O esporte pode causar diversas lesões no joelho, apesar dos diversos benefícios que a sua prática pode proporcionar. Cada forma de exercício físico oferece riscos quanto ao aparecimento de lesões esportivas e, dentre elas, estão as ocasionadas no joelho.
Em todas as articulações, as lesões podem acometer diferentes estruturas presentes na articulação e, dependendo do local afetado, existirá uma classificação específica quanto ao seu grau de acometimento. Diante desse problema, um sintoma importante e marcante para alguns pacientes é a presença de dor, que pode se apresentar em graus variados, sendo motivo pelo qual muitos pacientes procuram um médico.
O mais importante, nestes casos, é diagnosticá-las e entender porque aconteceram para, enfim, ser realizado o tratamento e acompanhamento adequado.
Quando pensamos em lesões causadas durante a prática esportiva, a primeira coisa que vem à cabeça são as sofridas por atletas do futebol. Alguns jogadores, como Ronaldo Fenômeno, quase tiveram a carreira abreviada por conta de rupturas nos ligamentos. Outros conviveram com dores a maior parte da vida.
Neste texto, vamos ver sobre o funcionamento do joelho, assim como as principais lesões que ocorrem durante a prática de um esporte. E não pense que elas afetam apenas profissionais, elas podem afetar todas as pessoas que fazem qualquer prática de exercício físico.
A importância do joelho na prática esportiva
O joelho é a maior articulação do corpo e está entre as principais articulações dos membros inferiores, sendo também uma das mais importantes do corpo humano. Dessa forma, ele é também uma das articulações que mais importa para a realização de movimentos básicos na prática esportiva, como caminhar, correr, agachar e pular. Sem o joelho, não poderíamos realizar muitos dos movimentos simples ou complexos que realizamos nessas horas.
O joelho é formado pela extremidade distal do fêmur, pela extremidade proximal da tíbia e a ligação da patela com o fêmur. Neste local, existem diversas estruturas como os ligamentos, meniscos e músculos. Todos estes permitem a execução dos movimentos, além de contribuir para o equilíbrio e amortecimento dos membros inferiores.
As principais estruturas dos joelhos são:
Ligamentos:
Bem conhecidos quando pensamos em lesões desportivas, eles estabilizam as articulações, contribuem para os movimentos de translação, para a angulação do joelho em varo e valgo e para movimentos rotatórios da articulação. Eles podem ser extracapsulares e intracapsulares.
Menisco
Estas estruturas de fibrocartilagem garantem a estabilização do joelho, o amortecimento de impactos, a nutrição da cartilagem e o espalhamento de uma película de líquido sinovial pela integralidade da articulação. Quando falamos de lesões causadas por impactos, o menisco é uma das partes que mais são lesionadas.
As lesões do joelho no esporte
Esportes de alto impacto são um enorme fator para uma lesão no joelho acontecer. A articulação, apesar de resistente, pode sofrer danos durante a prática desportiva que podem se agravar em uma lesão com o tempo. Por conta disso, inclusive, é sempre recomendado que amadores e profissionais pratiquem atividades apenas sob a supervisão e/ou prescrição de um profissional.
As lesões podem ocorrer devido a variados fatores como movimentos bruscos, sobrecarga excessiva, traumas na região, hiperextensão, entre muitos outros. Algumas das lesões mais comuns no joelho são:
Tendinite patelar
Causada pela sobrecarga em atividades que exigem saltos ou corridas, a tendinite causa dor de início insidioso e gradual na região anterior do joelho, sendo o primeiro sintoma relatado pelo paciente. Ela costuma afetar até 20% dos corredores e tem a indicação de tratamento conservador para a maioria dos casos. Medidas como repouso relativo, correção de fatores biomecânicos predisponentes, alongamentos e medicações, fazem parte do tratamento, porém, é possível a realização de cirurgia em casos de refratariedade.
Ruptura do ligamento cruzado anterior
Uma das estruturas que mantém o equilíbrio do joelho, o ligamento cruzado anterior conecta a tíbia ao fêmur, garantindo que o joelho não se movimente de forma antinatural. Ele costuma ser rompido por meio de torções que necessitam de imobilização e tratamento paliativo imediato. É uma lesão importante que necessita de cirurgia, bem como, acompanhamento rotineiro com a fisioterapia para reabilitação física.
Ruptura do ligamento cruzado posterior
Este ligamento impede a rotação externa da tíbia e também a translação posterior da tíbia em relação ao fêmur. Costuma geralmente ocorrer por meio de traumas de alta energia, como pancadas ou pisadas em falso, ocasionando em instabilidade do joelho. Seu tratamento possui grande controvérsia, consistindo em uma abordagem conservadora ou cirúrgica.
Síndrome do corredor
Lesão comumente associada a atletas de corridas de longas distâncias, a sobrecarga de treinamentos pode levar ao aparecimento desta lesão. Ela é uma inflamação na região lateral da coxa que causa, por sua vez, dor de forte intensidade na lateral do joelho. Seu tratamento é predominantemente conservador e pode ser realizado com fisioterapia, medicamentos para alívio da dor e fortalecimento da musculatura. O retorno ao esporte após o tratamento deve ser progressivo.
Fratura por estresse
Como falamos, o joelho é composto por diversas estruturas, dentre elas, partes ósseas , que podem também ser alvos de consequências da prática esportiva inadequada. Esta lesão pode ocorrer devido à falta de equilíbrio na ação das células ósseas associado a movimentos repetitivos, favorecendo a fratura do osso. O tratamento deve ser conservador a priori, com um tempo de consolidação da fratura óssea em média de 4 a 12 semanas. Caso a fratura seja grave, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica. Neste tipo de lesão, a recuperação também deve ser mais lenta, podendo durar mais de seis meses.
Quais são os esportes que mais causam lesões?
Os esportes são uma importante causa de lesões nas articulações. Apesar de benéficos para a saúde, sua prática inadequada pode ocasionar nas lesões que já mencionamos anteriormente. Por isso, é sempre necessária a atenção para com os mesmos, de modo a evitar situações que podem te deixar afastado por diversos meses. Os esportes que mais causam lesões são
Futebol
Lutas e Artes marciais
Basquete
Treino em academia
Tênis As lesões do joelho no esporte podem ser prevenidas
De modo algum devemos evitar praticar esportes. Eles são fundamentais para o nosso corpo. Aliás, o sedentarismo é um mal muito pior do que o esporte para o nosso organismo. Então não é possível usar as possíveis lesões esportivas como desculpa para evitar a prática do desporto.
O que precisamos ter atenção é que o esporte necessita de cuidados que vão desde a escolha do calçado ideal até a frequência de treinos. E sempre com acompanhamento profissional. Dessa forma, as lesões no joelho podem ser prevenidas de forma eficaz e tratadas, caso aconteçam.
Para saber mais sobre as lesões do joelho, entre em contato.
Referências:
COHEN, Moisés et al. Tendinopatia patelar. Revista Brasileira de Ortopedia, v. 43, p. 309-318, 2008.
RODRIGUES, Joana Bento; FONSECA, Fernando. Rotura Isolada do Ligamento Cruzado Posterior: história natural, tratamento, reabilitação. 2011.
AREND, Carlos Frederico. Ultrassonografia do trato iliotibial: espectro de achados. Radiologia Brasileira, v. 47, p. 33-37, 2014.
ASTUR, Diego Costa et al. Fraturas por estresse: definição, diagnóstico e tratamento☆. Revista Brasileira de Ortopedia, v. 51, p. 03-10, 2016.