A terapia injetável (soroterapia) é um método terapêutico que carrega diversos benefícios para o corpo humano. Entretanto, ela ainda é pouco divulgada ou entendida, principalmente no Brasil. Por isso, é preciso explicar mais sobre os mitos e verdades da Soroterapia para evitar que informações incorretas sejam divulgadas para os pacientes.
A Soroterapia, outro nome da terapia injetável, é uma série de tratamentos que utilizam compostos para corrigir condições existentes no organismo ou melhorar o funcionamento do mesmo. Esse tratamento começou nos EUA e chegou há algum tempo no Brasil.
A seguir, explicaremos mais sobre os mitos e verdades da soroterapia, trazendo os seus benefícios e como eles podem auxiliar o corpo humano.
Saiba o que é a soroterapia
A soroterapia é um método terapêutico, no qual, por meio de injeções aplicadas de maneira intravenosa ou intramuscular, é feito o aporte de nutrientes, como antioxidantes, aminoácidos e diversas outras substâncias ao organismo. Essa terapia injetável consegue combater condições que afetam o corpo e a mente, favorecendo o melhor funcionamento do organismo.
Sendo um procedimento bem rápido, a terapia injetável tem a duração aproximada de 30 a 40 minutos, onde o paciente recebe compostos voltados especificamente para o problema a ser tratado, de maneira endovenosa ou intramuscular. As principais substâncias utilizadas nos compostos são vitaminas, minerais e aminoácidos.
Originalmente, a soroterapia surgiu nos EUA, onde foram desenvolvidos compostos para o tratamento endovenoso, como o coquetel de Myers. A terapia foi um sucesso bem grande e, hoje em dia, é aplicada em clínicas, onde recebe os nomes de Vitamin Drip e IV Therapy. Atualmente, a terapia injetável é, inclusive, muito procurada por famosos, como a cantora Rihanna.
Ao contrário dos EUA, no Brasil, a terapia com infusões somente deve ser realizada por médicos qualificados e capacitados, com estrutura voltada para este tipo de procedimento.
Saiba quais são as substâncias da Soroterapia
A terapia com infusões pode ser utilizada para tratar diversas condições diferentes, por isso, é bem comum que os compostos utilizados variem. Dessa forma, eles podem incluir diversos tipos diferentes de substâncias benéficas para o corpo. Abaixo, vamos trazer algumas das mais comuns.
Alguns exemplos de substâncias são:
Antioxidantes
Defensores do corpo humano contra o estresse oxidativo, os antioxidantes são responsáveis por manter a saúde de órgãos internos, da pele e também para controlar a inflamação corporal.
Vitaminas do Complexo B
Diversas vitaminas, como a B1, B3, B5 e B6, podem ser combinadas e ministradas em um composto voltado para a imunidade e para ajudar nos processos fisiológicos do corpo humano.
Aminoácidos Essenciais e Não-essenciais
Substâncias com diversas funções diferentes no corpo humano como aumento da massa muscular, aumento da qualidade do sono e prevenção de doenças.
Minerais
Elementos essenciais para o corpo humano, como magnésio, zinco, cromo e selênio, que atuam na pele, nos cabelos e nas unhas. Pessoas com deficiência neles podem ter problemas imunológicos também.
Ácido Fólico
Substância que ajuda no desenvolvimento de hemácias, as células vermelhas do sangue que carregam o oxigênio. A deficiência na molécula pode causar anemia.
Mitos e Verdades sobre a Soroterapia
Assim como todo método terapêutico, a terapia injetável também pode sofrer com informações incorretas para o bem e para o mal. É preciso desmistificar os pontos que não estão esclarecidos para que a terapia seja entendida da melhor forma, afinal também é preciso explicar os seus limites.
A soroterapia só funciona para pessoas que têm doenças: Mito.
A Soroterapia é um tratamento muito valioso para todo tipo de pessoa que deseja melhorar o funcionamento do seu organismo. Além disso, ela pode aportar diversos nutrientes para pessoas que estão começando a sofrer com a sua deficiência. De outra forma, a terapia injetável também pode beneficiar o aumento de energia e performance de atletas.
A soroterapia trata a ansiedade: Verdade.
Apesar de não substituir o acompanhamento psicológico e a necessidade (para algumas pessoas) de medicação, a soroterapia pode auxiliar na liberação de hormônios que trazem sensação de relaxamento e felicidade. É preciso ter uma abordagem multidisciplinar para tratamentos contra doenças psíquicas.
O mesmo composto é usado para todas as aplicações: Mito.
São diversos compostos diferentes, pensados exclusivamente para o tipo de condição a ser tratada. Por isso, o tratamento médico é individualizado e pensado a partir de cada paciente.
Soroterapia é dolorosa: Mito.
A terapia injetável não dói! Apesar da pequena picada no início da sessão, nenhum outro incômodo é sentido pelo paciente. Se você sente dor durante o procedimento, converse com o profissional responsável.
A absorção de vitaminas e minerais é mais rápida na soroterapia: Verdade.
Por não passar pelo sistema digestivo, sendo aplicada direto no corpo, os compostos são absorvidos de forma mais rápida e com melhor aproveitamento. Isso auxilia, inclusive, ao evitar problemas ao sistema digestivo, como no caso da vitamina C injetável.
A terapia deve ser realizada apenas uma vez: Mito.
A soroterapia pode e deve ser realizada quantas vezes os profissionais recomendarem para o tratamento da condição específica do paciente. Pode ser em uma única sessão ou várias.
Conheça a Soroterapia no Instituto Regenius
Trazendo a mais avançada tecnologia médica para o Brasil, o Instituto Regenius é uma clínica com mais de 16 anos de atuação. O Instituto é um dos primeiros lugares no país a apostar nas terapias injetáveis e no seu resultado para diversas condições.
Cuidando de pessoas normais e atletas, a clínica já tratou mais de 24 mil pacientes, possibilitando a redução de dores e lesões. Todos os pacientes do Instituto Regenius recebem a nossa metodologia que combina tecnologia avançada e abordagem multidisciplinar para o melhor cuidado com cada um deles.
Quer saber mais sobre a nossa atuação?
Entre em contato conosco e agende uma consulta de avaliação.
Ather, A., Njike, V.Y., Northrup, V., Sabina, A.B., Williams, A., Libertis, L.S., Perlman, A.I., Adelson, H., Katz, D.L., “Intravenous Micronutrient Therapy (Myers’ Cocktail) for Fibromyalgia: A Placebo-Controlled Pilot Study”, Journal of Alternative and Complementary Medicine, vol. 15 issue 3, pp. 247-257. March 2009. Available: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2894814/
Ried, K., Travica, N., Sali, A., “The acute effect of high-dose intravenous vitamin C and other nutrients on blood pressure: a cohort study” Blood Pressure Monitoring, vol.21 issue 3, pp. 160-167. June 2016. Available: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4864764/
Healthline Wellness Team, “IV Vitamin Therapy: Your Questions Answered”, Healthline. April 2019. Available: https://www.healthline.com/health/under-review-IV-vitamin-therapy
Kashiouris, M.G., Heureux, M.L., Cable, A.C., Fisher, B.J., Leichtle, S.W., Fowler, A.A., “The Emerging Role of Vitamin C as a Trreatment for Sepsis”, Nutrients, vol.12 issue 12, pp. 292. February 2020. Available: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7070236/
Zhang, M., Jativa, D.F., “Vitamin C supplementation in the critically ill: A systematic review and meta-analysis”, SAGE Open Medicine. October 2018. Available: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6196621/