Visando a nutrição adequada, a tecnologia médica já permite saber, por meio de testes genéticos, fatores que influenciam no metabolismo de certos nutrientes. Para a melhor performance de atletas, a nutrição é mais do que um auxílio, ela é fundamental. Por isso, garantir que o aporte nutricional seja o adequado é uma luta constante dos profissionais que lidam com a área.
Essa área, chamada de nutrigenética, permite que atletas tenham um melhor desempenho, melhor recuperação e se aproveitam para curar mais rapidamente lesões que possam aparecer. O DNA cumpre um importante papel no ramo, já que variações na sequência genética permitem que melhoremos o desempenho com o auxílio da nutrição.
Nos próximos parágrafos, vamos discutir melhor sobre os testes genéticos e a nutrição esportiva.
Qual a importância da nutrição para a performance?
Para o funcionamento correto e a otimização do desempenho de atletas, a nutrição – incluindo-se aqui também a suplementação – é o combustível adequado, garantindo todas as substâncias que farão o organismo trabalhar melhor e não sofrer com inflamações e lesões. Dietas personalizadas são importantes iniciativas nesse sentido, pois consideram o indivíduo de forma única e