Muitas pessoas podem apresentar em algum momento da vida barulhos no joelho, chamados popularmente de estalos (ou estralos), sem maiores problemas durante a vida. Entretanto, é preciso ficar atento quando eles são acompanhados por outros sintomas. Se os estalos forem seguidos de dores, é um sinal de alerta para uma consulta com o ortopedista.
Os estalos podem ocorrer, quando os gases presentes no líquido sinovial estouram por conta da movimentação. Atos como esticar o joelho, fazer algum esforço, dobrá-lo ou simplesmente caminhar podem causar esse barulhinho. Nesse caso, não existe nenhum efeito colateral para a articulação.
Porém, existem situações onde o joelho fazer barulho é um alerta para o aparecimento de doenças ou para alterações na anatomia da região. Segundo estudo, o aparecimento de crepitações no joelho pode indicar menos qualidade de vida e maior dor em indivíduos com osteoartrite, condição também chamada de artrose.
Saiba mais sobre os estalos no joelho nos próximos parágrafos.
Por que o joelho estala?
Estalos no joelho são muito normais. A maior parte das pessoas já teve essa sensação, sem uma causa específica. Contudo, eles podem aparecer somados a outros sintomas de doenças articulares como inchaço, redução da mobilidade, sensação incômoda no joelho e dor.
O estalo é chamado de crepitação articular e pode acontecer por diversos motivos, como devido ao atrito articular ocasionado pela perda da cartilagem, liberação de gases e até mesmo quando uma articulação retorna a sua posição original. Por isso, é importante ficar atento a este sintoma, a suas possíveis acondições associadas e se informar mais sobre o assunto.
Uma dica para quem ouvir um estalo é observar as suas características, por exemplo, quantidade de vezes que aparecer, fatores desencadeantes, quando iniciou e se está piorando. Esses detalhes são importantes para verificar se é uma condição corriqueira, que não necessita de tratamento, ou se a ajuda de um especialista pode ser necessária.
Quais as causas dos estalos no joelho?
O joelho é formado por diversas estruturas diferentes, como ligamentos, ossos, cartilagem, líquido sinovial e movido com o auxílio de diversos músculos. Algumas dessas estruturas podem estar relacionadas ao aparecimento deste barulho. Abaixo, confira causas mais comuns do aparecimento da crepitação:
Bolhas no líquido sinovial
O líquido sinovial serve para lubrificar e nutrir a articulação do joelho, reduzindo o atrito natural entre as cartilagens. Como ele possui gases, é comum a formação de bolhas que podem ser estouradas durante a movimentação, causando estalos.
Instabilidade
A variação anatômica no corpo de cada pessoa pode tornar o seu joelho mais propenso à emissão sonora. Isso acontece pela instabilidade que algumas estruturas podem proporcionar.
Sobrepeso
Pessoas que sofrem com obesidade ou sobrepeso colocam seus joelhos sob uma maior pressão, causando comprometimento das estruturas articulares, o que pode gerar a emissão de ruídos por atrito. Nesse caso, é comum queixas de dores associadas, sendo a perda de peso um grande aliado para o tratamento.
Artrose no joelho
A artrose pode causar estalos no joelho devido ao desgaste articular e atrito. Com isso, acontecem estalos, associados a dor e inchaço. É uma causa que necessita atenção médica imediata e tratamento para devolver a melhor qualidade de vida para o paciente.
Alterações patelares
Alteração patelar pode ser causada pelo envelhecimento, inflamações ou pelas condropatias. O estalo pode ser é seguido de dor na região da patela, aparecendo durante a realização de movimentos que exijam a região. Também é uma causa que necessita de atenção médica e tratamentos para devolver a melhor movimentação do joelho.
Lesão no menisco
O menisco é uma estrutura em formato semicircular presente no centro do joelho, servindo para amortecer e estabilizar a articulação. Com a sua lesão e rompimento, podem aparecer estalos e derrame articular, seguido de dor, inchaço e dificuldade de movimento.
Lesão no ligamento
Os ligamentos são estruturas que ajudam na estabilização de uma articulação, impedindo que os ossos se desloquem de maneira inadequada. Quando ocorre uma lesão no mesmo, a instabilidade articular pode causar os estalos e diversos sintomas como dor e inchaço.
Quais são os tratamentos para o estalo no joelho?
Como vimos nos últimos parágrafos, o estalo no joelho pode estar associado ou não a problemas de saúde. Desse modo, devido às diversas possibilidades de causas da crepitação articular, é necessário individualizar o tratamento quando ele for recomendado. Se ele acontece frequentemente ou é acompanhado por outros sintomas, especialmente a dor e o inchaço, é preciso uma avaliação clínica detalhada, podendo ser associado também exames de imagem para investigar a sua origem.
Com a consulta a um especialista, é possível identificar doenças ou lesões e, assim, dar o tratamento correto para o joelho, reduzindo os barulhos. Nessa hora, é preciso ressaltar também que realizar movimentos inadequados, exercícios sem acompanhamento profissional e favorecer fatores que sobrecarreguem as articulações podem causar lesões ortopedicas, não sendo recomendado.
Tratamentos com o Visco-Regen podem ser a solução para a redução dos estalos, no caso do atrito causado por problemas articulares. Sua lubrificação ajuda a reduzir o atrito entre as estruturas, aliviando a dor e possibilitando a regeneração.
Cuide do seu joelho
Estalos são normais. Praticamente qualquer pessoa vai estalar o joelho sem que isso signifique qualquer situação anormal. Entretanto, exitem causas de do estalo no joelho que podem representar danos estruturais graves na articulação, necessitando de tratamento imediato.
Para o diagnóstico mais preciso sobre as crepitações no joelho, conheça o Instituto Regenius, clínica com mais de 16 anos de experiência. A nossa equipe é especializada no tratamento de lesões e na reabilitação de pacientes com problemas ortopédicos, trazendo qualidade de vida para mais de 24 mil pessoas. Possuímos o atendimento personalizado para a cura de diversas condições.
Conheça mais os nossos tratamentos e clique para uma consulta de avaliação. Estamos sempre disponíveis para o seu atendimento.
Pazzinatto MF, de Oliveira Silva D, Faria NC, Simic M, Ferreira PH, Azevedo FM, Pappas E. What are the clinical implications of knee crepitus to individuals with knee osteoarthritis? An observational study with data from the Osteoarthritis Initiative. Braz J Phys Ther. 2019 Nov-Dec;23(6):491-496. doi: 10.1016/j.bjpt.2018.11.001. Epub 2018 Nov 16. PMID: 30471964; PMCID: PMC6849337.