Você sabia que o intestino é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, inclusive tendo relação com a saúde das articulações? O intestino é fundamental para a vida humana e não é só por causa do seu papel no sistema digestivo e na absorção de nutrientes.
O intestino tem diversas funções importantíssimas no corpo humano como o cuidado com a saúde do sistema nervoso, a participação no sistema imunológico e a produção de vitaminas que garantem que o organismo esteja completamente saudável.
Além disso, o intestino também está relacionado às articulações, segundo estudos. Foram encontradas relações entre a presença de determinadas bactérias e o aparecimento de dores, como também na redução de bactérias boas da microbiota e o surgimento de condições articulares.
Nos próximos parágrafos, vamos explicar melhor sobre essa relação.
Conheça mais sobre o intestino
O intestino é um dos principais órgãos do corpo humano, fazendo parte do sistema digestivo. Ele é uma estrutura corporal em formato tubular que se estende após o estômago até o ânus e tem como função a absorção de nutrientes e a eliminação de partes da comida ingerida.
Para garantir a passagem desses alimentos parcialmente digeridos, o intestino possui mais de 7 metros de comprimento, chegando até a 9 metros em alguns casos.
Ele pode ser dividido em duas partes:
Intestino delgado:
A primeira parte do intestino está logo após o estômago. Ele é dividido em três partes, o duodeno, jejuno e íleo. É nele que acontece a digestão química e a absorção de nutrientes e minerais.
Intestino grosso:
É a parte final do sistema digestório. Também é constituído de três partes, sendo elas o ceco, cólon e reto. Aqui a maior parte da água é absorvida pelo corpo humano.
Outra parte importante do intestino, como mencionamos na introdução, é a microbiota humana que é uma série de microrganismos benéficos para o processo digestivo e que ajudam o intestino a permanecer saudável. Sem o funcionamento correto da microbiota, o organismo pode sofrer com inflamações corporais severas e até mesmo dor nas articulações.
Entenda a microbiota humana
A microbiota humana é um conjunto de seres microscópicos presentes no nosso corpo, principalmente no intestino, que garantem o melhor funcionamento do nosso organismo. Eles podem ser bactérias, fungos ou vírus que agem para equilibrar as nossas funções corporais. Entretanto, caso exista alguma situação adversa, pode existir a disbiose (desequilíbrio na flora intestinal), transtorno que causa sintomas intestinais diversos, entre outras doenças.
Essa parte do corpo contém um número de até mil espécies de bactérias diferentes que chegam a pesar até três quilos no total.
As principais funções da microbiota intestinal são:
– Manutenção da imunidade;
– Auxílio na produção hormonal, como hormônios do sistema nervoso;
– Digestão do alimento;
– Proteção contra doenças e toxinas;
– Produção de vitaminas essenciais.
Para saber se existem problemas na microbiota intestinal, é possível a realização de um exame para diagnosticar problemas com a flora intestinal. Ele é feito com a coleta de material fecal de um paciente e análise das amostras para saber mais sobre as bactérias presentes.
Qual a relação entre o intestino e as dores na articulação?
O intestino pode ser a origem de diversos problemas no corpo humano como as doenças articulares, devido aos desequilíbrios presentes na microbiota intestinal. Como a maior parte das células do sistema imunológico do corpo estão no intestino, qualquer alteração no órgão pode desencadear uma reação do sistema, ativando a resposta inflamatória no corpo que ataca estruturas como a cartilagem articular, causando dor e inchaço.
Corroborando este fato, estudos recentes apontam que, na ocorrência da redução de bactérias boas e aumento de bactérias nocivas na microbiota, ocorre alterações na resposta inflamatória que podem gerar doenças autoimunes.
E pode ser esse um dos motivos do aumento nas doenças acontecido nos últimos anos. A mudança na alimentação, o uso indiscriminado de antibióticos e a diminuição do contato com a natureza podem ter afetado as bactérias presentes na microbiota intestinal.
No caso da artrite, estudo publicado por um reumatologista da Universidade de Nova York coletou dados que mostram que portadores de artrite reumatoide normalmente, possuem mais a bactéria Prevotella copri em seus intestinos, quando comparados a pessoas sem a doença. Outro estudo do mesmo pesquisador também mostrou que portadores de artrite psoriática possuem níveis mais baixos de outras bactérias intestinais.
É preciso, inclusive, ressaltar que doenças inflamatórias intestinais, como a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa, possuem os sintomas articulares como manifestação extra-intestinal mais comum.
Saiba mais sobre as doenças inflamatórias intestinais clicando aqui.
Para saber se as dores articulares estão ligadas à alguma condição do intestino é preciso saber se existem outros sintomas como:
– Perda de peso excessiva;
– Sangramento intestinal;
– Fadiga extrema;
– Náusea;
– Diarreia;
– Dor abdominal;
– Inchaço abdominal.
Em caso positivo, é possível que existam problemas no intestino que devem ser tratados em paralelo às dores articulares.
A relação entre o intestino e as dores na articulação não podem ser ignoradas
O intestino é fundamental para o corpo humano. Possuir o equilíbrio completo em todas as suas partes garante que todas as funções fisiológicas sejam executadas da maneira correta e que o corpo não sofra com doenças. Para isso, é preciso a adoção de dietas adequadas e cuidados com o uso de remédios.
No caso de problemas articulares derivados de doenças no intestino, o primeiro passo é identificar e realizar o tratamento das condições intestinais para, em paralelo, iniciar o cuidado com as articulações.
O Instituto Regenius é especialista no tratamento de problemas ortopédicos e na reabilitação de pacientes com doenças articulares, possuindo mais de 16 anos de experiência e 24 mil atendimentos. Uma opção para tratar as dores articulares é o Ortolaser, clique aqui e saiba mais!
Para o cuidado com as suas articulações, entre em contato e marque uma consulta de avaliação.
Fonte:
The Microbiome in Psoriasis and Psoriatic Arthritis: Joints
Jose U. Scher
The Journal of Rheumatology Supplement Jun 2018, 94 32-35; DOI: 10.3899/jrheum.180134
Rubin DT. Recent Research on Joint Pain and Arthritis in Patients With Inflammatory Bowel Disease. Gastroenterol Hepatol (N Y). 2017;13(11):688-690.
Boer CG, Radjabzadeh D, Medina-Gomez C, Garmaeva S, Schiphof D, Arp P, Koet T, Kurilshikov A, Fu J, Ikram MA, Bierma-Zeinstra S, Uitterlinden AG, Kraaij R, Zhernakova A, van Meurs JBJ. Intestinal microbiome composition and its relation to joint pain and inflammation. Nat Commun. 2019 Oct 25;10(1):4881. doi: 10.1038/s41467-019-12873-4. PMID: 31653850; PMCID: PMC6814863.