A síndrome de Burnout está se tornando uma condição crescente em boa parte do mundo, incluindo o Brasil. Enquanto ela se propaga, novos tratamentos vão surgindo e outros vão sendo adaptados para prevenir e tratar quem está passando pelo esgotamento. Entre esses tratamentos, está a Soroterapia (Terapia Injetável), que já trazia seus benefícios para quem sofre com ansiedade e depressão.
Cerca de 30% de todos os brasileiros sofrem com problemas de esgotamento derivado do trabalho e o número vem aumentando nos últimos anos. É possível perceber este fato com dados como os do SemRush, plataforma que analisa as buscas na internet, que mostram que houve um aumento de 122% nas buscas por Burnout, durante a pandemia.
Leia mais sobre os dados do SemRush aqui.
Nos próximos parágrafos, vamos conhecer mais sobre o Burnout e como as infusões podem ajudar na recuperação de pessoas que sofrem com o problema.
Saiba mais sobre a Síndrome de Burnout
Burnout é uma condição comum no Brasil. De acordo com dados da Associação Internacional de Gestão de Estresse, cerca de 32% dos profissionais do país sofre com o esgotamento mental motivado pelo trabalho. Os resultados desse esgotamento podem acometer também a economia, visto que, segundo estudo da Escola de Economia de Londres de 2016, a depressão do trabalho fez o país perder US$63,3 bilhões por ano.
A Síndrome de Burnout, também chamada de Síndrome do Esgotamento Profissional, é uma condição psíquica marcada pela exaustão extrema causada pelo ambiente de trabalho.
Os motivos para acontecer o Burnout são diversos como:
Pressão excessiva por parte de chefes ou colegas;
Demandas imensas;
Competição não-saudável no local de trabalho;
Falta de respeito pelo repouso dos funcionários;
Metas inalcançáveis;
Falta de remuneração adequada;
Demais situações que possam constranger, humilhar e inferiorizar um trabalhador durante e fora do seu expediente.
Esse esgotamento pode acontecer com qualquer trabalhador, entretanto algumas categorias estão mais sujeitas ao desenvolvimento do Burnout. Isso se deve tanto pela natureza do ofício quanto pela falta de segurança em relação à permanência no trabalho em caso de problemas. As profissões que tem mais trabalhadores com burnout são:
– Policiais;
– Médicos;
– Enfermeiros;
– Professores;
– Jornalistas.
Além disso, a necessidade de realizar jornadas duplas ou triplas para receber o mínimo de salário para sobreviver e manter uma casa em ordem, contribui para o aumento do estresse e esgotamento.
Quais são os sintomas da Síndrome de Burnout?
Como mencionamos acima, o Burnout é marcado pelo esgotamento físico e mental. Mas o que seria isso? O primeiro passo é explicar que esgotamento significa perda de força física ou mental, podendo ser causado pela preocupação excessiva com o trabalho, neste caso.
E essa depleção total da energia também traz outros sintomas que podem ser em maior ou menor grau como:
– Nervosismo;
– Sofrimento psíquico;
– Sintomas gastrointestinais como a diarreia;
– Cansaço excessivo;
– Tonturas;
– Dor de Cabeça;
– Insônia;
– Estresse;
– Fadiga;
– Pressão Alta;
– Alterações de humor;
– Alterações nos hábitos alimentares;
– Dificuldades para deixar a casa;
– Dificuldades de concentração;
– Questionamento sobre a capacidade de trabalho e sentimentos de insegurança e fracasso.
Por isso, fique atento se notar o aparecimento e repetição destes sintomas e procure ajuda profissional antes de existir uma piora nos sintomas.
O que fazer para prevenir ou tratar o Burnout?
É possível prevenir e tratar o Burnout com alguns passos simples e motivação por parte do indivíduo. O mais simples a se fazer é implementar medidas que diminuam o estresse e garantam melhores condições para a realização das atividades laborais, incluindo o diálogo com chefes e gerentes para ter condições melhores de trabalho.
Algumas atitudes que ajudam a prevenir o Burnout são:
Garantir o lazer ao seu corpo e à sua mente
Ter horas de lazer e desligar os aparelhos conectados ao trabalho;
Tenha uma rotina menos estressante; sólida
Não repetir a mesma rotina por semanas ou meses a fio sem descanso. Em alguns dias, prefira mudar um pouco o seu processo de afazeres, incluindo realizar passeios durante a semana;
Busque objetivos plausíveis;
Trace objetivos menores e objetivos maiores que sejam alcançáveis. Cumpra-os aos poucos sem se pressionar;
Não faça horas extras sempre, defina um horário de trabalho e busque não ir além.
Procure ajuda
Esse ponto é muito importante para a prevenção e recuperação do Burnout. Profissionais da saúde mental e física podem ajudar você a se recuperar do estresse e não agravar a doença. São eles que podem, inclusive, recomendar métodos diferentes como a Terapia Injetável (Infusões), técnica que pode trazer benefícios para quem está sofrendo com episódios depressivos e de ansiedade.
Como a soroterapia ajuda na recuperação do Burnout?
A Terapia Injetável é um método terapêutico que utiliza a aplicação de vitaminas, minerais, nutrientes, hormônios, medicamento e/ou outros líquidos para tratar problemas que afetam o corpo humano. Como é feita por meior de aplicações venosas, musculares, cutâneas ou articulares, a terapia garante uma maior absorção do composto ministrado.
A escolha pelas infusão é bem comum em celebridades americanas como Madonna, Rihanna, Gwyneth Paltrow, Kim Kardashian e Demi Lovato que realizam as infusões para ampliar os cuidados com o corpo.
No caso do Burnout, assim como no tratamento da ansiedade, a terapia de infusão venosa auxilia na recuperação devido a personalização do tratamento feito pelas infusões, evitando o uso de produtos desnecessários e repondo nutrientes que são pouco absorvidos pelo corpo em função do estresse.
Por exemplo, os compostos com vitaminas como a vitamina C, o complexo B e a vitamina D podem diminuir níveis de cortisol, hormônio do estresse, e alguns também podem aumentar os níveis de serotonina no sangue. Essas substâncias conseguem, portanto, auxiliar na recuperação da síndrome de burnout.
Contudo, o melhor resultado no tratamento de pacientes com condições psíquicas vem da soma de métodos psicoterapêuticos e técnicas modernas (como a soroterapia) junto a mudanças nos hábitos de um paciente.
Para tratar o burnout com a infusão, soroterapia, procure profissionais!
A terapia de infusão venosa é uma técnica moderna que auxilia em diversas condições, incluindo problemas de natureza psicológica. Para o tratamento do Burnout, a infusão é uma ferramenta para acelerar a recuperação, devendo ser utilizada juntamente com outros tratamentos, como a psicoterapia.
A terapia injetável é uma das diversas técnicas que o Instituto Regenius possui. Com elas, foram atendidos mais de 24 mil pacientes em 16 anos de clínica.
Entre em contato para agendar uma consulta de avaliação..
Fonte:
Costa EF, Santos SA, Santos AT, Melo EV, Andrade TM. Burnout Syndrome and associated factors among medical students: a cross-sectional study. Clinics (Sao Paulo). 2012;67(6):573-80. doi: 10.6061/clinics/2012(06)05. PMID: 22760894; PMCID: PMC3370307.