Alongar pode ser uma importante parte do processo de cuidado com o joelho. Ao realizar esta ação nos músculos dos membros inferiores, podemos cuidar paliativamente do joelho e prevenir o aparecimento de dores. Estas dores, inclusive, são um dos principais motivos de dor em pessoas de todas as idades pelo mundo.
Não é preciso muito para saber que joelhos são partes muito sensíveis do corpo humano e precisam de muito cuidado. Eles sustentam o peso do corpo e são responsáveis pelo amortecimento em movimentos, pelos saltos, pela corrida e muito mais. Inclusive, não é raro o aparecimento de condições como a tendinite patelar ou lesões ligamentares.
Porém, para entendermos completamente sobre como cuidar do joelho, é preciso primeiro entender o que ele é!
O que é o joelho?
O joelho é a mais importante articulação humana quando falamos sobre movimentos básicos. A utilização destas articulações no joelho acontece principalmente no caso de movimentos de caminhar, correr, agachar e pular. Formada pela extremidade distal do fêmur, pela extremidade proximal da tíbia e a ligação da patela com o fêmur, o joelho é uma articulação complexa.
Além dessas ligações, o joelho ainda possui ligamentos, meniscos e músculos, como o músculo poplíteo que sai de dentro do joelho.
Cada parte do joelho tem sua função para o nosso corpo e, caso existam danos a elas, existem problemas relacionados à nossa capacidade motora, o aparecimento de dores e até a evolução para casos piores:
Ligamentos:
Muito conhecidos pelas lesões esportivas, o ligamento serve para estabilizar as articulações. Também são estabilizadores para os movimentos chamados de translação, para a angulação em varo e valgo e em movimentos rotatórios da articulação do joelho.
Os ligamentos podem ser:
Extracapsulares
Como o ligamento da patela, os ligamentos colaterais fibular e tibial, ligamento oblíquo e ligamento poplíteo arqueado.
Intracapsulares
Estes são os ligamentos cruzados e meniscos, que ficam entre as faces articulares.
Menisco
Meniscos são estruturas de fibrocartilagem em formato que lembra um triângulo ou uma meia-lua. Sua importância para o corpo se dá pelas diversas funções que eles carregam como estabilizar o joelho, amortecer impactos, nutrir a cartilagem e espalhar uma película de líquido sinovial pela integralidade da articulação.
Eles podem ser:
- Medial
- Lateral
O problema das dores no joelho
Sentir dor nos joelhos é uma constante na vida de muitas pessoas no mundo. Não importa a idade, o gênero, a condição corporal ou o nível de atividade física, cerca de uma a cada três pessoas reclama de dores na articulação. Estas podem ser em maior ou menor grau e tem também diversas origens como traumas, falta ou excesso de atividade física, sobrepeso ou fatores genéticos e na pisada dos pés.
Saiba mais sobre as causas de doenças no joelho
Sabendo disso, novas técnicas, novos estudos e novas aplicações surgem constantemente para tornar o joelho mais saudável e curar lesões e doenças que existam.
Cuidado com os joelhos por meio de alongamentos
Como falamos, o joelho é uma das estruturas mais importantes do corpo humano. E, por isto, ter cuidados sobre ela é fundamental para uma vida saudável e para a manutenção da capacidade de locomoção, assim como para a total mobilidade quando pensamos em exercícios físicos.
Neste caso, surge uma importante questão: o movimento executado é o normal e adequado? Ou existem impedimentos para a completa execução? Já é uma certeza, na medicina esportiva, que quando existe a falta de flexibilidade, existe um tensionamento do mecanismo extensor. Neste sentido, as fibras musculares perdem parte do movimento e podem sobrecarregam tendões e articulações. Por exemplo, no caso de corridas, um músculo mais encurtado pode tensionar o tendão patelar e causar a tendinite patelar.
E para resolver esse tipo de caso, o alongamento pode ser um importante aliado!
Em pesquisa publicada no Brazilian Journal of Physical Therapy, foi percebido que um programa de alongamento ativo excêntrico dos músculos flexores do joelho na postura em pé conseguiu reduzir as dores e aumentar a flexibilidade. Os 34 voluntários faziam séries de sete repetições de um minuto com 30 segundos de descanso entre as repetições por duas vezes na semana durante um mês.
Alguns alongamentos que podem ser realizados são:
- Lombar
- Ombros
- Quadríceps
- Isquiotibiais
Porém, cuidado! Os alongamentos devem ser feitos de forma leve e de modo a buscar uma maior flexibilidade e não para buscar a extensão completa. Além disso, eles devem ser acompanhados por profissionais para evitar causarem uma outra lesão, dessa vez muscular.
Joelhos: é possível cuidar
Como mencionamos, sentir dor no joelho afeta cerca de um terço da população mundial. E elas podem ser causadas por diversas doenças e condições genéticas. Porém, elas podem estar sendo causadas por fatores correlacionados e que podem ser facilmente trabalhados quando diagnosticados.
Por isso, a consulta médica periódica e também a emergencial são fundamentais para resolver uma situação que envolva dores. Buscar uma maior qualidade de vida é uma tarefa constante.
Se você tem dores no joelho, entre em contato para descobrir como resolvê-las.
Batista, LH et al. Efeitos do alongamento ativo excêntrico dos músculos flexores do joelho na amplitude de movimento e torque. Brazilian Journal of Physical Therapy [online]. 2008, v. 12, n. 3 [Acessado 14 Novembro 2021] , pp. 176-182. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-35552008000300004>. Epub 08 Ago 2008. ISSN 1809-9246. https://doi.org/10.1590/S1413-35552008000300004.