contar com tecnologias que atuam diretamente na lesão de forma não-invasiva, ou seja, sem a necessidade de injeções ou cirurgias.
É o caso da aplicação do Laser, por exemplo. Neste tratamento é utilizado a energia da luz, que auxilia no alívio da dor, além de acelerar o processo de cicatrização natural do organismo. E o que é melhor: esse procedimento também é recomendado, inclusive, para o combate de dores crônicas.
Outra opção indicada para casos de lesões de esporte é o tratamento de ondas de choque. Este procedimento também ocorre por meio de um aparelho tecnológico. Aqui, as ondas de choque são aplicadas no local da dor do paciente, aumentando a circulação e as taxas de oxigênio, além de estimular a produção de substâncias regenerativas nos tecidos.
Vale lembrar que existem outros tratamentos que também que podem promover uma rápida recuperação, como a infiltração, bloqueio, entre outros.
Incrível como a tecnologia auxilia no combate às lesões, reduzindo, inclusive, o tempo de afastamento da academia ou das quadras, certo?
Não fique longe da sua Atividade Física!
Diante de tantas alternativas, é preciso reforçar que o ideal é conversar com um profissional especializado para que ele faça o diagnóstico e também indique o tratamento mais adequado.
Vale lembrar que as terapias podem variar de pessoa para pessoa. Então, nada de se autodiagnosticar!
Quer tirar alguma dúvida sobre este assunto? Entre em contato conosco e agende já sua consulta para avaliação!