O desenvolvimento da artrose se dá com o desgaste gradual da articulação. O processo vai deixando a cartilagem, que está presente nas extremidades ósseas, mais fina e com buracos. Isso aumenta o atrito na região, diminui a absorção do impacto e estressa a estruturas articulares, trazendo dor e inchaço.
Ainda não se sabe exatamente todas as causas da artrose – também conhecida como osteoartrite – e nem como revertê-la, porém sabe-se que existem condições que facilitam seu aparecimento como:
- Envelhecimento natural;
- Obesidade;
- Fatores genéticos;
- Inflamações;
- Prática regular de esportes de impacto;
- Lesões articulares.
Para ter o diagnóstico preciso da Artrose, é preciso a consulta com médicos especializados em Ortopedia e a análise do caso. A condição não possui cura, mas diversos tratamentos podem auxiliar ao paciente ter uma vida sem dor e limitações.
Quais são os sintomas da artrose?
Quem tem artrose ou conviveu com pessoas que sofrem com essa condição provavelmente já sabe o principal sintoma: a dor articular. Essa dor é causada pelo atrito devido à diminuição da cartilagem, trazendo dificuldades de movimentação e problemas que podem evoluir para doenças psíquicas devido ao sofrimento com a doença.
Porém, além da dor, a artrose traz outros incômodos para a vida do paciente como:
- Crepitações (estalos);
- Rigidez após repouso prolongado e rigidez matinal articular;
- Inchaço;
- Diminuição do arco de movimento;
- Dificuldades para realizar movimentos.
Por conta disso, muitas pessoas buscam tratamentos rápidos e efetivos, desejando não mais sofrer com a dor e ter de volta a qualidade de vida anterior. Infelizmente, a artrose não tem cura, então os tratamentos buscam apenas auxiliar o paciente para que ele possa não sentir dores, para que ele não fique impossibilitado de se locomover e para reduzir a velocidade da progressão da doença.
Neste sentido, o tratamento com corticoides foi um grande avanço no passado. Mas seus colaterais podem causar problemas, diante disso, devem ser evitados, permitindo o uso de terapias mais avançadas como a viscossuplementação.
Por quê evitar o uso de corticoides em pessoas com artrose?
Os corticosteroides são uma alternativa muito comum a ser utilizada no tratamento da artrose. Entretanto, isso não acontece sem riscos ou a possível piora dos casos. O principal problema são os efeitos colaterais que podem acontecer e também, no caso da aplicação de corticoides na articulação, a piora do quadro com o passar do tempo.
O aparecimento dos efeitos colaterais está ligado à dose prescrita e ao tempo de uso do medicamento, devendo ser pesado contra a gravidade da doença que está sendo tratada. Isto é, os possíveis efeitos adversos não podem ser maiores que o que a doença traz, caso contrário a sua utilização se mostra equivocada.
Alguns efeitos colaterais dos corticosteroides são:
Alterações na pele:
O uso deste medicamento pode gerar uma pele mais fina, com menor capacidade de cicatrização, maior facilidade de aparecimento de hematomas e estrias.
Face Redonda e Corcova
Um efeito comum dos corticoides é a face arredondada e o acúmulo de gordura na região do pescoço e costas, trazendo uma aparência de uma pequena corcova no topo das costas.
Glaucoma e Catarata
O uso prolongado de corticoides pode levar ao aumento de risco de aparecimento das condições dos olhos. É preciso consultar especialistas em oftalmologia para realizar exames e tratar precocemente condições pre-existentes.
Doenças cardiovasculares
O uso por mais de um ano dos corticoides pode aumentar a incidência de hipertensão, AVC, infartos, entre outras condições.
Injeções de Corticosteroides podem piorar a Artrose
Segundo estudo publicado no periódico Radiology, a injeção de corticoides por via intra-articular pode estar relacionada à aceleração na progressão da doença. Existem indícios que ela aumente também a necessidade da cirurgia para a substituição da articulação afetada pela artrose.
O estudo também avaliou o relato de 459 pacientes que realizaram injeções de corticoides no quadril e joelho no ano de 2018. Cerca de 8% deles tiveram complicações.
Os quadro principais achados articulares observados pelo artigo após as injeções intra-articulares de corticosteroides foram:
Progressão acelerada da osteoartrite;
Fratura da insuficiência subcondral;
Complicações da osteonecrose;
Rápida destruição articular, incluindo enfraquecimento ósseo.
Tratamentos recomendados para a Artrose
Para evitar os problemas dos corticosteroides, existem tratamentos com excelentes resultados para a artrose. Eles visam diminuir a dor, lubrificar a articulação e devolver a mobilidade ao paciente em todas as fases de sua vida. No Instituto Regenius, possuímos tratamentos inovadores a exemplo dos citados abaixo:
O tratamento injetável melhora a qualidade do líquido responsável pela lubrificação e pela nutrição dos tendões e das cartilagens das articulações, nutrindo e auxiliando na recuperação de estruturas que foram afetadas pelo desgaste. É utilizado um composto de substâncias importadas, aplicado direto no joelho ou na articulação debilitada.
O procedimento é simples, rápido e minimamente invasivo, necessitando apenas de anestesia local. Devido à sua rapidez, não é precisa a internação.
ORTO-LASER
O tratamento inovador do Instituto Regenius utiliza o LASER (Luz Amplificada pela Emissão Estimulada de Radiação) para reduzir a dor e estimular o reparo de lesões em diversas estruturas do corpo. Sua aplicação em tendões, ligamentos e articulações traz resultados expressivos desde a primeira sessão.
Somado a uma abordagem humanizada e com auxílio de tratamentos conservadores e fisioterapia, o ORTO-LASER devolve a melhor qualidade de vida para quem sofre com a artrose. Confira mais sobre o tema clicando aqui.
Para o melhor tratamento de lesões esportivas e da artrose, entre em contato com o Instituto Regenius. Com o seu contato, podemos tirar todas as dúvidas sobre tratamentos e procedimentos. Fale com nossa equipe e agende uma consulta de avaliação.
Referência
https://www.arthritis.org/drug-guide/corticosteroids/corticosteroids
Lee Y, Lee S-H, Lim SM, Baek SH, Ha I-H (2020) Mental health and quality of life of patients with osteoarthritis pain: The sixth Korea National Health and Nutrition Examination Survey (2013–2015). PLoS ONE 15(11): e0242077. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0242077
Intra-articular Corticosteroid Injections in the Hip and Knee: Perhaps Not as Safe as We Thought?
Andrew J. Kompel, Frank W. Roemer, Akira M. Murakami, Luis E. Diaz, Michel D. Crema, and Ali Guermazi
Radiology 2019 293:3, 656-663