Sim, a terapia com luz vermelha funciona para perda de peso !
A terapia com luz vermelha (LLLT) é um tratamento que utiliza luz de baixa potência para estimular a atividade celular e melhorar a saúde geral. Embora a terapia com luz vermelha tenha sido usada principalmente para fins estéticos, como redução de rugas e acne, ela também tem sido estudada como uma maneira de ajudar na perda de peso.
Em um estudo de 2013, publicado no American Journal of Clinical Dermatology, os pesquisadores descobriram que a terapia com luz vermelha pode ajudar a reduzir a gordura abdominal e da cintura em indivíduos com sobrepeso. No estudo, os participantes receberam tratamentos de LLLT duas vezes por semana durante quatro semanas e experimentaram uma redução significativa na gordura abdominal e da cintura.
Outro estudo, publicado em 2017 na revista Lasers in Surgery and Medicine, descobriu que a terapia com luz vermelha pode ajudar a aumentar a perda de peso em indivíduos que estão fazendo dieta e exercício. Os participantes do estudo receberam tratamentos de LLLT duas vezes por semana durante quatro semanas e experimentaram uma perda de peso significativamente maior do que aqueles que não receberam os tratamentos.
Quer o seu objetivo seja uma saúde melhor, perda de gordura, um corpo mais atraente – ou todos os três – a terapia com luz vermelha pode ser a resposta que você está procurando.
A terapia com luz vermelha é mais conhecida por sua eficácia no alívio da dor, bem como no tratamento de doenças crônicas da pele, cicatrizes, danos à pele causados pelo envelhecimento e aceleração da recuperação muscular após lesões. A pesquisa clínica também mostrou que a terapia com luz vermelha pode levar à perda de peso. Na verdade, está se tornando cada vez mais popular como um tratamento de contorno corporal.
Obviamente, um estilo de vida saudável é a melhor maneira de perder o excesso de gordura e manter um peso saudável. Mas com a terapia de luz vermelha, você pode se beneficiar do impulso emocional de alcançar resultados rápidos, o que melhorará sua mentalidade e o motivará a seguir seu programa de perda de peso.
E melhor ainda, a terapia com luz vermelha dá suporte ao seu corpo no nível celular. Assim, além de usar a luz vermelha para perder gordura, também trata muitas causas de excesso de peso.
Neste artigo, exploraremos a terapia de luz vermelha para perda de peso: o que ela faz, como funciona e como pode ajudá-lo a perder gordura corporal e atingir seu peso ideal.
Como funciona a terapia de luz vermelha para perda de peso?
Também conhecida como fotobiomodulação ou terapia de luz de baixo nível (LLLT), o termo “terapia de luz vermelha” refere-se aos comprimentos de onda do vermelho e do infravermelho próximo (NIR). A pesquisa mostrou de forma esmagadora que os comprimentos de onda mais benéficos estão entre 650 nanômetros (nm) e 850 nm, uma faixa conhecida como “janela terapêutica”.
Dentro dessa janela, a luz vermelha varia de 620 a 700 nm e a luz NIR varia de 810 a 850 nm.
Esses comprimentos de onda vermelhos e NIR específicos foram amplamente estudados e provaram ter dezenas de benefícios terapêuticos no corpo humano. Neste artigo você encontrará muitas informações sobre os benefícios da terapia de luz vermelha e NIR.
A terapia com luz vermelha usa lâmpadas de diodo emissor de luz (LED) para banhar o corpo em ondas de luz no espectro vermelho e NIR. Os dispositivos de luz vermelha mais eficazes são painéis poderosos equipados com lâmpadas de LED calibradas com precisão para comprimentos de onda vermelhos e NIR específicos.
Uma vez que os fótons de luz dessas lâmpadas de LED interagem com as células do corpo, eles desencadeiam uma cadeia de efeitos biológicos positivos.
Para saber mais sobre o mecanismo de ação da fotobiomodulação sobre as células, acesse o post sobre Princípios Básicos, nesse link.
Benefícios da terapia de luz vermelha para perda de peso
Agora que você está familiarizado com algumas das maneiras pelas quais a terapia com luz vermelha pode promover a redução de gordura, sem dúvida você tem algumas perguntas sobre aplicações específicas para tratamentos de terapia com luz vermelha. Nesta seção, abordamos algumas das perguntas mais comuns.
A luz vermelha acaba com a celulite?
A celulite é o excesso de gordura subcutânea, ou seja, a gordura que fica logo abaixo da pele. É um problema teimoso e persistente que não pode necessariamente ser remediado apenas com exercícios e perda de gordura – mas a terapia com luz vermelha tem se mostrado uma grande promessa em reduzi-lo.
Um estudo fascinante sobre a celulite examinou os efeitos da combinação de luz infravermelha próxima com o treinamento em esteira. O estudo dividiu 20 participantes do sexo feminino em dois grupos: um que foi tratado com luz NIR de 850 nm junto com treinamento em esteira de alta intensidade e outro que usou apenas a esteira. O grupo que usou ambas as formas de tratamento obteve celulite reduzida nas nádegas e nas áreas do quadril, enquanto o grupo apenas na esteira não.
A perda de peso direcionada é possível com a terapia de luz vermelha?
A perda de peso direcionada, também conhecida como modelagem corporal ou contorno corporal, está na lista de desejos de quase todos que desejam perder peso. É o processo de remoção de gordura de certas áreas do corpo, mantendo as reservas de gordura em áreas desejáveis. Por exemplo, muitas mulheres querem manter a gordura ao redor dos seios, mas remover a gordura da barriga ou “culotes”, ou seja, gordura armazenada na parte externa das coxas perto das nádegas.
Esse desejo de controle sobre a forma do corpo resultou na popularidade do contorno corporal, que é uma abordagem cosmética que se concentra nas áreas do corpo onde a gordura tende a se instalar: cintura, quadris, coxas e braços.
Historicamente, a perda de peso direcionada tem sido vista como uma impossibilidade. E é fácil entender por que, já que uma combinação de comer menos e se exercitar para queimar mais calorias resulta em gordura geral e perda de peso, mas não atinge áreas específicas; e todos têm áreas diferentes onde tendem a armazenar gordura.
A luz vermelha fornece um mecanismo eficaz para perda de gordura localizada.
Em um estudo de 2011 sobre os efeitos da luz vermelha no contorno corporal, 40 homens e mulheres saudáveis experimentaram uma redução significativa (cerca de 1”) nas medidas da cintura após passar por tratamentos de 30 minutos duas vezes por semana durante quatro semanas (oito tratamentos no total) – e eles alcançaram esses resultados sem alterar a dieta ou os hábitos de exercícios.
Outro estudo usou luz vermelha de 635 nm para reduzir o excesso de gordura armazenada ao redor da cintura, quadris e coxas de 65 participantes masculinos e femininos. Quando as áreas-alvo foram medidas, a perda combinada foi em média de 3,51 polegadas, sem mudanças na dieta ou exercício.
A luz infravermelha e quase infravermelha pode ajudá-lo a perder peso?
Os benefícios de perda de gordura da luz vermelha (620-660 nm) são profundos, mas são limitados à gordura armazenada diretamente sob a pele. A luz vermelha só pode penetrar na camada dérmica onde ativa o metabolismo celular e logo abaixo da superfície da pele. É aqui que a maior parte do excesso de gordura é armazenada, por isso é possível obter ótimos resultados com uma abordagem apenas de luz vermelha.
A luz infravermelha próxima e infravermelha (IR) penetra mais profundamente no corpo do que a luz vermelha. Para promover a perda de peso e melhorar a composição corporal (a proporção de músculo para gordura), é necessário estimular o metabolismo a um nível mais profundo.
Tecnicamente, a luz infravermelha próxima faz parte do espectro infravermelho. No entanto, entre 810 e 850 nm, esses comprimentos de onda se comportam mais como comprimentos de onda vermelhos do que infravermelho distante, que o corpo percebe como calor.
