Você já tinha ouvido falar da ozonioterapia?
Os tratamentos não farmacológicos para alívio da dor e tratamento complementares de doenças são cada vez mais utilizados e comprovados em sua eficácia.
A ozonioterapia é a aplicação de uma mistura de ozônio e oxigênio em diferentes partes do corpo, que podem trazer muitos benefícios como a regeneração de tecidos, melhor oxigenação, e melhora no sistema imune.
Cada vez mais tem saído estudos comprovando a eficácia deste tratamento não só para essas questões, mas também para o tratamento e prevenção de doenças dentárias, esclerose múltipla, Câncer, entre muitas outras.
O ozônio deve ser aplicado apenas por profissionais de saúde capacitados, mesmo que essa ferramenta tenha poucos efeitos colaterais.
Ela pode ser aplicada de diferentes formas, como: Aplicação cutânea, com gás, compressas, óleos ou água contendo ozônio aplicados sobre a pele; Aplicação bucal, utilizado água, gás ou óleos contendo ozônio diretamente na mucosa da boca.
A ozonioterapia começou a ser utilizada na Alemanha e na União Soviética na primeira guerra mundial, sendo posteriormente difundida para o resto do mundo.
Apesar da crescente no número de estudos comprovando a eficácia desta terapia, ainda é necessária maior produção científica sobre o assunto.
O potencial da ozonioterapia tem apresentado bons resultados. Em estudo realizado em Dubai, com 220 pacientes com osteoartrite, tratados durante 3 anos com ozonioterapia intra-articular, em uma concentração de 20µg/mL, duas vezes por semana, mostrou diminuição significativa da dor, demonstrando o efeito analgésico do ozônio na osteoartrose.
A ozonioterapia pode ser comparada com a câmara hiperbárica de oxigênio, terapia esta que visa a aplicação de oxigênio puro (100%). A, apesar de promover a cicatrização, aumento da capacidade bactericida e outros benefícios tem sua ação limitada, pois a partir do momento que se interrompe o tratamento os seus efeitos já são significativamente reduzidos. Por outro lado, na ozonioterapia, o ozônio desencadeia uma série de mecanismos que levam à normalização da oferta de oxigênio por vários dias com consequentes efeitos, ou seja, pode corrigir doenças ligadas à isquemia, infecções, retardo na cicatrização e estresse oxidativo.
A ozonioterapia apresenta um efeito mais prolongado e potente quando comparado a OHB, porém é necessário entender quando cada técnica deve ser aplicada.
O mecanismo de ação do ozônio não é totalmente conhecido, visto que os estudiosos que utilizam a ozonioterapia se preocupam principalmente em conhecer a dose terapêutica sem buscar entender como o ozônio atua no sistema biológico.
Há três possíveis mecanismos de ação do ozônio: ele pode estar relacionado a inativação de microrganismos, impedindo o crescimento celular. O segundo está ligado ao estímulo do metabolismo do oxigênio, ou seja, através da ativação dos glóbulos vermelhos o ozônio estimula a maior oxigenação dos tecidos e o terceiro está ligado à ativação do sistema imunológico.
Além dos inúmeros benefícios do ozônio, um ponto bastante relevante é que sua aplicação é simples e eficaz, além de ser um tratamento de baixo custo, o que significa muito a nível de saúde pública.
Suas aplicações em pacientes com osteoartrite e outras questões articulares podem indicar também maior qualidade de vida dos pacientes bem como a não necessidade de cirurgia em alguns casos. Além disso, o ozônio tem tido ótimos resultados em tratamentos com fibromialgia, feridas de diabetes e outras doenças crônicas. Esse pode ser um norte também para devolver a qualidade de vida destes pacientes em fase aguda da doença.
Como todo tratamento complementar é preciso manter bons hábitos de vida, como o fortalecimento muscular, prática de atividades físicas, bom sono e gerenciamento do estresse para a otimização dos resultados. Além da orientação de um bom profissional para conduzir esse processo da melhor maneira.
Venha para o Instituto Regenius!
Aqui você encontra os melhores tratamentos para as suas dores articulares e ortopédicas. Com mais de 16 anos no mercado, o Instituto conta com as melhores e mais sofisticadas tecnologias para melhor atender a todos os seus pacientes.
Agende agora mesmo uma avaliação conosco e se livre de uma vez por todas das suas dores.
Referências:
Ozonioterapia como terapêutica integrativa no tratamento da osteoartrose: uma revisão sistemática
https://www.scielo.br/j/brjp/a/yMmx8KdmxqkTfjx4f77Xhwx/?format=pdf&lang=pt
Uma revisão sistemática da literatura sobre os efeitos da ozonioterapia nos pacientes com fibromialgia: resultados clínicos
https://dspace.uniceplac.edu.br/bitstream/123456789/1418/1/Jo%c3%a3o%20Vitor%20Oliveira%20Amorin_0007761.pdf
BENEFÍCIOS DA OZONIOTERAPIA NO TRATAMENTO DE ÚLCERAS
NOS PÉS EM PESSOAS COM DIABETES MELLITUS
http://www.scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/367/292