As dores no punho e na mão podem se tornar um grande incômodo. Seja no trabalho ou na realização dos afazeres domésticos, por vezes, a realização de movimentos e atividades repetidas ou executadas sem conforto geram um grande desconforto.
Essa é a reclamação de muitos profissionais que trabalham em escritório, profissionais da área de limpeza e de empresas que exijam esforço maquinado, sem a devida estrutura para sua realização.
Você se identificou com alguma dessas situações? Já sentiu essas dores no punho e na mão sem entender como apareceram? Então, para entender por que essas dores surgem e saber técnicas eficientes para amenizá-las, continue com a leitura desse post até o final!
Possíveis causas das dores no punho e na mão
As dores no punho e na mão podem estar associadas a diversos problemas ortopédicos. O mais comum é que a realização de esforços repetitivos pode causar o desgaste das articulações no local. A idade também é um fator de risco, já que a tendência é que esse desgaste aumente com o passar do tempo.
Aos poucos, o contato entre os ossos é cada vez mais constante, gerando assim, dores agudas no paciente ,prejuízo aos movimentos das mãos, na anatomia dos membros e em diversos fatores complicadores para quem sofre esse dano cartilaginoso.
Além disso, a inflamação de tendões é outra possível causa responsável por tirar noites de sono de quem passa por esse tipo de desconforto.
Os principais problemas associados às dores no punho e na mão são:
• Artrose/osteoartrite (desgaste das articulações);
• Síndrome do túnel do carpo (existência de nervo comprimido no punho);
• Tendinite (inflamação do tendão);
• Síndrome de Quervain (inflamação do tendão do polegar);
• Lesão por esforço repetitivo (LER);
Consequências da falta de tratamento adequado
Ignorar as dores no punho e na mão e não procurar um especialista que possa indicar o tratamento adequado são atitudes que podem trazer consequências maiores a longo prazo, afetando os movimentos da mão e o bem-estar do paciente. Como exemplo disso, temos:
• Perda da força em decorrência das dores no punho e na mão;
• Rigidez da articulação;
• Falta de flexibilidade na região;
• Atrofia dos ossos da mão;
• Formigamento constante na região;
• Perda da sensibilidade;
• Desgaste dos ossos da mão e do punho.
Além disso, o agravamento do problema pode levar a quadros extremos que demandam cirurgias e longos e dolorosos processos de recuperação.
Como amenizar a dor
Após passar pelo atendimento de um especialista, algumas abordagens são indicadas para um tratamento dinâmico e multidisciplinar, ou seja, são processos que envolvem duas ou mais ações para serem realizadas visando o alívio dos sintomas e a constante melhora das dores no punho e na mão. A seguir, confira 4 métodos indicados!
1. Fisioterapia
Sendo o método mais procurado para o tratamento de dores no que diz respeito à anatomia da mão e do punho, o médico fisioterapeuta direciona seus esforços para minimizar as dores, melhorar a flexibilidade e os movimentos dessa área, bem como fortalecer a articulação.
São passados exercícios que envolvem a movimentação circular, a extensão do punho, o fortalecimento dos movimentos por meio de elástico e bolas anatômicas, o estímulo da flexibilidade do tendão e dedão, entre outros.
Ao longo das sessões, a evolução do paciente é mapeada e alguns exercícios passam a ser feitos em casa ou antes, durante e depois do expediente, assim, os músculos são aquecidos e estimulados mesmo durante a realização das atividades cotidianas.
2. Acupuntura
Muito difundida no oriente e absorvida pela medicina ocidental, a acupuntura é comprovadamente um método que pode ser utilizado como terapia complementar para auxiliar na diminuição das dores no punho e na mão, proporcionar o relaxamento muscular e melhorar a qualidade de vida do paciente.
3. Exercícios físicos
Para além da fisioterapia, quando liberada pelo médico e realizada com o devido acompanhamento, a realização de atividades físicas é uma grande aliada para o fortalecimento da musculatura, a melhora do impacto nos ossos da região e o estímulo de uma maior flexibilidade do local.
Vale ressaltarmos que as atividades devem ser feitas de forma comedida e gradual, sem gerar esforços desnecessários que podem agravar a situação e gerar ainda mais dores para o paciente.
4. Alongamentos entre as atividades
A realização de movimentos repetitivos que geram lesões, segundo o INSS, foi a causa do afastamento de pelo menos 22 mil trabalhadores no ano de 2017.
Quando a atividade exige repetição constante, o ideal é intercalar com alongamentos rápidos e eficazes para combater a rigidez da musculatura e manter o corpo preparado para absorver impactos, dessa forma você pode amenizar as dores no punho e na mão.
O próprio médico ou fisioterapeuta pode prescrever alongamentos que não exijam a utilização de objetos, mas que, com a força do próprio corpo, promovam o relaxamento da anatomia da mão e do punho. Essa sempre será uma indicação-chave para combater e evitar o surgimento de dores nessa região.
Importância do acompanhamento médico
A única pessoa capacitada para realizar o exame e o diagnóstico é um médico ortopedista. Esse profissional vai utilizar métodos e análises assertivas para entender o que está causando as dores e determinar o melhor encaminhamento para cada caso, considerando a gravidade e as possibilidades do paciente.
No Regenius Instituto, você conta com uma equipe especializada no tratamento de dores e capacitada para lidar e tratar os mais diversos problemas que envolvam tendões, articulações, músculos e lesões.
Além disso, o espaço conta com tratamentos de ponta, que envolvem tecnologias e pesquisas amplamente difundidas na comunidade científica, com eficácia comprovada em diversos países, sendo utilizada até mesmo por atletas de alto rendimento.
Com mais de 16 anos de experiência e mais de 23 mil pacientes atendidos, qualidade e excelência são regra e norte para cada consulta e procedimento realizado nas áreas de Ortopedia, Fisioterapia e Reumatologia.
Para entender mais sobre as dores que atingem a região do punho e da mão, entre em contato com quem entende e possui propriedade no assunto; entre em contato com o Regenius Instituto!
Aviso Legal
Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicados na literatura científica internacional, e podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais.