As dores nas costas são mais do que comuns na população brasileira, nem sempre significando uma lesão ou doenças. Porém, não significa que seja algo a ser ignorado, afinal pode ser um indício de desequilíbrios musculares, problemas na hora de dormir e má postura durante o trabalho.
Para cuidar e evitar as dores nas costas, os exercícios físicos se apresentam como uma estratégia muito relevante para ser utilizada. Entretanto, fica o alerta sempre para ter acompanhamento de educadores físicos e profissionais, já que os exercícios podem agravar as dores se feitos de forma inadequada.
Saiba mais sobre a relação entre exercícios físicos e dores nas costas.
Quais são as causas das dores nas costas?
Dor nas costas é uma expressão que abarca muitos problemas em um só. E por ser tão ampla, ela abrange um número enorme de pessoas que sofrem com dores mais ou menos intensas, bem como, dores que podem estar localizadas na parte superior do tronco e até mesmo na base, quase no quadril. E elas podem ser motivadas por situações diferentes e que também tem soluções diferentes.
Atualmente, quase metade das pessoas possui dor nas costas, segundo pesquisa do Hospital das Clínicas de São Paulo. Para ler mais sobre, acesse o link.
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/quatro-em-cada-dez-pessoas-tem-dor-nas-costas-aponta-pesquisa-do-hospital-das-clinicas-de-sp
As dores nas costas podem aparecer devido a problemas como:
Desvios de coluna
São alterações na curvatura da coluna que prejudicam a sua estabilidade e podem ser agravadas com o tempo. Se enquadram nessas alterações a cifose, lordose e escoliose.
Dor Muscular
Dor que aparecem devido à compressão ou estiramento dos músculos da região durante o trabalho ou exercício físico. Não é uma causa preocupante, mas necessita de cuidados para haver alívio da dor.
Dor no nervo ciático
Nervo localizado perto da coluna e que pode ser pressionado pelos discos vertebrais, o nervo ciático pode causar uma dor aguda que irradia e afeta toda a base das costas. Suas causas estão relacionadas, normalmente, à hérnia de disco.
Doenças
Algumas doenças que afetam o pulmão ou os rins podem causar dor e afetar a qualidade de vida de uma pessoa. Normalmente, são demonstrados mais sintomas que apenas a dor e deve ser consultado um médico.
Apesar de não ser uma causa única, o sedentarismo é um fator significativo para as dores nas costas. Com a falta de atividades físicas, as costas podem ficar enfraquecidas, além do problema que o sobrepeso e a obesidade podem trazer para pessoas que já sofrem com algum tipo de dor no local.
Por isso, os exercícios físicos são uma importante forma de garantir que as dores nas costas não apareçam. No próximo tópico, vamos explicar mais e trazer sugestões.
A relação entre exercícios físicos e dores nas costas
A ausência de atividades físicas é um grande fator para o início ou para a piora das dores que acometem as costas. Quando somado aos desvios de coluna e também à má postura no trabalho, fica evidente que o sedentarismo contribui de forma acentuada para a sensação dolorosa.
Entretanto, é sempre importante tomar cuidado na hora do exercício para não agravar qualquer quadro e tornar ainda mais incômoda a sensação na parte de trás do tronco.
Conheça quatro exercícios fundamentais para acabar com as dores nas costas:
Exercícios abdominais
O fortalecimento da musculatura abdominal ajuda a trazer mais estabilidade e sustentação à coluna. Opte por realizar os exercícios com a melhor forma possível e pare ao sinal de dor. Aposte também em variações para trabalhar todo o core.
Prancha
A posição de prancha ajuda no fortalecimento de todo o tronco, especialmente o abdômen e a lombar. Mantenha a posição por meio minuto, pelo menos, e evite curvar a coluna.
Remada curvada
A remada, assim como outros exercícios para as costas como a barra e o crucifixo, pode ajudar a fortalecer toda a parte superior, interna e externa do tronco. É importante que a coluna esteja reta e o peso utilizado não seja maior do que o suportado. Para pesos maiores, certifique-se do uso de cinto para musculação.
Alongamento
Os alongamentos são parte integral da melhora da sensação na coluna. Faça diversos alongamentos com cuidado e sob orientação. O alongamento de coluna pode ser uma ótima para as dores nas costas, assim como o alongamento de pescoço.
Para conhecer tratamentos para a dor nas costas, conheça os tratamentos do Instituto Regenius. Saiba mais aqui: https://otaviomelo.onextec.com.br/nossos-tratamentos/
A mudança nos hábitos é o principal cuidado para a coluna
Apesar de muito comum, a dor nas costas muitas vezes pode ser prevenida e tratada com atitudes simples. Entre elas, estão as atividades físicas que servem para tornar o corpo mais ativo e menos suscetível a problemas do sedentarismo, da má postura e a lesões inesperadas.
O Instituto Regenius, clínica com mais de 16 anos de experiência, é especializado no tratamento de diversas lesões e na mudança dos hábitos de vida dos seus pacientes. Além das terapias com a última tecnologia disponível, baseada em estudos e pesquisas científicas, a clínica também aborda casos de dores de maneira multidisciplinar, encontrando a melhor solução para cada paciente.
Não deixe para depois a possibilidade de tratamento. Entre em contato agora e agende uma consulta