Sentir muito cansaço pode ser comum, mas, é normal?
Saiba que esse sintoma é uma das principais reclamações das pessoas de forma geral. Aliás, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está em 2º lugar no ranking dos países com trabalhadores que sofrem de cansaço excessivo.
Isso, é claro, se formos analisar apenas o dia a dia de quem trabalha. Mas, também existem queixas sobre cansaço nas pernas, costas, vistas, dentre outras.
A questão então é: até que ponto se sentir cansado(a) pode estar relacionado a problemas na saúde? E qual a melhor forma de lidar com esse sintoma?
Continue nos acompanhando para saber mais!
É só um cansaço mesmo?
Estar sem energia pode significar muitas coisas além do cansaço ao fim do dia.
Até porque, se sentir cansado(a) também pode estar ligado a condições como uma gripe, problemas de sono ou até mesmo um grande esforço físico.
Porém, em alguns casos, muitas vezes a pessoa, mesmo com o repouso durante a noite, continua se sentindo cansada no dia seguinte. Neste caso, o importante é atentar no que pode ser.
Por exemplo: você sabe o que é fadiga?
A fadiga é uma condição, que pode ser explicada como um cansaço duradouro, que não passa e que piora ainda mais após esforços e prática de exercícios.
O que muitas pessoas não sabem é que a fadiga vai muito além que se sentir fraco(a) ou muito cansado(a), já que ela também apresenta sintomas relacionados como:
- Dor de cabeça;
- Dor de garganta;
- Dores musculares;
- Dificuldade para memorizar ou se concentrar;
- Sono não reparador.
Também é importante destacar que a fadiga possui diferentes tipos, como é o caso da síndrome da fadiga crônica, que afeta muitas pessoas e é, muitas vezes, não diagnosticada.
Sendo assim, será que esse cansaço é, na verdade, uma fadiga?
Como saber se estou com fadiga?
O primeiro passo é se atentar aos sintomas e à frequência com que você se sente cansado(a).
Se você possui uma rotina intensa de trabalho, ou pratica exercícios físicos regularmente, é normal que se sinta cansado(a) após os esforços, principalmente no fim do dia. Aqui, o sono tem um papel fundamental para repor suas energias.
Porém, se você tem observado que o cansaço não vai embora mesmo após um bom período de descanso, é hora de entender melhor a causa disso.
Para isso, o ideal é agendar uma consulta com um médico especialista para diagnóstico e tratamento da fadiga.
Lembrando que é muito importante conversar com um profissional sobre a fadiga e que a automedicação pode piorar ainda mais o seu quadro de cansaço.
O que fazer então para lidar com o cansaço?
Hoje, você pode contar com alguns tratamentos que ajudam a diminuir o cansaço.
É o caso da soroterapia, que é um procedimento à base de medicamentos, nutrientes, minerais, hormônios, vitaminas e/ou outros líquidos no corpo por meio das aplicações (através das veias, pele, etc) e que atuam na melhoria da disposição física e mental, aumentando a sensação de bem-estar.
Também existem terapias, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), que ajuda os pacientes a mudar seus pensamentos e comportamentos para lidar melhor com os sintomas da doença.
Além delas, a terapia de exercícios graduais (TEG) também é uma opção de tratamento e que opta por uma abordagem terapêutica que envolve a realização de exercícios físicos leves e gradualmente aumentando a intensidade ao longo do tempo.
Seja como for, o ideal é conversar com um profissional especializado para que ele faça o diagnóstico e também indique o tratamento mais adequado. Vale lembrar que as terapias podem variar de pessoa para pessoa.
Quer tirar essa dúvida? Entre em contato conosco e agende já sua consulta para avaliação!