Um Novo Modelo, ou Evolução do Boca-a-Boca?
Transforme seus clientes em embaixadores da marca.
Toda empresa precisa expandir os seus negócios, e levar os seus produtos e serviços para o maior número de consumidores possível. Para alcançar esse objetivo, elas gastam grande parte do seu faturamento com campanhas de marketing e agências que prestam serviços nem sempre muito eficientes.
A distribuição convencional de produtos costuma envolver uma cadeia complexa de logística, atacadistas, distribuidores, armazenamento e revendedores varejistas. Tudo isso aumenta muito o custo e complexidade das operações, e gera uma grande distância entre fabricantes e consumidores finais.
Entretanto, existe um modelo alternativo de distribuição, venda e divulgação, no qual o processo não é realizados por meio de diversos intermediários. Nele, as empresas entregam os produtos diretamente aos clientes finais; e utilizam seus próprios consumidores para divulgação, com oportunidade de torna-los seus próprios revendedores. Chamamos esse modelo de “vendas diretas”.
Então, quando um consumidor – que utiliza um produto no seu dia a dia – indica algo que gosta para alguém da sua confiança, ao invés de criar um novo concorrente no mercado, ele está na verdade integrando um novo membro na sua equipe.
Dessa forma, quanto maior for o volume de oportunidades que estas pessoas gerarem para a empresa, maiores serão os seus ganhos, favorecendo também aqueles que fizeram as suas indicações para a equipe. Eles serão recompensados com bônus e prêmios, através do que chamamos de Plano de Compensação.
Neste Plano, a cada venda realizada, várias pessoas serão remuneradas, em múltiplos níveis de liderança; e é por isso que se utiliza a expressão “multinível”. Alguns preferem chamar esse modelo de Marketing de Relacionamento, Marketing de Indicação, Network Marketing ou Marketing de Rede, entre outros termos. Mas na prática, isso nada mais é do que o bom e velho boca-a-boca!
Esse consumidor, que também pode ser chamado de distribuidor, consultor, empreendedor, afiliado, embaixador, etc, nada mais é do que um divulgador independente, sem vínculos empregatícios e que faz o trabalho de recomendação e divulgação de marca e dos seus produtos. Vemos hoje em dia muitos influenciadores digitais e criadores de conteúdo atuando dessa forma com seus links de afiliados.
Ao formar uma rede de empreendedores e ganhar sobre o resultado da sua equipe, é possível, receber valores expressivos, em função do poder de empilhamento.
Nesse modelo, a ordem de chegada na rede não determina quem recebe o maior valor, e quem que está “abaixo”, pode ter resultados muito mais expressivos que os clientes que chegaram antes na empresa.