Sentir dor no ombro é um fato comum na população, porém uma questão importante é: Quando procurar ajuda de um ortopedista?
Não existe uma resposta correta para todos os casos, mas fica a recomendação médica de sempre buscar atendimento rápido quando sentir dores e sintomas incomuns ao dia a dia. Inclusive, se você já sente dores há algum tempo e não procurou ajuda, agora pode ser o momento ideal de se livrar delas. Leia o blog até o final para saber como.
A seguir, iremos falar mais sobre este assunto. Apesar de comum o aparecimento de dores no ombro, é muito necessário investigar a condição e realizar o tratamento antes que uma lesão se torne em uma condição crônica e necessite de longos tratamentos.
Dores nos ombros não são raras
Possuir dores na maior articulação superior do corpo é um fato que está longe de ser raro. É o que nos mostra o estudo publicado em 2004, no Scandinavian Journal of Rheumatology, sobre a prevalência do aparecimento de incômodos nos ombros anualmente.
Segundo os dados publicados, 14,7 pacientes a cada mil que procuram atendimento em unidades básicas de saúde relatam dor no ombro, sendo que 70% deles convivem ou conviverão com a dor durante toda a vida. O estudo ainda identificou que 25% dos pacientes provavelmente terão que tratar dores no ombro novamente.
Entre as causas mais comuns para a dor no ombro nas unidades básicas de saúde identificadas na publicação estão:
– Lesões no Manguito Rotador (tendinite, por exemplo)
– Doença da articulação acromioclavicular (artrose, por exemplo)
– Lesões na articulação glenoumeral (luxações, por exemplo)
Condições como as apresentadas podem causar enfraquecimento e diminuição da mobilidade, além das dores já mencionadas. Por isso, é importante realizar o diagnóstico rapidamente e iniciar um tratamento eficaz, de modo a devolver a vida normal para o paciente. Em casos de dores crônicas, tratamentos modernos podem auxiliar na resolução das resolver as condições com sessões rápidas e, praticamente, indolores.
Para saber mais sobre os tratamentos do Instituto Regenius, clique aqui.
Como a dor no ombro aparece?
As dores no ombro aparecem por motivos variados, sendo que alguns fatores desencadeantes passam muitas vezes despercebidos por nós, como a posição incorreta na hora de dormir. Entretanto, o seu grau lesivo às estruturas da articulação não pode ser ignorado e seu acontecimento deve ser prevenido
Apesar da posição durante o sono ser um fator relevante para dores nos ombros, o mais comum é que a dor apareça devido à prática esportiva ou à repetição de movimentos durante a jornada de trabalho. Ambas as atividades podem criar microtraumas e causar lesões nas diversas estruturas presentes.
Com essas lesões, uma pessoa pode acabar sofrendo com:
Tendinite
A tendinite é processo inflamatório de algum dos tendões presentes no ombro. Isso pode levar a um enfraquecimento na hora de realizar ações, formigamento e muita dor.
Bursite
A bursite é uma condição que ocorre quando as bursas, estruturas em formato de bolsa localizadas no ombro que possuem líquido usado para lubrificação, ficam inflamadas. Elas causam dor no ombro, que pode irradiar, e dificuldade na movimentação.
Osteoartrite
Esta é uma doença degenerativa que pode afetar diversas articulações. Ela causa desgastes da cartilagem articular e alterações ósseas, podendo estar relacionada, causar, por exemplo, com a artropatia do manguito rotador.
Quando devemos procurar ajuda?
Se você sente ou já sentiu dor no ombro, essa é uma pergunta que vem à cabeça: Em qual momento devo ir atrás de ajuda médica para saber o que está acontecendo?
O ideal é procurar o médico assim que possível, na maioria dos casos. Essa medida ajuda no diagnóstico e ,tratamento rápido e evita o agravamento da lesão.
Contudo, antes mesmo de se encaminhar à urgência, o primeiro a se fazer é identificar os sintomas e o grau da dor. Sabemos que, no momento mais agudo, é difícil pensar de forma adequada, porém é fundamental saber algumas informações para a hora de relatar ao profissional que irá te atender.
Identifique:
- Quando começou a dor
- Se ela te impede de movimentar o braço
- Se ela está localizada na região ou irradia pelo braço ou pelo tronco
- Se ela está piorando após o seu aparecimento
- Se tem algo que melhora
- Se tem algo que piora
Lembre-se também de não forçar a região, caso tenha fraqueza para sustentar o ombro ou sinta dificuldades no movimento. Apenas busque tratamento com especialistas, como o Instituto Regenius.
Procure tratamento assim que possível
As dores no ombro são comuns na população e devem ser tratadas de forma imediata. Desse modo, podemos evitar que se tornem lesões crônicas, que trazem dor, durante boa parte da vida e necessitem de tratamentos duradouros.
Para garantir um diagnóstico preciso e o tratamento mais adequado para cada caso, é preciso buscar ajudar com profissionais qualificados para o cuidado com lesões articulares. No Instituto Regenius, você conta com o atendimento e os tratamentos que você precisa para eliminar de vez os incômodos no ombro.
Conheça os tratamentos para o ombro Ortolaser, Magneto-Regen, Piezo-Regen e Visco-Regen clicando aqui.
Com diversas formas de tratamentos, englobando processos e atividades fisioterapêuticas, de acompanhamento médico, de medicamentos e acompanhamento fisioterápico no pós-operatório, é possível tratar diversas condições como lesões no manguito, luxações e artrite.
Não perca tempo para resolver suas dores no ombro. Agende uma consulta agora mesmo.
Fonte:
Cadogan A, Laslett M, Hing WA, McNair PJ, Coates MH. A prospective study of shoulder pain in primary care: prevalence of imaged pathology and response to guided diagnostic blocks. BMC Musculoskelet Disord. 2011;12:119. Published 2011 May 28. doi:10.1186/1471-2474-12-119
Luime JJ, Koes BW, Hendriksen IJM, Burdorf A, Verhagen AP, Miedema HS, Verhaar JA. Prevalence and incidence of shoulder pain in the general population: a systematic review. Scand J Rheumatol. 2004;33(2):73–81. doi: 10.1080/03009740310004667.