A luz infravermelha é eficaz no tratamento de condições corporais profundas, mas deve ser usada com cuidado para evitar danos térmicos. Isso torna a luz NIR (que não gera calor no corpo) segura e eficaz.
Vamos voltar ao aumento da massa muscular, o que irá aumentar o seu metabolismo e facilitar a perda de peso e mantê-lo.
A luz infravermelha (que inclui luz quase infravermelha abaixo de 850 nm) tem sido intensamente pesquisada. Durante um estudo de 2018, pesquisadores do Brasil descobriram que a luz infravermelha melhorava a composição corporal e reduzia a inflamação. Quando a terapia de luz NIR foi adicionada a um regime de exercícios, mostrou um aumento significativo na perda de gordura em relação ao exercício sozinho.
Outro estudo brasileiro em 2017 descobriu que os comprimentos de onda NIR aceleram a cicatrização e o crescimento muscular dos tecidos profundos quando aplicados antes do exercício. O aumento da massa muscular está diretamente ligado a um aumento no metabolismo basal, ou seja, o número de calorias queimadas enquanto o corpo está em repouso. Quanto mais massa muscular você tiver, mais “quente” o corpo queima em repouso, o que contribui para a perda de massa gorda.
E quanto aos resultados de perda de peso da terapia a laser de baixa intensidade?
Como a terapia com luz LED, a terapia a laser de baixa intensidade pode ser usada para apoiar a perda de gordura. Um estudo de 2019 dos pesquisadores da Mayo Clinic envolveu a comparação dos efeitos de três frequências diferentes de LLLT sobre peso, circunferência da cintura, percentual de gordura corporal e qualidade de vida.
Sessenta participantes com excesso de peso foram randomizados para vários tratamentos de LLLT (três vezes por semana durante quatro semanas, duas vezes por semana durante seis semanas ou uma vez por semana durante 12 semanas). O grupo que obteve os maiores resultados foi o que recebeu dois tratamentos por semana durante seis semanas. O resultado mais notável foi uma redução de 6 a 12 polegadas na circunferência da cintura após o tratamento de seis semanas.
Os autores do estudo concluíram que o LLLT “tem o potencial de aumentar a motivação para tratamentos de controle de peso, fornecendo feedback positivo imediato por meio de reduções na circunferência da cintura reconhecíveis pelo indivíduo”.
O desafio dos tratamentos de LLLT mais eficazes é que eles são feitos no consultório de um dermatologista, o que pode ser inconveniente. Além disso, os tratamentos são caros: muitas vezes, em média, vários milhares de dólares para um pacote de seis tratamentos, e os resultados não são permanentes.
Os dispositivos a laser domésticos, que normalmente são portáteis, produzirão resultados com o tempo, mas é difícil atingir áreas maiores com pequenos dispositivos portáteis. É possível, mas vai exigir muito tempo tratando sua barriga, coxas, etc.
Uma solução muito melhor são as camas RegenBody, que permitem que você atinja seu peso alvo e continue a usar a terapia de luz vermelha continuamente para manter sua perda de peso. E cada tratamento pode durar apenas 10 minutos em uma unidade que se parece com uma cama de bronzeamento.
A terapia com luz vermelha é eficaz para pele flácida após perder peso?
Depois de perder uma quantidade significativa de peso rapidamente, muitas pessoas ficam com a pele flácida e flácida. Isso é especialmente verdadeiro para pessoas mais velhas cuja pele já sucumbiu ao processo de envelhecimento. A pele flácida pode ser desagradável e embaraçosa, e notoriamente difícil de se livrar.
A cirurgia estética pode ajudar, mas existem opções não cirúrgicas que podem restaurar a firmeza da pele ao longo do tempo, incluindo exercícios, cremes retinóides, suplementos de colágeno e massagens.
