Entre as últimas tecnologias voltadas para o assunto, está a fotobioestimulação – FBE, método terapêutico que utiliza feixes de luz para estimular os fotorreceptores celulares. Excelente para recuperar indivíduos de suas lesões, buscando melhorar a performance e prevenir novos danos ao corpo.
Por meio dessas emissões, é possível acelerar o metabolismo celular, recuperando os atletas mais rapidamente dos efeitos da prática de exercícios extenuantes e também acelerando o processo de cura de lesões esportivas. Apesar de não ser utilizada de forma costumeira no Brasil ainda, a FBE já é uma técnica conhecida na área da estética, por conta do seu potencial sobre a melhoria da pele e das cicatrizes.
Leia mais sobre a FBE na estética aqui
Para saber mais sobre a técnica, acompanhe os próximos parágrafos, onde explicaremos detalhes.
O que é a fotobioestimulação – FBE?
A fotobioestimulação (FBE) é uma técnica inovadora voltada para a recuperação, manutenção e preservação dos tecidos e estruturas presentes no corpo de um atleta. O método terapêutico utiliza uma aplicação de feixes de luz para estimular os fotorreceptores que existem dentro das células, trazendo mais energia para as células por diversos mecanismos.
Os estudos indicam que a FBE realiza a estimulação da atividade mitocondrial após a irradiação de partículas de luz que são absorvidas e contribuem para a produção de energia celular.
A fotobioestimulação também traz para o corpo de um atleta:
Aumento do metabolismo energético e síntese de ATP (molécula de energia);
Redução do estresse oxidativo;
Prevenção e regeneração de lesões;
Modulação gênica por meio da ativação de fatores de transcrição e aumento na excitabilidade das fibras musculares.
Fotobioestimulação é uma técnica segura
Como não são utilizadas substâncias farmacológicas, químicas ou com possibilidade de toxicidade, não existem riscos de se tornar um vício ou de interagir com demais medicamentos/suplementos. Além disso, por ser uma técnica que utiliza apenas de luz, não é doping ou trapaça, sendo apenas a evolução do cuidado médico esportivo.
A técnica também não é um problema para o corpo do atleta, já que não é um procedimento invasivo ou danoso.
Benefícios da Fotobioestimulação para a Performance Esportiva
A fotobioestimulação é uma aliada para atletas em plena forma e também para quem está sofrendo com lesões agudas e crônicas. Seu mecanismo estimulante permite o aumento da performance, a maior recuperação pós treino e a aceleração na cura de lesões.
Entre os benefícios da FBE, a literatura médica aponta que o seu uso reduz o tempo de recuperação após a prática esportiva e também o aparecimento da dor muscular resultante da inflamação corporal e do lactato sanguíneo.
Além disso, ela possibilita a melhora da função da contração muscular e reduz o aparecimento da fadiga muscular induzida pelo exercício. Isso ocasiona em um efeito ergogênico, que melhora a performance esportiva e protege o corpo do aparecimento de lesões. Para um praticante de musculação, por exemplo, significam mais séries sem cansar o corpo e melhor forma nos exercícios, possibilitando mais tempo sob tensão, o que leva à hipertrofia.
Ainda existem evidências de melhora na função cardiovascular, auxiliando pacientes com doenças coronarianas. Também houve aumento das cargas utilizadas em treinos, possibilitando um melhor desempenho para quem lida com exercícios de corrida e de força.
Melhores seus treinos e sua recuperação com o Instituto Regenius
O Instituto Regenius é uma clínica voltada para o tratamento de condições ortopédicas e articulares. Com mais de 16 anos de experiência e 24 mil paciente atendidos, o Instituto traz para o Brasil o mais avançado tratamento disponível para as lesões esportivas e crônicas e também para o cuidado com atletas de diversas modalidades por todo o país.
Garanta o melhor para a sua performance entrando em contato com nossa equipe de especialistas. Nós cuidados da sua performance e da sua saúde.
Entre em contato e agende uma consulta agora mesmo.
REFERÊNCIAS :
Huang YY, Chen AC, Carroll JD et al (2009) Biphasic dose response in low level light therapy. Dose Response 7:358–383
Lin F, Josephs SF, Alexandrescu DT et al (2010) Lasers, stem cells, and COPD. J Transl Med 8:16
Photobiomodulation in human muscle tissue: an advantage in sports performance?
Ferraresi C, Hamblin MR, Parizotto NA. Low-level laser (light) therapy (LLLT) on muscle tissue: performance, fatigue and repair benefited by the power of light. Photonics
Lasers Med. 2012; 1(4): 267–286. DOI: 10.1515/plm-2012-0032 [PubMed: 23626925]
Does Low-Level Laser Therapy Decrease Muscle-Damaging Mediators After Performance in Soccer Athletes Versus Sham Laser Treatment? A Critically Appraised Topic
The Effectiveness of Photobiomodulation Therapy Versus Cryotherapy for Skeletal Muscle Recovery: A Critically Appraised Topic