Um estudo realizado no Brasil mostrou que a combinação entre nanopartículas de ouro e ácido hialurônico, injetados na articulação, conseguiu reduzir os danos provocados pela osteoartrite e preservar a articulação.
O tratamento intra-articular com ácido hialurônico associado a nanopartículas de ouro em modelo de osteoartrite mecânica em ratos Wistar, mostra um novo caminho para conseguirmos o tratamento da osteoartrite. Durante o estudo mencionado foi possível verificar que os ratos recuperaram a espessura da cartilagem articular e não tiveram grandes danos nas estruturas da região. Abaixo vamos trazer mais informações sobre o estudo, assim como sobre a osteoartrite.
Saiba o que é a osteoartrite Também conhecida como artrose, a osteoartrite é uma doença articular degenerativa bem frequente na população. Segundo dados, ela está entre as doenças mais comuns nos atendimentos ambulatoriais de emergências da Reumatologia, com presença de cerca de 30% a 40%.
A artrose afeta mais as mulheres que os homens, principalmente nas mãos e joelhos. Entretanto, homens podem sofrer bastante com a doença, principalmente no quadril. A doença começa a mostrar sinais a partir dos 40 anos, sendo ela mais presente a partir dos 60 anos. A partir dos 75 anos, a média sobe para 85% das pessoas.
Ela é causada, basicamente, pelo desgaste da cartilagem das articulações, um processo natural e esperado do envelhecimento, porém, pode ser acelerado pelo excesso de exercícios físicos, doenças inflamatórias e também pelo sobrepeso e obesidade.
A osteoartrite começa de forma silenciosa, mas torna-se um problema quando o desgaste passa a causar dores e incapacidade de movimentação.
Os locais mais comuns que sofrem com a osteoartrite são:
- Joelhos;
- Quadris;
- Mãos;
- Ombro.
Contudo, ela pode ocorrer em qualquer articulação do corpo. Outros sintomas da artrose são: Falta de mobilidade articular, principalmente pela manhã, mas desaparecem com o passar das horas. Vermelhidão local, especialmente nos joelhos. Perda de flexibilidade Com o avanço da doença, pode não ser possível estender e movimentar a articulação no arco completo do movimento.
Estalos e rangidos na articulação As crepitações são muito comuns e podem estar associadas também às dores.
Viscossuplementação para a artrose
Tratamentos com aplicação intra-articular de compostos como nutrientes, minerais e ácido hialurônico, permitem a nutrição e lubrificação de tendões e cartilagens, garantindo uma redução da dor e uma área com menor fator inflamatório.
Este último fator permite a preservação das cartilagens, garantindo que elas tenham menos desgaste. O tratamento com infiltração pode ser realizado em diversas articulações, tendo ótimos resultados em todas. No joelho, ele garante a volta da mobilidade e o fim da dor trazida pela artrose, acabando também com a sensação de atrito provocada pela doença.
O procedimento é feito em ambulatório e necessita apenas de anestesia.
Saiba mais sobre o tratamento com ácido hialurônico associado a nanopartículas de ouro:
Pesquisa realizada pelo Laboratório de Fisiopatologia Experimental, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Criciúma/SC) e do programa de Ciências Biomédicas, do Centro Universitário Hermínio Ometto (Araras/SP), publicada em 2021, avaliou os efeitos do tratamento intra-articular com ácido hialurônico e nanopartículas de ouro, em ratos Wistar. Os ratos com osteoartrite induzida e submetidos ao tratamento mostraram uma redução do estresse oxidativo e dos marcadores inflamatórios, mostrando também um aumento das citoquinas anti-inflamatórias e dos fatores de crescimento.
O grupo tratado com o ácido hialurônico e as partículas de ouro obteve a regeneração da espessura da cartilagem, assim como a redução do dano e a manutenção da superfície da articulação. O estudo compreendeu 50 ratos, divididos em cinco grupos diferentes, com osteoartrite induzida ou não (no caso de grupos de controle). O tratamento começou 30 dias após o modelo causador da osteoartrite ser introduzido, durando cerca de dois meses.
A pesquisa mostra um caminho para o tratamento da osteoartrite em humanos no futuro, permitindo até mesmo a regeneração do tecido cartilaginoso sem prejudicar o organismo.
Conheça o Instituto Regenius
Sempre trazendo as tecnologias mais avançadas para o Brasil, o Instituto Regenius é uma clínica com mais de 16 anos de atuação. Nosso objetivo é garantir a retomada da vida normal de cada paciente, sem se preocupar com dores e lesões crônicas.
Os nossos mais de 24 mil pacientes atendidos têm acesso à nossa metodologia que combina tecnologia avançada e abordagem multidisciplinar para o melhor cuidado com cada um deles.
Para ter o melhor tratamento para as suas dores e lesões, entre em contato e agende uma consulta agora mesmo.
Não sofra com dores!
Referência: Filho MCB, Dos Santos Haupenthal DP, Zaccaron RP, de Bem Silveira G, de Roch Casagrande L, Lupselo FS, Alves N, de Sousa Mariano S, do Bomfim FRC, de Andrade TAM, Machado-de-Ávila RA, Silveira PCL. Intra-articular treatment with hyaluronic acid associated with gold nanoparticles in a mechanical osteoarthritis model in Wistar rats. J Orthop Res. 2021 Dec;39(12):2546-2555. doi: 10.1002/jor.25008. Epub 2021 Apr 29. PMID: 33580538.