As lesões esportivas são acontecimentos bastante frequentes, seja em amadores ou profissionais. Este tipo de lesão pode ser tratado de diversas formas e, entre elas, está o tratamento com laser.
Quando pensamos em lesões causadas durante a prática esportiva, as articulações são um dos locais mais afetados. Diante disso, a utilização do laser como forma de tratamento pode ser benéfica, auxiliando o atleta a retornar às suas atividades com um tratamento indolor e não invasivo, sem a necessidade de afastamento de campeonatos.
O tratamento com laser de alta potência apresenta grande eficácia no tratamento de dores e na recuperação dos tecidos lesionados, pois possui efeito anti-inflamatório e auxilia na cicatrização mais rápida de feridas. Além de aliviar as dores agudas e crônicas, ele também permite aumentar a vascularização e oxigenação dos tecidos.
O que são lesões esportivas?
As lesões esportivas são uma realidade que a maioria dos praticantes vai enfrentar alguma vez na vida. Impossível de serem quantificadas com exatidão, devido a algumas pessoas nunca serem diagnosticadas, as lesões decorrentes do esporte podem afetar a qualidade de vida de uma pessoa anteriormente saudável.
Por exemplo, uma tendinite não tratada pode afetar a mobilidade de um paciente por anos até que ele decida se tratar. Da mesma forma, outras condições mais ou menos graves precisam também de tratamento, não importando se um atleta é profissional ou amador.
Dentre as lesões esportivas, as mais comuns são as musculares leves, motivadas por pequenos estiramentos. Elas se recuperam rápido e necessitam de tratamento conservador, mas existem lesões bem mais graves como rupturas de ligamento e fraturas. As lesões mais comuns do esporte são:
- Luxação
- Lombalgia
- Bursite
- Tendinite
- Contusão muscular
- Distensão muscular
- Fraturas por estresse
Entre os tratamentos recomendados para estas lesões, está o tratamento com o laser, importante avanço tecnológico na medicina.
Leia mais sobre as lesões em atletas amadores clicando aqui
Como funciona o tratamento por laser de alta potência?
Os avanços da medicina conseguem transformar a vida de milhões de pessoas. Atletas profissionais ou de final de semana também aproveitam esta evolução, de diferentes formas. Quando falamos sobre o laser para tratamento de lesões na ortopedia, temos uma alta tecnologia que permite acelerar a recuperação, enquanto evita afastamentos por longos períodos.
O laser age por alguns mecanismos para que consigamos obter o resultado ideal:
Bioestimulação
O laser consegue direcionar para o local desejado uma grande quantidade de luz em espectros que interessam ao tratamento, trazendo também uma quantidade de energia que estimula as células locais. Ou seja, a grosso modo, o laser estimula as células para começarem a reconstrução do local afetado, acelerando o metabolismo celular na região.
Efeito acústico
Os pulsos de alta intensidade na pele causam um efeito mecânico também. Ou seja, eles movem fisicamente as estruturas para as quais o laser está sendo direcionado. Isso tudo em alta intensidade e frequência, mas com curta duração, trazendo uma sensação de alívio e passagem da dor, o que configura o efeito analgésico do tratamento a laser.
Efeito térmico
O laser consegue também proporcionar um efeito térmico quando a luz é absorvida pelas células. Estas células transformam essa luz em energia que, então, é transformada em calor, liberada no local. Esse aquecimento também tem ação reparadora e analgésica, além de relaxante.
Existem recomendações para cada caso, além da necessidade de um profissional para utilizar de forma correta os equipamentos. O Instituto Regenius é especializado em diversos tratamentos. Clique aqui para saber mais.
O laser é um aliado para as lesões na ortopedia
Como vimos, os equipamentos com tratamento a laser conseguem fornecer ao paciente uma recuperação mais rápida e uma diminuição efetiva das dores. Estes são, inclusive, os principais motivos para a sua escolha no tratamento, já que muitos atletas profissionais ou amadores não podem ficar parados por muito tempo ou esperar um tratamento convencional ter o seu efeito.
O tratamento a laser pode ajudar na:
Cicatrização de feridas:
Favorecendo a produção de colágeno, proteína fundamental para a cicatrização, o laser consegue acelerar a cura da lesão. Isto também tem o lado estético, pois o laser pode trazer um melhor aspecto para a cicatriz, alterando a sua coloração.
Alívio da dor:
O estímulo mecânico e térmico dos lasers consegue estimular a atividade celular, além de controlar a dor a partir da redução da transmissão do estímulo doloroso pelos nervos, bem como, ajudar na liberação de hormônios que regulam a dor, como as endorfinas.
Relaxamento muscular
Com a energia transmitida pelo feixe de luz, existe uma vasodilatação na área tratada e um aumento na circulação sanguínea. Estes, por sua vez, conseguem trazer uma sensação de relaxamento, especialmente para pontos de gatilho e espasmos musculares.
Entretanto, é preciso ressaltar que o laser possui indicações. Lesões mais graves na fase inicial podem não ser recomendadas, devido à liberação de radicais livres. Porém, em outras lesões, ele é a mais avançada tecnologia disponível, como no tratamento com o ORTO-LASER.
Conheça o ORTO-LASER
O ORTO-LASER é um programa de tratamento altamente tecnológico e avançado, voltado para o tratamento de diversas condições. Usando o laser de alta intensidade, é possível realizar um alívio rápido das dores com a completa restauração da mobilidade através de uma terapia indolor e não invasiva.
Por não ser um procedimento cirúrgico e não envolver medicamentos, o ORTO-LASER carrega o benefício de não ser viciante ou lesivo para o organismo do paciente, além de permitir uma volta às atividades muito mais rápida.
Entre as suas principais indicações estão:
- Lesões esportivas
- Pontos de gatilho
- Lesões de ligamentos
- Hérnias de disco
- Dor na coluna
- Dor na lombar
- Dor articular
- Dores musculares
Entre em contato com o Instituto Regenius para saber mais sobre os tratamentos disponíveis clicando aqui.