Você sabe o que é a terapia com Plasma Rico em Plaquetas – mais conhecido como Injeção de PRP? Se não sabe, neste artigo, vamos explicar tudo sobre a terapia que pode acelerar a cicatrização de lesões e distúrbios musculoesqueléticos, usando componentes do corpo do próprio paciente.
A terapia com injeção de PRP vem sendo estudada para garantir o fim das lesões crônicas, sem ser preciso recorrer a procedimentos cirúrgicos desnecessários e que podem trazer complicações.
Nos próximos parágrafos, vamos detalhar o que é o tratamento com Plasma Rico em Plaquetas e como ele pode ser utilizado para o tratamento de diversas condições crônicas e agudas.
O que é a Terapia com Plasma Rico em Plaquetas?
O tratamento com Plasma Rico em Plaquetas – PRP utiliza uma parte do o próprio sangue do paciente para tratar e curar lesões e dores crônicas. Ao contrário de outros tratamentos, a chance de rejeição não existe, pois o sangue é do próprio paciente, o que não causa uma reação do sistema imunológico.
Para entender o tratamento, é preciso saber que o sangue humano é composto de várias partes que estão misturadas. Elas podem ser hemácias, plasma, leucócitos e plaquetas. Cada uma possuindo uma função diferente e contribuindo para o funcionamento correto do sangue.
O plasma, utilizado na terapia, é uma porção líquida do sangue, com aspecto amarelado. Ela é composta de água, proteínas e outros componentes, sendo um meio para a circulação das substâncias necessárias para o corpo humano. Já as plaquetas são fragmentos celulares que tem como principal função auxiliar no processo de cura, fechando feridas e cicatrizando o corpo.
A terapia utiliza as partes do sangue que tem as plaquetas e o plasma, sendo necessário apenas uma pequena quantidade para a realização do tratamento.
Como funciona a terapia de injeção de PRP?
Segundo estudos, as injeções de PRP conseguem aumentar a concentração de plaquetas no local lesionado, aumentando a velocidade na qual os tecidos se cicatrizam. Mais do que isso, o composto aplicado libera fatores de crescimento e partículas que ajudam a regeneração e a cura das estruturas que possam ter sido danificadas.
O procedimento é realizado de forma ambulatorial, onde o sangue do próprio paciente é coletado, passando por procedimentos que separam as partes que devem ser utilizadas no tratamento. Após o composto estar pronto, ele pode ser aplicado diretamente nas articulações ou nas demais estruturas que necessitam de tratamento.
Para que serve a terapia com injeções de PRP?
O tratamento com o Plasma Rico em Plaquetas serve para diversas condições, podendo ser lesões traumáticas, atraumáticas, condições derivadas do envelhecimento natural ou problemas degenerativos diversos. O mais importante, antes de usar a terapia, é identificar quais tecidos estão lesionados e diagnosticar a necessidade do tratamento.
Condições que podem se beneficiar do tratamento são:
- Lesões crônicas;
- Tendinopatias;
- Lesões ligamentares;
- Dores crônicas em quadris, ombros, joelhos e cotovelos;
- Lesões agudas esportivas.
A escolha pelo método terapêutico com injeções de PRP auxilia também que seja evitada a necessidade do consumo de medicamentos, como corticoides ou anti-inflamatórios. A dor pode ser reduzida sem o auxílio deles e com poucos ou nenhum efeito colateral.
A terapia de injeção de PRP acelera a cicatrização de lesões e distúrbios musculoesqueléticos naturalmente
Estudos realizados na Unoeste mostraram que o plasma rico em plaquetas tem eficácia na cicatrização de feridas, diminuindo o tempo necessário para o fechamento das lesões. O uso da terapia foi feito em intervalos curtos e de forma sistemática até o tratamento completo da lesão.
A pesquisa foi conduzida em seis coelhos, com feridas cutâneas, durante um período de 17 dias. Segundo os pesquisadores, a cicatrização foi precoce, quando comparada ao grupo de controle, sendo evidente que os animais que receberam a aplicação do PRP se recuperaram mais rapidamente.
Para saber mais sobre a pesquisa, leia aqui:
Cure suas lesões com o Instituto Regenius
As tecnologias mais avançadas no cuidado médico e tratamento de lesões ortopédicas e articulares, você encontra no Instituto Regenius. Somos uma clínica com mais de 16 anos de atuação, sendo uma das primeiras a apostar nas terapias injetáveis e no seu resultado para diversas condições.
Desde o nosso início, são mais de 24 mil pacientes atendidos, recebendo nossa metodologia que combina tecnologia avançada e abordagem multidisciplinar para o melhor cuidado com cada um deles.