Sentir dor no joelho é um fato comum na vida adulta. Então, mais do que nunca, é preciso cuidar melhor do joelho e saber os cuidados ideais para evitar o aparecimento de lesões. Inclusive, logo no início deste artigo, é preciso ressaltar que dores no joelho não devem ser ignoradas, pois é mais fácil o tratamento enquanto o caso ainda é precoce.
Segundo a pesquisa “Saúde e qualidade de vida: a relação com os pés, tornozelos e joelhos”, aproximadamente 60% dos brasileiros acima de 18 anos sentem dores no joelho. Além disso, o joelho faz parte dos locais mais comuns para o aparecimento de osteoartrose, doença articular importante e frequente nos consultórios médicos.
Sabendo disso, é possível perceber que a dor nesta articulação é uma condição significativa que pode afetar a vida das pessoas acometidas diariamente. Por isso, saber como evitar o aparecimento de lesões é fundamental.
A seguir, vamos descobrir mais sobre o joelho, as lesões e como é feita a sua prevenção.
Conheça mais sobre o joelho:
Uma das principais articulações do corpo humano, o joelho está localizado nos membros inferiores, sendo fundamental para a realização de movimentos como caminhar, correr, agachar e pular. Sua formação é dada pela extremidade distal do fêmur, pela extremidade proximal da tíbia e a ligação da patela com o fêmur, sendo uma articulação complexa. Além disso, o joelho ainda possui ligamentos, meniscos e relação íntima com músculos.
Conheça mais sobre as estruturas que formam o joelho
Ligamentos
Eles auxiliam a estabilização das articulações, movimentos de translação, para a angulação em varo e valgo e em movimentos rotatórios da articulação.
Os ligamentos podem ser:
Extracapsulares
Intracapsulares
Menisco
Estrutura feita de fibrocartilagem em formato de meia-lua que realiza também estabilização do joelho, amortecimento de impactos, nutrição da cartilagem e o espalhamento de uma película de líquido sinovial pela integralidade da articulação.
Entenda mais sobre lesões
Provavelmente, você já teve uma lesão na sua vida, principalmente se você pratica atividades físicas como a musculação e esportes. Elas podem ser entorses, pancadas, travamentos na coluna e no pescoço, entre muitas outras situações. Em termos médicos, a lesão acontece quando existe uma mudança anormal no tecido de um organismo.
Lesões podem ser:
Lesões agudas:
Normalmente, estas são causadas de repente, por trauma e ocorrem quando uma carga é aplicada em uma estrutura, o que pode acabar forçando um movimento anormal e a consequente lesão dos tecidos. Esportes de contato, como a luta, causam muitas lesões agudas, necessitando o atleta de cuidados específicos imediatamente.
Lesões crônicas:
As lesões crônicas acompanham o paciente por um período maior e indefinido. Elas aparecem quando as estruturas são submetidas a movimentos repetitivos ou sobrecargas constantes, o que acaba ocasionando microtraumas. Além disso, elas podem aparecer no caso de lesões agudas não serem tratadas.
Sabendo melhor o que são as lesões e qual é a estrutura do joelho, estamos prontos para ver as dicas para evitar o aparecimento de problemas ortopédicos na articulação.
Cuidados e dicas para evitar lesões no joelho
Antes de começar esta parte, vamos ressaltar uma coisa muito importante: mesmo com toda preparação e cuidado, uma lesão pode aparecer. Infelizmente, o nosso corpo pode não suportar bem a carga ou acontecerem imprevistos motivados por condições pouco favoráveis. Por isso, sempre que sentir dores procure ajuda médica e mantenha a calma.
Em caso do aparecimento de lesões, veja os tratamentos do Instituto Regenius.
Veja dicas importantes para evitar lesões no joelho:
Procure profissionais da educação física
A realização de exercícios sob orientação e supervisão profissional mitiga os riscos do aparecimento de lesões no joelho, assim como em outras estruturas. Sempre realize atividades físicas sob orientação.
Não pule o aquecimento
Iniciar devagar o exercício, garantindo a preparação do corpo, melhora os treinos, aumenta o rendimento e diminui a chance de lesões.
Faça a alimentação adequada
Além de garantir o aporte nutricional correto, a alimentação ajuda a manter o peso correto. Dessa forma, o joelho não fica sobrecarregado.
Descanse
Não deixe passar as horas de repouso. Seu corpo precisa de descanso para se recuperar após o treino. Se o descanso não for adequado, aumentam-se as chances do aparecimento de lesões.
Use equipamentos corretos
Ter equipamentos com bom amortecimento e que sejam próprios para você e para a atividade é uma medida para evitar lesões traumáticas e crônicas.
Cuidado com exercício de maior impacto
Exercícios com muitos saltos, por exemplo, podem lesionar as estruturas interiores ao joelho. Considere a frequência e a técnica adequada da sua realização e repouse em caso de dores.
Fortaleça os músculos da perna
O fortalecimento dos músculos da perna ajuda a reduzir a pressão sobre a articulação, além de trazer mais estabilidade.
Posicionamento correto do tronco.
Um posicionamento corredor do tronco durante atividades físicas pode evitar o aparecimento de lesões no joelho.
Considere faixas no joelho
As faixas para o joelho, quando utilizadas de forma adequada e bem indicadas, ajudam a estabilizar a articulação e reforçam o cuidado para agachamentos e saltos. Procure saber mais sobre elas com seu profissional de educação física.
Em caso de lesões, procure ajuda
Não existe maneira mais simples de falar: se você tem dores e incômodos no joelho, procure ajuda! Apesar de serem ocorrências normais, as lesões na articulação devem ser tratadas para evitar o agravamento e devolver para você a melhor qualidade de vida.
O Instituto Regenius, clínica presente em SP e MG, desenvolve a sua abordagem de caráter multidisciplinar, aliando a mais alta tecnologia com o cuidado individual com cada paciente. Com parâmetros aplicados nos EUA e na Europa, trazemos o futuro da ortopedia para o Brasil.
Nossos métodos terapêuticos são desenvolvidos com base em estudos científicos e aplicados com o rigor médico necessário. Clique aqui para conhecer as terapias do Instituto Regenius.
Se você deseja tratar as suas lesões de forma definitiva, entre em contato conosco e agende uma consulta de avaliação.
Referência:
Linaker CH, Walker-Bone K. Shoulder disorders and occupation. Best Pract Res Clin Rheumatol. 2015;29(3):405-423. doi:10.1016/j.berh.2015.04.001
NEOGI, Tuhina. Epidemiologia da Dor Articular. 2016.