- O exercício pode construir massa muscular que ajudará a criar uma aparência mais preenchida;
- Cremes retinóides estimulam a produção de colágeno e elastina; à medida que a pele se renova, ela se torna gradualmente mais firme e elástica com o tempo, embora algumas pessoas desenvolvam reações alérgicas;
- Suplementos de colágeno também ajudarão a estimular a produção de colágeno; porém, não aumentam a produção de elastina, e ambos são importantes para a firmeza e elasticidade da pele;
- A massagem estimula o fluxo sanguíneo para a pele, o que ajuda a promover fibroblastos saudáveis ou os precursores do colágeno e da elastina
A terapia com luz vermelha funciona para melhorar sua pele de dentro para fora – mas a paciência é fundamental. Sua pele não esticou da noite para o dia e levará algum tempo para que ela “se recupere” à medida que células novas e saudáveis da pele, juntamente com proteínas de colágeno e elastina, se regeneram. É um tratamento de longo prazo, mas eficaz. Obtenha informações mais detalhadas sobre como a luz vermelha aperta a pele solta neste artigo.
Recomendamos o uso de um dispositivo que emita comprimentos de onda vermelho e NIR. Isso oferece uma combinação de benefícios profundos da pele (comprimentos de onda vermelhos) e sistêmicos (comprimentos de onda NIR), como a redução da inflamação que pode estar interferindo na saúde da pele.
Como a terapia de luz vermelha reduz a frouxidão da pele?
Como mencionado anteriormente, a luz vermelha aumenta a energia celular e pode ajudar a aumentar a massa muscular. Mas há muito mais para a saúde da pele do que células energizadas e em pleno funcionamento ou o suporte que os músculos firmes fornecem.
- Aumento da produção de colágeno e elastina. De acordo com uma revisão de pesquisa de 2008 por Joseph Tafur e Paul Mills, da Universidade da Califórnia em San Diego, certas células, incluindo fibroblastos (as células responsáveis pela síntese de colágeno e elastina), são particularmente responsivas à luz.
- Fornece nutrientes às células da pele e remove os resíduos que podem estar interferindo no funcionamento celular. As células endoteliais, que compõem a camada interna dos capilares, estão presentes tanto no sistema cardiovascular quanto no sistema linfático.
Como a terapia de luz vermelha ajuda a reduzir as estrias
Se você ganhou muito peso rapidamente, provavelmente desenvolveu estrias. Se não forem tratados, eles não desaparecem depois que você perde peso, embora possam desaparecer com o tempo.
A terapia com luz vermelha pode aumentar a capacidade da sua pele de se regenerar como uma pele saudável, não como uma pele com cicatrizes. Os mecanismos para isso incluem o aumento da produção de colágeno e elastina, aumento da microcirculação e melhoria do metabolismo celular, que também regula a rapidez com que as células se regeneram.
Como a terapia de luz vermelha se compara com escultura legal, ultrassom e lipoaspiração?
A chave para a terapia de luz vermelha para remoção de gordura é remover a gordura contida dentro do tecido adiposo, sem danificar o tecido adiposo. O CoolSculpting(R) congela o tecido adiposo, o que o danifica e o torna incapaz de transferir adequadamente a gordura para reabsorção posterior. Isso significa que a perda de gordura alcançada por meio dos procedimentos iniciais de CoolSculpting(R) acabará voltando e será quase impossível removê-la uma segunda vez.
O ultrassom causa danos ao tecido adiposo e foi considerado menos eficaz na remoção de gordura do que se pensava anteriormente. Considerando que a lipoaspiração simplesmente remove o tecido adiposo, colocando o paciente em risco de problemas de saúde devido à interferência no sistema endócrino. O tecido adiposo é um órgão crítico do sistema endócrino e não deve ser removido do corpo.
Como alternativa, a terapia com luz vermelha expande a membrana que envolve as células do tecido adiposo, permitindo que a gordura contida dentro dessas células seja liberada. Isso não danifica o próprio tecido adiposo, que volta ao normal em poucas horas. A gordura que sai das células como resultado da penetração da luz vermelha é então absorvida pelo corpo e filtrada como resíduo. Isso torna a terapia de luz vermelha a ÚNICA maneira segura e verdadeiramente não invasiva de remover a gordura do menino, mantendo o tecido adiposo intacto e sem danos.